PARANÁ

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Conheça Campina Grande

O município de Campina Grande é o maior e mais populoso do interior do estado da Paraíba, é um dos principais pólos industriais do Nordeste. A cidade foi fundada em 1º de dezembro de 1697, possui uma agenda cultural extensa e bastante diversificada, seu crescimento foi em longo prazo e hoje fazem parte do município de Campina Grande os distritos de Santa Terezinha e Galante, Catolé de Boa Vista, São José da Mata e Catolé de Zé Ferreira.

Muitas tribos indígenas habitaram a região de Campina grande, foram estes índios os responsáveis pelo nascimento de Campina Grande, eles construíram grande parte da cidade inclusive muitas de suas ruas. Ainda, hoje é possível encontrar os índios Ariús que vivem em uma reserva no local.

» Distância entre Campina e outras cidades
João Pessoa: 122 km;
Recife: 274 km;
Natal: 289 km

» Como Chegar
Avião: Rio-Sul Nordeste e Bra transportes aéreo (Campina Grande)
Tam, Transbrasil, Varig e Vasp (João Pessoa)

» Comunicação
Campina Grande está ligada no Brasil e no Mundo através de 3 provedores de internet, duas emissoras e três repetidoras de TV, três rádios AM e três FM's, dois jornais diários, além de um eficiente serviço postal e uma estrutura de telefonia convencional e celular

» Clubes de Serviços
Lojas Maçônicas: 7
Clubes de Rotary Internacional: 5
Clubes de Lions Internacional: 2

» Universidades
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Federal da Paraíba, campus II
Facisa
Juntas formam um conjunto universitário com cerca de 25.000 alunos oriundos do Norte e Nordeste do Brasil que marcam as características da cidade revelando-a como centro de estudo e pesquisa

» Economia
Indústria: 1229 fábricas
Comércio atacadista: 195 estabelecimentos
Comércio varejista: 3.200 estabelecimento

» Roteiros de Compras
Campina Grande é o maior pólo comercial entre as cidades de porte médio da região Nordeste. Além de dois shopping centers (Iguatemi e Luiza Mota) o centro da cidade constitui-se em centro comercial por excelência, pela beleza dos prédios, rico conjunto em art-deco.

» Localização Geográfica
Situada na Zona Centro Oriental da Paraíba no Planalto da Borborema, no trecho mais alto de suas escarpas, a cidade de Campina Grande apresenta uma privilegiada localização, eqüidistante em relação a todos os principais centros do Nordeste, com 7º 13' 11'' de latitude Sul e 35º 52' 31'' de latitude Oeste de Greenwich
Campina Grande é a maior e mais importante cidade do interior do Norte/Nordeste do Brasil. Polariza um universo de cinco-micro-regiões homogêneas, num total de 23.960Km2, que corresponde a 43% do território paraibano e 40% da população do Estado - o "Compartimento da Borborema"

» População: 354 mil habitantes
Distância: 120 Km da Capital (João Pessoa)
Clima: Clima tropical semi-úmido de altitude
Temperatura: Média 22º
Área: 538 Km2
Umidade relativa do ar: 75% a 83%
Altitude: 556 metros

Fonte: Fernando Carvalho

Informações da UEPB

I Feira de Extensão do Litoral Norte acontece em Mamanguape
No dia 1º de dezembro, no Campus IV da UFPB, em Mamanguape, acontecerá a I Feira de Extensão do Litoral Norte. O tema do evento será “A Cultura Popular em Integração com a Universidade”. A I Feira de Extensão do Litoral Norte é direcionada a estudantes, professores, colaboradores e funcionários da UFPB, parceiros externos e comunidade. As atividades vão das 8h às 22h.

Alunos do CCSA promovem I Congresso de Administração
O I Congresso Paraibano de Administração (I CPAD), será realizado nos dias 3 e 4 de dezembro, no Cine Banguê do Espaço Cultural. O evento é voltado a estudantes na área de Administração, profissionais e interessados e tem como tema “Marketing Digital: uma nova maneira de consolidar sua marca”. As inscrições podem ser feitas pela internet.

Projeto de extensão inscreve para Ciclo Temático de Cinema
O projeto de extensão "Cinema & Humanidades", promove, de 28 de novembro a 2 de dezembro, o Ciclo Temático de Cinema: Atlântico Negro. A participação no curso é gratuita e os encontros serão realizados a partir das 14h, na sala 402 do CCHLA/UFPB. As inscrições podem ser realizadas via e-mail. São 50 vagas.

ADUFPB convoca Assembleia para dia 29 de novembro
A Associação dos Docentes da Universidade Federal da Paraíba – Seção Sindical (ADUFPB) realiza no dia 29 de novembro, às 9h, uma nova assembleia geral. A Assembleia vai discutir questões de interesse da categoria e acontecerá no Centro de Vivência do Campus I, em João Pessoa.