PARANÁ

sábado, 17 de novembro de 2007

HISTÓRIA MISSIONÁRIA


Pastor troca a Paraíba por Parnaíba

A Obra Missionária é algo impressionante para aqueles que não a conhecem, porém de grande relevância para os que a fazem de corpo, alma e espírito em prol do Reino de Deus. São milhares de homens e mulheres espalhados pelo mundo, hoje, com essa visão de alcançar vidas para o Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Entre esses desbravadores do Evangelho, encontra-se o pastor Manuel Gomes da Silva (Pr. Gomes Silva), que deixou a carreira bem-sucedida de jornalismo para enfrentar as dificuldades do campo missionário, no município de Parnaíba-PI, por determinação da Convenção das Igrejas Batistas Independentes do Nordeste – CIBINE.

Natural de Picuí, região do Curimataú, no Estado da Paraíba, e casado com a missionária Eliza Gomes, com quem tem dois filhos: Daniel e Emanuela Sakarov, o pastor-jornalista Gomes Silva e sua família deixaram a Paraíba para pregar o evangelho de Cristo numa comunidade rural, formada basicamente por pescadores, no município de Parnaíba, no Estado do Piauí.

Gomes Silva dirigiu igrejas nos bairros do Pedregal e Malvinas, em Campina Grande e na cidade de Alagoa Grande, todos no interior paraibano. Ainda em Campina Grande, onde residiu por 20, ele fundou, ao lado de mais dois pastores: Ridalvo Alves da Silva e Euder Faber Guedes, o Encontro Para a Consciência Cristã, evento realizado todos os anos durante o carnaval no Parque do Povo, principal praça de eventos da cidade.

Em Parnaíba, ele tem sentido as dificuldades do campo, mas mantém-se confiante de que Deus vai agir no tempo certo. Segundo ele, essas dificuldades são inúmeras, a começar pela língua, alimentação, costumes e transportes para a comunidade rural onde pastoreia.

- Quando eu cheguei a Parnaíba pensei que estava em outro País, embora o Piauí esteja bem pertinho da Paraíba, separado apenas pelo Estado do Ceará. A maneira como o povo fala, a comida (a base de arroz, quando na Paraíba é feijão e muita farinha), entre outros costumes.

Ele lembra que a igreja que dirige está numa comunidade onde os chefes de família assistem aos cultos à noite e depois vão pescar para, logo ao amanhecer, preparar o peixe e sair às portas vendendo na esperança de voltar pra casa levando o almoço e jantar para a família.

O pastor Gomes Silva informou ainda que o Estado do Piauí é um dos mais católicos da Federação e que, em Parnaíba, a idolatria é muito grande e forte. Além disso, existem mais de 400 terreiros de macumba, num grande prejuízo espiritual para o município. A evangelização se torna difícil uma vez que uma boa parte das pessoas chega até a dizer que não acredita na Bíblia nem no que os crentes dizem.

Mesmo assim, segundo o pastor Gomes Silva, o evangelho continua sendo pregado e muita gente está se voltando para Cristo, porém em número ainda pequeno. Mas ele conta que uma de suas vitórias já conquistadas em Parnaíba foi ganhar uma dessas freqüentadoras assíduas de terreiros de macumba, onde estava há 32 anos. Aliás, ele e a família têm um trabalho brilhante na área de cura e libertação.

Hoje, ele precisa de recursos para comprar um transporte, uma vez que ele reside 3 quilômetros da igreja e 13 quilômetros de uma congregação (que ainda não está concluída, mas já são realizados cultos nas quartas e sextas-feiras). Para o sítio, o transporte é feito numa Van, a cada duas horas e até mais. Contudo, só até às 18h. À noite, para voltar para casa, tem que depender de carona de quem vai ao culto ou de quem passa pela igreja.

- É por esse motivo que estamos orando a Deus para levantar pessoas em alguma parte do mundo para nos ajudar a comprar uma Kombi, que servirá também para outras atividades da comunidade, ou até mesmo um fusca, o que será de fundamental importância para pregarmos o evangelho, uma vez que a área é muito grande e precisa ser evangelizada -, afirmou o pastor Gomes Silva.


Para quem quiser ajudar o pastor Gomes Silva e sua família, a conta é:

BANCO BRADESCO
AGÊNCIA Nº 1522 - 9
C/CORRENTE: 0617448 - 5
EM NOME DE:

MANUEL GOMES DA SILVA

Conheça melhor o pastor Gomes Silva no blog:
http://www.independente-cg.zip.net/
E-mail: pr.gomessilva@gmail.com

ESPORTES

POLÍTICA

MENSAGENS

SERMÃO

FAMÍLIA

ESTUDOS

VEM AÍ O X ENCONTRO PARA A CONSCIÊNCIA CRISTÃ

O Encontro para a Consciência Cristã é um evento que tradicionalmente ocorre no período do Carnaval, cujo objetivo é proporcionar uma reflexão social, filosófica, bíblica e teológica sobre as grandes questões que desafiam a humanidade neste terceiro milênio e engrandecer a pessoa de Jesus Cristo.
O evento é realizado em uma estrutura móvel que ocupa uma área de quase 50.000 metros quadrados, incluindo toda a extensão do Parque do Povo – a principal praça de eventos da cidade -, e áreas adjacentes.
Essa mega-estrutura é composta por uma grande tenda com capacidade para dez mil pessoas, vinte e seis stands, praça de alimentação e eventos, com quiosques e fast-foods, palco interno e externo.
Há ainda uma Central de Palestras que é um conjunto de oito tendas com capacidade para trezentas pessoas cada, nas quais é realizada a programação diurna do evento. Há também um espaço dirigido às crianças (na Pirâmide do Parque do Povo), além de espaços como o Centro Cultural, Teatro Rosil Cavalcanti e o Centro da Jovem, os quais também utilizamos para a realizar palestras e workshops.
O Encontro é organizado pela VINACC – Visão Nacional Para a Consciência Cristã, organização não governamental, interdenominacional, sem fins lucrativos ou políticos, sediada na cidade de Campina Grande / PB, mantida por doações voluntárias e que realiza, além da Consciência Cristã, trabalhos na área de conscientização, defesa da fé cristã, ação social e evangelística, contado com o apoio de mais de 80% das Igrejas Evangélicas da Paraíba, bem como de instituições cristãs de todo o país.10º Encontro para a Consciência Cristã.
Estamos nos preparando para um momento especial: a 10ª edição do Encontro para a Consciência Cristã. Temos trabalhado arduamente para possibilitar a montagem de uma grande estrutura para o evento, que ocupará uma área de, aproximadamente, cinqüenta mil metros quadrados.
De 30 de janeiro a 05 de fevereiro de 2008, pretendemos mais uma vez, impactar positivamente a vida de milhares de pessoas, durante o período do Carnaval. Na programação de pré-abertura do evento, dia 26 de janeiro, teremos a quarta edição do Projeto Jonas na cidade de Campina Grande, que realizará uma grande evangelização em massa em toda a cidade, encerrando no turno da noite com um grande Encontro de Famílias com Cristo.
Além disso, teremos uma programação especial da “Consciência Cristã Kids”, onde será realizado uma grande marcha em defesa das crianças e dos adolescentes, no dia 29 de janeiro pelas principais ruas centrais da cidade.
O Encontro terá 25 palestrantes, entre pregadores, pesquisadores e professores, de renome nacional e internacional, onde estarão participando de seminários, palestras, workshops e debates – num total de 90 participações.
Também serão realizados 14 eventos paralelos com temas voltados para a família, a juventude, o louvor, a intercessão, a teologia, a filosofia, a cidadania, a missiologia, a sexualidade, a ética, a liderança e a defesa da fé cristã, além da Ação Social e Cidadania com Cristo, onde estaremos atendendo a comunidade carente da cidade.
Contamos com sua participação no X Encontro para a Consciência Cristã, este que é considerado o maior evento deste gênero em toda a América Latina.

ARTIGOS DO PR. GOMES

NÃO DEIXE DE LER ESTES ARTIGOS

Samuka: Sucesso de ponta a ponta

A desvalorização humana

Quando duas mães se encontram...

Uma questão de caráter

A dura realidade de um abandonado

A dor causada pelo abandono de vidas

Uma lição para a minha vida ministerial

A Palavra de Deus mantém-se viva e eficaz

Descredenciamento do HU: Uma vergonha para o Ministério da Saúde

A vida do ministro em poesia

Deus se revela ao homem através de sua Palavra

O sexo não foi o pecado de Adão

Cadê o crescimento populacional de Picuí?

Qual a diferença entre esotérico e exotérico?

A dificil tarefa de pregar o Evangelho

Uma questão de caráter

Confesso: Estou com Medo!

Ainda há esperança para o teu futuro

Avivamento começa pela mudança de mentalidade

As peças velhas ainda são importantes