PARANÁ

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Bíblia Manuscrita deverá mobilizar 900 mil pessoas

Considerada um dos maiores tesouros da humanidade, a Bíblia chegou até os nossos dias graças à atuação de pessoas muito especiais: os copistas. Através dos séculos, as Sagradas Escrituras foram preservadas e transmitidas por meio de cópias manuscritas, assegurando que a Palavra de Deus acompanhasse a humanidade em todos os momentos, antes da invenção da imprensa. No período medieval, o recinto onde os copistas atuavam era conhecido como scriptorium. Relembrar esta prática foi a forma encontrada pela Sociedade Bíblica do Brasil para comemorar seus 60 anos de existência, em junho próximo, com o lançamento do projeto Bíblia Manuscrita.

A iniciativa prevê a instalação de um scriptorium em várias cidades do país e está inserida nas celebrações do Ano da Bíblia, que visa colocar o Livro Sagrado em evidência durante todo ano de 2008. A expectativa é transcrever uma Bíblia por estado brasileiro e ter dois exemplares copiados pela população de todas as regiões do país, totalizando 29 exemplares completos, escritos manualmente, no período de junho a setembro.

De acordo com o projeto, o scriptorium a ser instalado nas cidades brasileiras ocupará uma área reservada, onde voluntários auxiliarão os “copistas” a transcrever o conteúdo da Bíblia na sequência correta. Cada participante poderá copiar, no máximo, dois versículos, permitindo assim a contribuição de um grande número de copistas, além de enriquecer o manuscrito pela diversidade de caligrafias.

Fonte: Portas Abertas