sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Sociedade Bíblica participa de comemorações do bicentenário do criador do sistema de leitura braile

O ano de 2009 marca os 200 anos de nascimento de Louis Braille, criador do sistema de leitura para deficientes visuais que recebeu seu nome. Por seu trabalho social voltado a deficientes visuais, a Sociedade Bíblica do Brasil faz parte da Comissão Paulistana para o Bicentenário de Louis Braille. A entidade produz, desde 2002, a Bíblia Sagrada completa em braile, na língua portuguesa, cujos exemplares são distribuídos gratuitamente às pessoas cadastradas no Programa Inclusão do Deficiente Visual. “São mais de 2,5 mil os beneficiados pelo programa. É muito gratificante contribuir para este importante processo de inclusão, que o conhecimento do braile propicia”, afirma Erní Seibert, secretário de Comunicação e Ação Social da entidade.

Para comemorar a data, haverá, em São Paulo, concerto, ciclo de palestras e o Prêmio Literário “200 Anos de Louis Braille”, que, lançado em maio deste ano, premiará textos inéditos nas categorias contos e poesias que destaquem os méritos de Louis Braille. Estão sendo avaliados 52 textos – 29 contos e 23 poesias –, enviados por moradores de 11 estados brasileiros. Integram a comissão julgadora os jornalistas Heródoto Barbeiro, Sílvia Ferreira Ramos e Marcos Piva, o diretor presidente da ADEVA, Markiano, a museóloga Amanda Tojal, a tradutora Olga Itocazo, e o bibliotecário Lourival Pereira. Os vencedores serão divulgados durante o III Encontro de Pessoas com Deficiência Visual, no dia 19 de setembro, no Museu da Bíblia, em Barueri (SP), promovido pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB).

O Ciclo de Palestras "200 Anos de Nascimento de Louis Braille - O Sistema Braille como instrumento de conquistas" (programadas para acontecer em São Paulo, de agosto a novembro de 2009), abordará temas relacionados ao sistema de escrita e leitura em relevo e seu inventor. Com inscrição gratuita, são voltados para professores, profissionais, familiares e demais interessados.

A palestra de abertura aconteceu dia 26 de agosto, focando “A Produção do Livro em Braille”. As demais palestras são: “O Braille Nosso de Cada Dia” (12/09); “O Braille nos dias de Hoje: sua história e seu futuro” (19/09); “O Sistema de Leitura e Escrita em Braille no Processo Educacional do Público Deficiente Visual” (07/10); “O Braille no Cenário das Novas Tecnologias” (11/11), e “Políticas públicas e o Braille” (18/11). Confira, a seguir, a programação completa:

A Palestra “O BRAILLE NOS DIAS DE HOJE: SUA HISTÓRIA E SEU FUTURO”, inserida no III Encontro de Pessoas com Deficiência Visual e Instituições, é realizada pela Sociedade Bíblica do Brasil. Acontece dia 19 de setembro de 2009, sábado – das 8h30 às 12h, no Museu da Bíblia - Av. Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672 – V. Porto, Barueri – SP. Inscrições: (11) 4168-6225.

Sobre Louis Braille

Natural de Coupvray, pequena aldeia a leste de Paris, Louis Braille nasceu em 4 de janeiro de 1809. Ficou cego em 1812, aos três anos, após se acidentar na oficina do pai. Ao tentar perfurar um pedaço de couro com uma sovela, aproximou-a do rosto, e acabou por ferir o olho esquerdo. A infecção se expandiu e atingiu o outro olho, deixando-o completamente cego. Para desenvolver um sistema de leitura e escrita para pessoas cegas, ele utilizou como base o sistema de Barbier, utilizado para a comunicação noturna entre os soldados do exército francês. Em 1837, Louis Braille apresentou a versão final do sistema que, embora tenha levado algumas décadas para ser aceito na França, antes do final do século XIX já havia se difundido pela Europa e por outras partes do mundo.

Sobre o Sistema Braille

É um sistema de leitura para cegos por meio do tato, criado pelo francês Louis Braille, que perdeu a visão aos três anos de idade. Braille apresentou a primeira versão do seu sistema de escrita e leitura com pontos em relevo para a utilização do deficiente visual em 1825. Sua escrita é baseada na combinação de seis pontos, dispostos em duas colunas de três pontos, que permite a formação de 63 caracteres diferentes que representam as letras do alfabeto, números, simbologia aritmética, fonética, musicografia e informática.

Fonte: Agência Soma

Igreja, Missão, Espiritualidade, Braille 200 anos, Oração em Família

O pastor Elben Lenz Cezar (Revista Ultimato) estará falando na Igreja Metodista de Vila Isabel, no Rio, sobre "Missão Integral e Espiritualidade Cristã". A ideia, segundo os organizadores, é demonstrar “a relevância de uma igreja missionária que não perde seus conteúdos e identidade fundamentais diante do mundo pós-moderno”. Será nos dias 29 (17h) e 30 de agosto. No domingo: 9h - Culto de gratidão pelos 107 anos da Sociedade de Mulheres e 19h - Culto dirigido pela Sociedade de Jovens. Leia também sobre eventos da Fraternidade Teológica do Rio de Janeiro, lançamento de livro da Encontro Publicações e participação da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) na Comissão Paulistana para o Bicentenário de Louis Braille.

O pastor Elben, que estará no Rio para o encontro da Rede Nacional de Ação Social (Renas), vai também ao Instituto de Estudos da Religião (Iser), no bairro da Glória, para integrar a mesa de reflexão e debates "Igreja e Missão: Entre Simonton e Lausanne", promovido pela Fraternidade Teológica do Rio de Janeiro.

Também edificante, e bem editado, é o vídeo de lançamento do livro de meditações diárias "Orando em Família 2010", da editora Encontro Publicações, sediada em Curitiba.

Lançado site que mobiliza igrejas e outros segmentos pela educação pública de qualidade

A Mobilização Social pela Educação, que conta com animada e esperançosa participação de algumas igrejas cristãs, agora tem mais uma ferramenta de trabalho: um site próprio do movimento no portal do Ministério da Educação (MEC). Segundo o blog do movimento, a página "é um novo instrumento de divulgação das ações que vem ocorrendo em todo o País e que envolvem as famílias e a sociedade em atividades voltadas à garantia do direito de todos e cada um dos brasileiros à educação de qualidade". Lançado há poucos dias (21/8), o site ainda está em fase de implantação definitiva. A área destinada às instituições religiosas, por exemplo, ainda estava "aguardando contéúdo" na terça (25).

Leia o restante dessa matéria

Fonte: Agência Soma