PARANÁ

sábado, 7 de agosto de 2010

QUEM É DEUS?

Por Luiz Roberto Bendia

A Bíblia nos apresenta Deus no primeiro versículo de Gênesis:

"No princípio criou Deus os Céus e a Terra. A Terra, porém, era sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava sobre as águas".
A palavra Deus é plural: indica plenitude de poder e majestade.

Deus significa unidade indivisível, não composto e incomplexo. Portanto, Deus é simples na sua essência. Já a Trindade (o Pai, o Filho e o Espírito Santo) tem haver com a subsistência de Deus. Mas Deus enviou um ser semelhante ao homem para ficilitar a comunicação com o Todo Poderoso: Jesus Cristo. Em João 14.6 está expresso: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim".

A importância de Deus e a Sua misericórdia está no credo em que o homem deve adorá-lo em Espírito e Verdade (João 4.24).

A justificativa de Sua existência está firmada no cosmo -do grego kósmo e em latim cosmu, que significa o conjunto de tudo quanto existe no universo, incluindo-se a Terra, os astros, as galáxias e toda a matéria disseminada no espaço. Pode também significar ordem, disciplina, organização. No Salmos 19.1 encontramos: "O universo é um efeito que exige uma causa adequada, e a única causa suficiente é Deus". Romanos 1.20 confirma: "Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas".

Deus é imaginado pelo homem como um "Ser Perfeito". Nessa imaginação está a idéia clara do conceito de existência. Portanto, se Deus é um Ser Perfeito, logo Ele existe. O homem, que também imagina que Deus criou-o a sua imagem e semelhança, acredita que Deus tenha ética, moral e seja inteligente.

Como Deus também é conhecido
· Adonai, o Senhor, o Mestre indicando relacionamento senhor-servo.
· El Elyon, o Altíssimo.
· El Olam, o Eterno.
· El Roi, o Forte que vê.
· El Shaddai, Deus todo-poderoso.
· Elohim, o Forte.
· Javé (Yahweh), o Auto-Existente. Êxodo 3.14: "Eu sou o Que sou".
· Javé El Gmolah, o Senhor Deus da recompensa.
· Javé Jireh, o Senhor proverá.
· Javé Maccadeshkem, o Senhor que te santifica.
· Javé Nakeh, o Senhor que fere.
· Javé Nissi, o Senhor é minha bandeira.
· Javé Raah, o Senhor é o meu Pastor.
· Javé Sabbaoth, o Senhor dos Exércitos.
· Javé Shalon, o Senhor é a paz.
· Javé Shammah, o Senhor que está presente.
· Javé Tsidkena, o Senhor Justiça nossa.

Deus e os seus atributos
Atributo é aquilo que é próprio de um ser e que determina o seu caráter, distinguindo-o e identificando-o. Deus possue atributos que não se igualam ao homem.

Atributos principais de Deus em que o homem não se aproxima:
· Infinitude - não tem término ou fim.
· Eternidade - não está sujeito ao tempo.
· Imutabilidade - é imutável em natureza e prática.
· Onipresença - está em todo lugar.
· Soberania - governante supremo do universo.
· Onisciência - conhece todas as coisas, reais e possíveis.
· Onipotência - possui todo o poder.
Atributos de Deus em que o homem se aproxima
· Justiça - Eqüidade moral, imparcialidade no trato com Suas criaturas.
· Amor - Rico em misericórdia
· Verdade - Representada por Jesus Cristo em João 14.6: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida".
· Liberdade - Independência divina de Suas criaturas. Alerta em 1 Coríntios 6.12: "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm".
· Santidade - Retidão moral. Confirmação em 1 João 1.5: " Ora, a mensagem que da parte Dele temos ouvido e vos anunciamos é esta: Que Deus é luz, e não há Nele treva nenhuma".

A Palavra do Senhor

Da Imprensa Bíblica Brasileira

A Palavra do Senhor é perfeita, e existe eternamente. Toda a Escritura é divinamente inspirada. Deus nos falou, Deus se revelou nas páginas deste livro, a Bíblia.

Na linguagem de seus escritores, a Palavra do Senhor é pão, é mel, é fogo, é martelo, é viva e eficaz, mais cortante do que espada de dois gumes.

O mundo pode conhecer o poder de Deus observando a natureza, mas só chegamos a conhecer a plenitude divina quando descobrimos o amor e a misericórdia de Deus, conhecendo a Jesus. E chegamos a conhecer a Jesus através da leitura deste maravilhoso livro. Encontramos o registro da atuação de Deus na criação deste mundo, na chamada de um povo para ser o seu povo.

A esse povo ele revelou a sua justiça, as leis da moralidade divina. Conduziu-o através de séculos da história, demonstrando a fidelidade divina, cumprindo suas promessas e advertências, e finalmente vindo, ele mesmo, à terra, para viver entre os homens como Homem-Deus, visando executar sua obra de redenção. A morte de Jesus, sua ressurreição, suas aparições a seus discípulos, sua volta ao céu, junto com a promessa de retornar para finalmente reinar eternamente com os seus, completam esta revelação progressiva de Deus, que temos em sua Palavra.

A Bíblia é lâmpada para os nossos pés, luz para o nosso caminho. É livro para ser lido, meditado, decorado em partes, observado, obedecido, vivido. Encontramos nele não apenas as leis de Deus, mas descobrimos vida nova, vida de dimensão diferente, de qualidade diferente. Encontramos o Salvador, que vem habitar em nós, que se torna amigo, conhecido pela atuação de seu divino Espírito. Ele nos dá salvação, perdão dos pecados, paz à alma, segurança, e poder para viver a vida nova.

A Bíblia é para todos. Se Deus no-la deu, é porque qualquer pessoa que a ler com o coração aberto à orientação do Espírito Santo poderá compreender perfeitamente a sua mensagem.

Queres conhecer bem quem foi Jesus, o representante de Deus na Terra?

Veja no Capítulo 1 de Mateus, o livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.