PARANÁ

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Como a música mundana está entrando nas igrejas?

Por David Cloud
Estou convencido que a música gospel é uma das coisas mais perigosas que estão tomando conta de igrejas batistas fundamentalistas e outras igrejas de crentes na Bíblia. É um dos cavalos de Tróia mais efetivos do movimento ecumênico. Considere a declaração seguinte que foi feita por um pastor com discernimento há quase 20 anos atrás:
"Há agora uma nova forma de modernismo e apostasia que está rastejando sorrateiramente em nossas igrejas e visa destruir o seu testemunho bíblico. ESTA SITUAÇÃO NÃO SURGIU NA FORMA DE PREGAR OU ENSINAR, MAS ATRAVÉS DA PRODUÇÃO CARNAL DO PROGRAMA MUSICAL DE MUITAS IGREJAS. Muito das canções ouvidas hoje em dia por coros e especiais na igreja é conhecido como gospel ou como rock suave (N.T.: ou em estilo pop) e apoiado freqüentemente com som de música gravada que poderia ser apresentado por um grupo “dance” ou de discoteca num canto de um cabaré. A triste verdade é que a maioria destas novas músicas, pop rock, com estilo de música fora dos padrões foi concebida no inferno, incubado entre a multidão carismática, e impresso nas suas editoras. Bons batistas fundamentalistas e outros como eles que refugam os ensinos da multidão carismática relativo a línguas, sinais, milagres e de maneira pública estão agora cantando a música deles em nossas igrejas e preparando nossos membros para o mundo, a carne e o diabo. É UM NOVO CAVALO DE TRÓIA DO MODERNISMO PARA ENFRAQUECER NOSSAS IGREJAS EM RELAÇÃO À VERDADE ESPIRITUAL" (Victor Sears, Baptist Bible Tribune , 1981).
Considere uma advertência semelhante de outro líder Batista:
"TALVEZ NADA PRECIPITE A UM DESLIZAMENTO PARA O NEOEVANGELICALISMO (N.T.: e obviamente para o pentecostalismo) DO QUE A INTRODUÇÃO DA MÚSICA GOSPEL. Os pastores de grandes igrejas nos informam que não podemos esperar atrair as massas com a música de igreja antiga, antiquada. Nós temos que mudar nosso estilo para pegar a atenção do descrente. São criados freqüentemente serviços para minimizar o desconforto sentido pelo incrédulo de forma que ele ou ela possa começar a aceitar o cristianismo como que afirmando uma influência. Pessoas deveriam deixar igrejas que a si mesmas se dizem boas , é dito, em vez de ser chamado ao auto-exame, arrependimento sincero, e fé em Deus. Um dos modos principais de fazer uma igreja mais “contemporânea” é introduzir música gospel o qual há uma grande quantidade disponível. ISTO CONDUZ INEVITAVELMENTE PARA UM DESLIZAMENTO GRADUAL EM OUTRAS ÁREAS ATÉ QUE A IGREJA INTEIRA É INFILTRADA POR IDÉIAS E PROGRAMAS ESTRANHOS A SUA POSIÇÃO ORIGINAL" (Ernest Pickering, The Tragedy of Compromise: The Origin and Impact of the New Evangelicalism, Bob Jones University Press 1994).
Igrejas que negligenciam o assunto de música fazem assim para o seu próprio detrimento espiritual. Note quatro modos que este tipo de música está entrando em congregações de crentes na Bíblia:
1. POR DESSENSIBILIZAÇÃO: O membro comum de igreja hoje é inundado com música rock e está sendo inundado em toda ou a na maior parte de sua vida. Desde os anos cinqüenta, o rock penetrou na sociedade ocidental. A música rock está incorporada em praticamente todas as rádios e programas de televisão e em todos os filmes de Hollywood. Vocifera de alto-falantes em atividades tão diversas quanto lojas de roupas a postos de gasolina. Música rock está nos centros comerciais e em restaurantes. Música rock é uma parte integrante de praticamente todo evento esportivo profissional. Pessoas se tornam tão dessensibilizadas por causa do rock que eles nem mesmo reconhecem que a música "cristã" que eles estão escutando é música rock.

2. POR ESCUTAR PRIVADAMENTE: Música gospel está penetrando em círculos cristãos hoje, e até mesmo em igrejas que não a apóiam, por que muitos dos membros escutam estas músicas nas suas vidas diárias. Eu acho que não é incomum para membros de igrejas de crentes na Bíblia escutarem Petra, Carman, Gaithers, Keith Green, Steven Curtis Chapman, John Michael Talbot, Michael Card, e muitos outros grupos gospel. A maioria das livrarias cristãs simplesmente não disponibiliza música espiritual, e não é fácil para os membros de igreja obter boa música. A menos que uma igreja eduque continuamente e advirta seus membros a estabelecer o padrão correto nas vidas de seus líderes e obreiros e fazer boa música, a música gospel fará invasões constantes na congregação. Como mais e mais pessoas escutam música gospel nas suas vidas privadas, há pressão crescente para introduzir esse tipo de música junto as atividades da igreja.

3. PELOS ESPECIAIS: Música gospel está entrando entre os batistas fundamentalistas e outros grupos fundamentalistas de igrejas de crentes na Bíblia pelos especiais. Primeiro isso acontece quando há uma escolha pobre da música por parte desses que executam o especial. Não é incomum achar membros de igreja que cantam músicas gospel populares em especiais em igrejas que são contra ela. Eu testemunhei isso em várias ocasiões quando viajei para pregar. Em uma igreja uma senhora cantou uma música que foi escrita por um pentecostal que nega a Trindade. Em outra igreja foi apresentada uma canção que foi escrita pelo pastor pentecostal da igreja Quadrangular Jack Hayford e é sobre a doutrina não bíblica da autoridade do reino pentecostal. A música gospel também está entrando nas igrejas por faixas de fundo usadas durante os especiais. Estas faixas freqüentemente usam tambores e guitarra elétrica para produzir um fundo rock. Não é incomum que a música dessas faixas é executada por músicos profissionais que nem mesmo professam serem cristãos ou pela mesma multidão ecumênico-carismática que produz a popular música gospel.

4. MÚSICA GOSPEL ESTÁ ENTRANDO NAS CASAS DE CRENTES E NAS IGREJAS PELA MÚSICA “CRISTÃ INFANTIL”:
A vasta maioria da música cristã para crianças é sincopada e jazzística. A advertência seguinte é muito oportuna e importante: "Se você cria sua criança em aparentemente inocente, mas mundano ritmo eles terão definitivamente um desejo para a música gospel quando eles se tornarem adolescentes. Você não poderá dizer, Oh, agora que você é mais velho deixe-me ensinar que a boa música está em toda a parte. Será muito tarde. Você precisa lhes dar um padrão de excelência e espiritualidade nos seus primeiros anos .” (David G. Parker, Música em Nossa Cultura Contemporânea, 1997).


Traduzido por Edimilson de Deus Teixeira
Autor: David Cloud
Fonte: site way of life