PARANÁ

sábado, 29 de outubro de 2016

COMETI UM ERRO GRAVE

Pr. Gomes Silva

Há anos ouvi alguém dizer que o “Diabo não vem senão para matar, roubar e destruir”, justificando sua declaração no texto de João 10:10. E, levado por aquele pregador acabei entrando na mesma “onda” e por várias vezes também assim o fiz, “provando” pelo versículo isolado que aquele “inimigo” era satanás. Da mesma forma, hoje, muitos pregadores – por falta de atenção ou desconhecimento mesmo -, continuam pregando e ensinando que Jesus estava falando de satanás. Nada disso!

Posteriormente, quando preparava uma mensagem expositiva no texto de João 10:1-21, onde Jesus está falando que Ele é o bom pastor, aí eu parei. Parei com tristeza; pensei alguns minutos e voltei àqueles momentos que, de “cima” de um púlpito, afirmava:  Diabo não vem senão para matar, roubar e destruir.  (não que eu esteja dizendo que satanás não seja um dos nossos inimigos). O problema é que o inimigo que Jesus está falando no texto é o falso pastor. E o próprio Jesus dá a interpretação, dizendo: “Em verdade, em verdade vos digo, O QUE não entra pela porta no aprisco das ovelhas, ESSE é LADRÃO E SALTEADOR” (v. 1).

Mas, sobre o assunto, as palavras de Jesus não param por aí. No versículo oito do mesmo texto, Cristo mais uma vez declara a identidade do ladrão, dizendo: “TODOS QUANTOS VIERAM ANTES DE MIM são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não lhes deram ouvidos” (v. 8). Essa é uma clara evidência de que Jesus se referia às autoridades religiosas do judaísmo do Seu tempo. Referia-Se, pois, aos pastores de Israel, que, segundo Jesus, eram verdadeiros mercenários, conforme se lê:
“O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e o logo as arrebata e dispersa ” (v. 12).

Pelo verso 8 também podemos concluir que esse “inimigo” não pode ser o diabo, pois ele não veio antes de Jesus. Como o texto é uma metáfora sobre salvação, podemos dizer, sim, que esses que vieram antes de Jesus foram mercenários que vieram trazendo uma mensagem que não retrata a verdade do evangelho. Aliás, hoje, em muitos lugares, não se prega sobre a verdade, sobre arrependimento de pecado nem da conversão a Cristo (Atos 3:19); e muito menos da responsabilidade individual diante de Deus daqueles que se declaram ser cristãos.

Então, você pode perguntar:  Em que versículo Jesus cita “falso pastor”? Em todo o texto, embora seja uma metáfora para salvação, pois Jesus fala do bom pastor. Ele. Os demais sãos falsos pastores. Mercenários, que visam tão-somente o lucro proveniente da fidelidade do povo para com Deus (e até cobram o que não podem cobrar), mas não tem nenhuma responsabilidade com o rebanho, contrariando os deveres do presbítero enquanto apascentador do rebanho do Senhor, conforme exortação de 1 Pedro 5:1-4:

VINACC finaliza reforma do Memorial à Bíblia

A Visão Nacional Para a Consciência Cristã (VINACC) concluiu a reforma do Memorial à Bíblica, construído às margens do açude velho, no centro de Campina Grande, objetivando estimular as pessoas a lerem a Palavra de Deus e meditar na sua mensagem central: Jesus Cristo, o Salvador em um ambiente de paz de espírito.

O Memorial à Bíblica foi construído pela Prefeitura em 2011. Todavia, três anos depois, o Memorial passou à administração da VINACC conforme o convênio Nº 2.14.0002/2014 firmado através da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente do Município.

Segundo informação do Diretor Executivo da VINACC, Euder Faber Guedes Ferreira, dez pessoas participaram da reforma do Memorial à Bíblia em serviços como: Revisão da parte hidráulica, da instalação elétrica, pintura de todo o memorial, polimento e tratamento do mármore.

Euder Faber explicou que essa reforma antecedeu o aniversário de 5º aniversário do Memorial à Bíblia, que acontecerá nesta segunda-feira (31/10), data em que será comemorado também o aniversário de 499 anos da Reforma Protestante.

As comemorações alusivas aos dois aniversários (Memorial – 5 anos; e da Reforma – 499 anos) acontecerão na noite desta segunda-feira, dia 31, a partir das 19h30. O pregador será o pastor Alexandro Felizardo, pastor auxiliar da Igreja Congregacional 13 de Maio. Na ocasião, haverá apresentação do coral Sarah Kaley e a Banda Marcial dos Soldados de Cristo, ambos da Igreja Congregacional do Calvário; e o Coral da 2ª Igreja Batista.

Texto e foto: Gomes Silva