PARANÁ

sábado, 23 de junho de 2012

Pregar a palavra não é tarefa para preguiçoso

Levantai-vos e andai, porque não será aqui o vosso descanso
Miquéias 2:10a.

Pr. Gomes Silva
Em Parnaíba-PI

I. Introdução
Pregar a Palavra de Deus é uma missão dada a todo aquele que já teve uma experiência de conversão ao Senhor e Salvador Jesus Cristo. Paulo, sob a direção do Espírito Santo, expressou sua admiração pelos evangelistas na carta aos romanos: “Como são belos os pés dos que anunciam o Evangelho da Paz, dos que anunciam coisas boas!” – Romanos 10:15b.

Existe atualmente um grande número de mensageiros do evangelho da salvação espalhado pelo mundo. Então você poderia perguntar: “Se existem tantos pregadores porque tanta gente está caminhando para o inferno?” (eles estão caminhando... ainda não chegaram ao inferno. Isto significa dizem que ainda há esperança para os tais enquanto caminham: Jesus, O Cristo).

Como resposta eu perguntaria também: Será que a mensagem está sendo pregada e direcionada corretamente? Esses detalhes podem ser o diferencial. Muitos estão usando uma Bíblia, indo ao púlpito ou andando nas ruas com essa missão. Contudo, o que podemos notar é um número acentuado de “motivados” sem, antes, preparar-se para cumprir a sua missão de Agente do Senhor (criação minha, não existe na Bíblia). O que mais se usa são versículos isolados: sem contexto, sem conteúdo e muito tempo usado para amofinar os ouvintes com aquilo que se diria em menos de três minutos.
Muitos pregadores têm que observar as orientações do Senhor a Josué logo após a morte de Moisés de quem ele (Josué) fora auxiliar, amigo e fiel companheiro durante os anos que estiveram juntos na peregrinação de Israel no deserto – Êxodo 17:8-13 e outros textos. Paulo, em 1 Timóteo 4:13, aconselha o jovem Timóteo a persistir na leitura, exortação e ao ensino da Palavra de Deus.
Veja a vontade de Deus quanto à ministração da sua mensagem:

II. Orientação prática do Senhor
Disse o Senhor a Josué: 1:8-9
“Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. Não to mandei eu? (...).
No capítulo primeiro, Deus chama Josué, encoraja e orienta como ele deveria fazer durante a condução do povo à terra prometida. Mas nos dois versículos referidos acima, o Senhor especifica a tarefa principal para que prosperasse e fosse bem-sucedido na tarefa não cumprida por Moisés. Essa tarefa era chegar com aquela multidão a Canaã.
E quais eram as ordens do Senhor?
1. Não se aparte do livro da lei (Escrituras);
2. Pregue, ensine ao povo o que diz a minha lei
3. Mas, antes de pregar e ensinar medite nele de dia e de noite
4. Faça tudo que nele está escrito.

(“As Escrituras deveriam ser autoridade máxima em confronto com todas as idéias, tradições ou religiões humanas. Esse princípio aplica-se igualmente aos fiéis do antigo e do novo concerto” – esse trecho foi extraído do comentário da Bíblia de Estudos Pentecostais, editora CPAD).

Deus estava dizendo a Josué: Medite, pregue e viva a palavra, a mesma coisa que Ele diz hoje para nós, ministros do evangelho. Então, não temos outra saída. Vamos à luta, pois, o Senhor é conosco assim como foi com Moisés e Josué (1:9), sem medo de expor a verdade, testemunhando o que Deus já fez pela humanidade, o amor Dele pelo perdido e a vida eterna em Cristo Jesus para quem se arrepender de seus pecados e crer no Evangelho (Marcos 1:15).

III. Meditar na palavra é imprescindível
Conforme o Dicionário Michaelis, me.di.tar é: v. 1. Tr. ind. e intr. Fazer meditação, pensar maduramente, refletir muito. 2. Tr. dir. Pensar sobre, sujeitar a exame interior. 3. Tr. dir. Considerar, estudar, ponderar. 4. Tr. dir. Combinar, intentar, projetar. Meditar. A mesma coisa diz o Dicionário Bíblico Ebenezer: “Refletir, pensar”, citando como exemplo Salmo 1:2: “Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite”.

Então, não tem outra escolha para o pregador expor bem a palavra de Deus a não ser passar primeiro pela meditação da Palavra de Deus (acompanhada de oração).

Aliás, Paulo, na sua carta a Timóteo (2 Tm 2:15), orienta seu filho na fé a ter idêntico comportamento caso ele queira ser “aprovado como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”.

IV. Pregar a palavra é uma ordenança do Senhor
Na Carta aos romanos (10:13-17), Paulo está falando sobre a importância do ouvir a Palavra de Deus (v. 12, 17). Mas, ao mesmo tempo, ele ressalta a necessidade de pregadores (v. 14). Mas não existem tantos pregadores? Sim, com certeza. Todavia, essa pregação precisa ser revista pelos mensageiros, pois ela tem que ser bíblica, pura, sem mistura de desejos humanos, presunção e autoritarismo da parte de quem a expõe.

Quem ministra a palavra, como vimos na orientação de Deus a Josué, tem que dedicar tempo para estudar, meditar e organizar a mensagem. Não é ficar esperando pelo momento de subir à plataforma do templo acreditando que o Espírito Santo vai lhe usar grandemente. Entendo que o Espírito Santo não usa preguiçoso. Se o cidadão tem todo o tempo para orar, ler a Bíblia, meditar e organizar o que vai dizer e não o faz é porque é relapso com coisa séria (cf. Jeremias 48:10a).

O “manejar bem a palavra”, mencionado por Paulo em 2 Timóteo 2:15, não é estar citando versículos isolados de Gênesis a Apocalipse objetivando demonstrar conhecimento, porém, deixando os ouvintes como uma barata tonta, sem saber qual a direção da missiva. Ainda têm pessoas, sem noção da causa, que exaltam: “Fulano de tal prega muito”. Meus Deus! Gritar o tempo todo, pulando e fazendo “ginástica santa” como forma de mostrar santidade e poder também não é pregação. É preenchimento do tempo. Não falo, por exemplo, do irmão que trabalha o dia inteiro e à noite vai a um culto e lá chegando é-lhe dada uma oportunidade. E, enquanto se dirige ao local, ele vai pedindo a Deus: “Senhor, o que eu vou dizer?” O Espírito Santo imediatamente entra em ação e indica um texto bíblico lido por ele anteriormente, pois aquele versículo vai falar para alguém. Acredito que isto já aconteceu com todos os mensageiros do Senhor.

Manejar bem é pregar a mensagem da cruz de forma organizada e de maneira clara levando o ouvinte à compreensão do que se diz e seja tocado pelo Espírito Santo. Só assim, vai se cumprir o que disse Jesus Cristo sobre a obra do Espírito Santo em João 16:8-11: “E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo (...)”.

V. Pratique o mesmo que transmitir às pessoas
Tiago, aquele que é meio-irmão de Jesus, diz uma coisa interessante e digna de ser observada: Não seja apenas ouvinte, mas praticante (Tiago 1:25). Já o apóstolo Paulo, em 1 Timóteo 4:12, exorta (parakaleo = aconselhar, animar, encorajar) aquele jovem: “Ninguém despreze a tua mocidade; mas seja o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza”. Se você diz uma coisa e faz outra; se tu falas tanto em amor e na prática não amas; caso oriente os irmãos a viverem na pureza, na santificação e a sua própria vida diz o contrário; e prega fé, mas vive murmurando o que a igreja vai dizer da pessoa a quem está confiada a sua direção? O dito-cujo vai terminar desprezado.

O comentário da Bíblia de Estudos Pentecostais ressalta que “uma das qualificações mais importante para o dirigente eclesiástico é que ele seja um exemplo para os demais crentes. Ou seja, que “o pastor deve ser, antes de mais nada, modelo de fidelidade, de pureza e de perseverança no viver religioso”. Eu concordo plenamente. Aliás, essa exortação não é só para o pastor, mas para todos aqueles que estão por aí pregando o evangelho de Cristo Jesus.

VI. Conclusão
O mundo, a sociedade e as pessoas vão mudar para melhor quando a igreja (leia-se seus membros e ministros) deixar de entreter o povo, passar a pregar verdadeiramente o Evangelho de Jesus Cristo com sabedoria e cuidado redobrado e ser exemplo para a humanidade na palavra, no comportamento, no amor, na fé e na pureza.