PARANÁ

sábado, 2 de novembro de 2019

A PELEJA NÃO É SUA; É DE DEUS!

2 Crônicas 20:1, 3, 12, 15

Depois de ouvir alguns puxões de orelha do vidente, Jeú, o rei Josafá tomou conhecimento de que os moabitas, os amonitas, juntamente com meunitas se levantaram contra Judá e os habitantes de Jerusalém.

A Bíblia diz que Josafá teve medo e resolveu buscar o Senhor, convocando um jejum em todo o Judá. O texto mostra ainda Judá se unindo para pedir socorro ao Senhor. E muitas pessoas de todas as cidades de Judá se juntaram na busca a Deus (vs. 3-4).

Josafá, entanto, e vendo que o inimigo de aproximava (v. 2), põe-se de pé na comunidade e orou a Deus, enaltecendo o Senhor, mas lembrando do que tinha acontecido no deserto quando Deus desviou seu povo para não destruir justamente aqueles povos que naquele momento estavam se levantando contra Judá e os habitantes de Jerusalém (vs. 5-13).

Contudo, o que tocou o coração de Deus foi a humildade do rei Josafá em reconhecer que não tinha forças para lutar contra aquelas multidões:

“Porque nós não temos força para resistir a essa grande multidão que nos ataca, nem sabemos o que fazer; porém, nossos olhos estão voltados para ti” (v. 12).

A resposta de Deus foi imediata pelo Espírito Santo através de Jaaziel no meio da comunidade, que afirmou:

“Dai ouvidos, todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, eu tu, ó rei Josafá. Assim diz o Senhor: Não temais, nem vos assusteis por causa dessa grande multidão, porque a luta não é vossa, mas de Deus” (v. 15). Os inimigos foram destruídos pelo Senhor sem que seu povo levantasse, sequer, uma espada.

Os homens de Amom e de Moabe atacaram os moradores do monte Seir. E se auto destruíram. Quando os homens de Judá chegaram ao posto de vigilância do deserto, procuraram a multidão, mas só viram cadáveres amontoados no chão. Ninguém havia escapado (vs. 23-24).

Essa história fantástica mostra Deus operando maravilhosamente no meio de seu povo, a partir do momento em que o rei Josafá se humilhou na presença Dele, reconhecendo que não tinha forças para resistir aos inimigos ao que Deus lhe respondeu, dizendo: “Não tereis que luta nesta batalha; tomai posição, ficai parado e vede o livramento” (v.17).

Hoje, existem muitas pessoas que estão agindo diferentemente do rei Josafá. Estão enfrentando o inimigo com suas próprias armas: Orgulho, soberba, sem humildade para reconhecer sua pequenez diante dos problemas, deixando de buscar o verdadeiro Deus.

Nós não temos força suficiente para lutar contra o inimigo sem a presença de Deus. Muitos agem dessa forma e se dão mal. Sem Deus, o homem não consegue êxito em seus embates emocionais, materiais, sentimentais e espirituais.

Deus viu o procedimento do rei Josafá: Humildade e a disposição para buscar ao Senhor com jejum, louvor e adoração a ELE.

Quer vencer suas lutas, desafios e seus traumas? Busque o Senhor com humildade, reconhecendo ser Deus o soberano sobre sua vida. E verás como o Senhor agirá da mesma forma como fez pelo povo que estava sob a direção do rei Josafá.

Concluo com o texto em que Deus fala para Moisés ao instruí-lo como deveria se apresentar ao povo de Israel:

“E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. ... E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração” (Ex 3:14-15).

Deus é Deus! Que vos abençoe!