PARANÁ

domingo, 2 de março de 2008

SEXO NÃO FOI O PECADO DE ADÃO

Pr. Gomes Silva

Desde pequeno sempre ouvi os mais idosos afirmarem que o pecado de Adão foi ter comido a maçã que Eva lhe dera (não encontramos nenhuma referência bíblica afirmando que o fruto da macieira é sinônimo de pecado). Mais tarde surge a inditosa idéia de que o pecado original foi a prática do sexo. Ambas, muito longe da realidade.

Mais tarde, e já conhecendo um pouquinho da Palavra de Deus, lemos claramente na Bíblia que o pecado fora originado pela desobediência de Adão a Deus, pois este ouviu o Altíssimo lhe dizer: “De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gn 1:16-17). Infelizmente, ele comeu do fruto em desobediência ao que lhe dissera o Senhor.

Hoje eu sei que dizer que sexo foi o pecado cometido por Adão é falta de conhecimento bíblico. Por que? Porque, como a gente pode conferir através da Palavra de Deus, o sexo não foi criado como sinônimo de pecado. O que ocorre é que muitas pessoas, influenciadas por uma incorreta interpretação da Bíblia, afirmam que o pecado original de Adão foi a prática do sexo. Isso não é verdade. Deus criou Adão e Eva, deu-lhes sexualidade e fez de ambos uma só carne e ainda disse que eles deveriam se multiplicar.

Apesar de muitos não gostarem, Deus criou o sexo para reprodução e prazer do ser humano. Ou seja, a finalidade do sexo é a reprodução. Contudo, a Bíblica também deixa claro em Provérbios 5:18-19 e Eclesiastes 9:9 que o sexo não é só para reprodução, mas também como fonte de prazer entre marido e esposa. No primeiro texto, o escritor de Provérbio apresenta uma visão saudável do sexo. Seu conselho é que as delícias do sexo, que é dádiva de Deus, sejam desfrutadas tão-somente no casamento (Bíblia Anotada). O segundo fala sobre o desfrutar da vida todos os dias com a mulher (homem) que ama.

Sexo praticado fora do contexto conjugal, onde deve ser a expressão de amor entre o casal, isto sim, é que é pecado. Porque os termos impureza, relações sexuais ilícitas, fornicação, imoralidade, prostituição e adultério são usados na Bíblia para referir-se a pecados de natureza sexual (Atos 15:29, 1 Tessalonicenses 4:7; 2 Pedro 2:14).

Para conturbar cada vez mais o ambiente familiar temos visto que a televisão e a internet têm sido fontes desagradáveis para “educar” crianças, adolescentes e jovens do nosso país. As novelas repassam conceitos imorais e libertinos relacionados à sexualidade, explorando cenas de nudez e de sexo, enquanto que a internet se transforma numa fonte também de pornografia o que tem despertado até crianças para a sexualidade contaminada pelo pecado.

Todavia, afirmo com muita convicção que o sexo tem suas vertentes, digamos assim, que fazem do homem um pecador. Por exemplo: abuso sexual de crianças, violência sexual, envolvimentos homossexuais, a infidelidade conjugal, que têm sido praticado em grandes proporções pela humanidade pervertida.

O sexo não foi a razão do pecado original. O pecado de Adão foi desobedecer a Deus da mesma forma como a humanidade, em sua maioria, está se comportando hoje e ultrajando o sexo, criado pelo próprio Deus para a felicidade do homem e da mulher no convívio conjugal.

COLUNA - Nova Igreja em Parnaíba

EVANGELISTA HIGINO
Ele está em Parnaíba vindo da cidade de Curitiba-PR. Sua meta é abrir um trabalho missionário, porém ainda não definiu o local onde edificará a nova igreja de PHN: Igreja Renovação da Fé (visão pentecostal). Seja bem-vindo!

IGREJA ORGÂNICA...
...É título do livro, que o evangelista Higino nos presenteou quando esteve em nossa casa. Ótimo livro! Nesse, encontrei uma frase que me levou a refletir o nosso meio: “Se um décimo do que vocês acreditam é verdade, deveriam estar dez vezes mais empolgados do que estão”. São palavras de um não-cristão. Realmente, está faltando empolgação nos filhos adotivos de Deus.

MOTIVAÇÃO
Na realidade, a maioria dos homens de Deus tem empolgação para ir ao campo de futebol, discutir o melhor time do país; para reunir os amigos e saborear um belo churrasco; lutar por emprego; para melhorar sua condição financeira. Contudo, falta motivação para cumprir o IDE de Jesus, alcançando vidas através da evangelização. Muitos nem saem de casa. Preferem dormir e ir à igreja somente quando tiver vontade. E têm se dado mal, mesmo!

UEIP
A União Evangélica Interdenominacional de Parnaíba tem novo presidente. Trata-se do pastor Marques, da Igreja de Deus. Ele, que era o vice, assume o lugar o pastor Costa Filho. Durante café da manhã sábado pela manhã em sua residência, Marques reuniu pastores das mais diversas denominações com atuação em PHN.

BOA SEMENTE
Plantar a semente certa no solo certo não é opcional; é obrigatório para que o Reino cresça naturalmente. Se o resultado desejado é plantar e colher maças, você nunca obterá sucesso plantando sementes de melancia. Um substituto da semente não vai adiantar. O código genético correto é necessário para que a vida aconteça e se desenvolva corretamente.
O semeador planta a semente. A semente é a Palavra de Deus (Marcos 4:14). Devemos lembrar que é a mensagem de Deus que transforma vidas. (texto extraído do livro “Igreja Orgânica”, de autoria de Neil Cole).

MUCUMBA - I
Na última quarta-feira, quando evangelizava (em casas) no bairro Piauí, bem no coração de Parnaíba, encontrei-me com um senhor de nome Francisco, mais conhecido como “Chiquinho”, ele “pai de santo” do terreiro São Francisco, que tem como chefe o demônio chamado Tranca Rua. Para minha surpresa, garantiu já foi evangélico durante um ano e oito meses. E saiu da igreja porque adoeceu e um médium espírita de Teresina-PI, disse-lhe que teria que desenvolver a sua mediunidade para se livrar do problema. E complicou-se!

MACUMBA - II
Depois de ouvir o “pai de santo”, inclusive dizendo ele a forma como os espíritos lhe usavam e como se dá o processo de “libertação” dos endemoninhados, pude falar de Jesus para ele. Ele ouviu, mas fez de conta que não ouviu direito. Ao término do nosso encontro, perguntei-lhe: Se o senhor morresse hoje qual seria o seu futuro? Ele não respondeu e, em seguida, adentrou no seu terreiro.
Por hoje é só. Fique com Deus