PARANÁ

quinta-feira, 12 de julho de 2018

Se a Lei da Ficha Lima prevalecer, um abraço para a galera petista

Foto ilustrativa: Google Imagens
Depois de um bom tempo, resolvi, hoje, dá outra olhada na Lei da Ficha Limpa diante de tanta propagação dos petistas, dizendo que Lula é candidato a presidente da República.

Com certeza, os petistas não conhecem a Lei de Ficha Limpa, que foi promulgada pelo próprio Luiz Inácio Lula da Silva quando foi presidente do Brasil.

Desconhecem os petistas que a Lei da Ficha Limpa foi um projeto de iniciativa popular. Ou seja, foi o povo que encabeçou a luta pela Ficha Limpa em função da corrupção e outros males que estavam tomando conta do país naquele momento (já em 2010). E ele assinou porque pensava que, pela influência que tinha, nunca seria incomodado pela Justiça, principalmente porque tinha colocando petista em cargos importante em quase todas as esferas da Justiça. E que, teoricamente, não iriam incomodá-lo. Acabou se dando mal.
Não vou mencionar toda a lei. Apenas algumas partes, que servem para tirar dúvidas de algumas pessoas que insistem em dizer que Lula é pré-candidato à presidência da República e que até lutam para tirá-lo da cadeira para fazer campanha.

LEI COMPLEMENTAR Nº 135, DE 4 DE JUNHO DE 2010
        
Altera a Lei Complementar no 64, de 18 de maio de 1990, que estabelece, de acordo com o § 9o do art. 14 da Constituição Federal, casos de inelegibilidade, prazos de cessação e determina outras providências, para incluir hipóteses de inelegibilidade que visam a proteger a probidade administrativa e a moralidade no exercício do mandato.

Art. 2º - A Lei Complementar nº 64, de 1990, passa a vigorar com as seguintes alterações:

“Art. 1º ................................................................................................
e) os que forem condenados, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, desde a condenação até o transcurso do prazo de 8 (oito) anos após o cumprimento da pena, pelos crimes:

1. contra a economia popular, a fé pública, a administração pública e o patrimônio público;

2. contra o patrimônio privado, o sistema financeiro, o mercado de capitais e os previstos na lei que regula a falência;

3. contra o meio ambiente e a saúde pública;

4. eleitorais, para os quais a lei comine pena privativa de liberdade;

5. de abuso de autoridade, nos casos em que houver condenação à perda do cargo ou à inabilitação para o exercício de função pública;

6. de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores;

7. de tráfico de entorpecentes e drogas afins, racismo, tortura, terrorismo e hediondos;

8. de redução à condição análoga à de escravo;

9. contra a vida e a dignidade sexual; e

10. praticados por organização criminosa, quadrilha ou bando;
f) os que forem declarados indignos do oficialato, ou com ele incompatíveis, pelo prazo de 8 (oito) anos;

(...)
l) os que forem condenados à suspensão dos direitos políticos, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, por ato doloso de improbidade administrativa que importe lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito, desde a condenação ou o trânsito em julgado até o transcurso do prazo de 8 (oito) anos após o cumprimento da pena.
(...)
“Art. 15.  Transitada em julgado ou publicada a decisão proferida por órgão colegiado que declarar a inelegibilidade do candidato, ser-lhe-á negado registro, ou cancelado, se já tiver sido feito, ou declarado nulo o diploma, se já expedido.


Por: Gomes Silva

Jornalista Independente

Ninguém está acima da lei, inclusive Lula

Pr. Gomes Silva
Foto ilustrativa: Google imagens

De longe tenho acompanhado o imbróglio envolvendo a Justiça, PT e seguidores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está preso por causa de prática de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo o tríplex do Guarujá-SP.

O que me chama a atenção é o inconformismo que domina o íntimo de os seguidores do ex-presidente Lula. Eles sabem que seu líder errou, cometeu o pecado da corrupção, porém, insistem em defendê-lo com o argumento de que não houve golpe, pois não há provas.

Os petistas (esquerdistas, comunistas) esquecem que Lula foi acusado, investigado pelo Ministério Público e pela Polícia Federal, entre outras. O processo foi para um juiz de primeira instância (13ª Vara Criminal de Curitiba), onde foram ouvidas 87 testemunhas (contra ou a favor) e quem foi honesto em seu depoimento não surtou. Contou a verdade, a exemplo do zelador do prédio, que afirmou: “Para nós foi dito que o apartamento era do ex-presidente”. E sempre foi o próprio que abria o apartamento para Marisa e Lula entrarem.

Lula foi condenado em primeira instância a pouco mais de 9 anos de reclusão. O processo foi para a análise na segunda instância (TRF-4), onde a pena foi aumentada para 12 anos e um mês.

Inclusive, a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou com um pedido de liminar no Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas, com sede em Genebra, no qual pedia que o órgão solicitasse ao governo brasileiro que impedisse a prisão dele até que se esgotassem os recursos contra sua condenação em todas as instâncias da Justiça. O que não prevaleceu.

Já fizeram de tudo.  Inclusive entrando com pedidos de habeas corpus para soltar Lula junto ao Supremo Tribunal de Justiça (STJ). E, em apenas um dia, a presidente, ministra Laurita Vaz, negou de uma só vez, 143 habeas corpus protocolados por terceiros pedindo a liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva desde que o desembargador Rogério Favreto praticou aquele verdadeiro ataque kamikaze para "soltar" Lula.

Os petistas não podem exigir uma soltura de seu líder muito menos a sua participação no processo eleitoral porque todos os recursos foram julgados e rejeitados pelas cortes jurídicas do País, inclusive no Supremo Tribunal Federal, onde estão presentes diversos ministros indicados pelos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff.

Tentaram dá um golpe no povo brasileiro com aquele armação para soltar Lula aproveitando o desembargador Rogério Favreto, da 4ª Região. Só que esqueceram que foram esgotadas todas as oportunidades de recurso, seja após a 2ª Instância, seja com o acionamento do STJ ou do STF. Nesse caso ocorreu o trânsito em julgado da decisão – Ou sejam, sem cabimento a novos recursos. Daí ter sido considerada uma armação o que o desembargador Favreto fez durante seu plantão na 13ª Vara Criminal de Curitiba.

Isto significa, então, que Lula está preso e tem que cumprir a pena. E ponto final. Se o PT, juntamente com ministros petistas no STF, vão “aprontar” outra armação, como aconteceu com Favreto, não sabemos.

Os petistas têm que conviver com essa nova realidade no partido. A de que Lula não está acima da lei e tem que pagar por seus atos de corrupção como aconteceu e vai continuar acontecendo com outros que já foram penalizados e outros que “estão” aguardando a sua vez para sentar à frente de quem tem a competência jurídica para se justificarem.

O PT devem acabar com essa história de golpe; que sequestraram o Lula com a negativa de sua soltura. Seus aficionados precisam agir com honestidade sob a pena de presenciar o fim do partido muito em breve, pois não tem argumentos para se sustentar. Seus filiados não têm como justificar o caos que promovido no Brasil durante os governos de Lula e Dilma. E a saída tem sido usar sempre o mesmo jargão: “Tiraram Dilma, uma mulher honesta, eleita por 54 milhões de brasileiros”; “Temer é golpista”, “governo ilegítimo” (Temer); “Lula é um preso político”.

Eles esquecem das pedadas de Dilma, que Temer foi colocado no poder pelo PT e que no Brasil não existe preso político. Essas justificativas já estão irritando os brasileiros que estão à procura da verdade dos fatos envolvendo Dilma, Lula, José Dirceu, empreiteiras e etc.

A continuar proliferando mentiras, através de sua militância, certamente a morte do PT é iminente.

Quem avisa, amigo é!