PARANÁ

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Eita mundo terrível

Da Capital...
...Ouvi um companheiro de rádio afirmar na manhã desta sexta-feira (10), que o povo da Paraíba precisa ter mais paciência com o governador Ricardo Coutinho, pois ele está arrumando a casa. Tomara que ele esteja com a razão e eu possa escrever aqui mesmo: “Agora, sim, RC assumiu o Governo do Estado.

Só que a Paraíba já não agüenta mais essa “estória” de “estamos arrumando a casa”. Pois sabemos que essa bagunça na esfera estadual vem de há muito tempo. E os inquilinos que passaram pelo Palácio da Redenção não trabalharam, e bem, durante seus mandatos? Por que somente “RC” não consegue trabalhar?

Estou quase acreditando na galera do Jornal de Verdade (Rádio Cidade Esperança). “É incompetência, mesmo, para administrar nosso sofrido Estado”. O atual governador não estava preparado, como ele mesmo disse, para assumir tamanha responsabilidade.

Desleixo na CMCG
Desde que saí da Câmara Municipal de Campina Grande, onde tive a felicidade de trabalhar com o mais presente às sessões, edil Fernando Carvalho, não voltei para rever os amigos que lá deixei, como diria Agnaldo Timóteo. Mas saber que o descaso é um aliado de boa parte dos vereadores não é novidade. Isto sempre aconteceu na “Casa de Félix Araújo” para cuja história política os atuais parlamentares não estão olhando.

Sempre presenciamos vereadores chegarem às sessões, assinar o livro, sentar, ligar o notebook e ficar fora de sintonia das discussões em torno de requerimentos e projetos em análise. Além disso, dá um tempo e sai de “zefinim” pela porta lateral e desaparece entre um aperto de mão e um sorriso forçado.

Na verdade, poucos escapam desse ritual. Fernando Carvalho, Olímpio Oliveira e Antônio Pereira são os vereadores mais atuantes da atual legislatura, seguido de perto por Antônio Pimentel. E os demais? É apenas um até logo!

Duvido
Tenho acompanhado o imbróglio do grampo da mesa do presidente da Assembléia Legislativa do Estado, deputado Ricardo Marcelo. Dependendo de quem mandou, não vai dá em nada. Apenas o coitado que instalou o equipamento, claro, a mando de alguém, é que possivelmente terá o nome divulgado.

Será que já sabem que mandou instalar o equipamento no gabinete de Ricardo Marcelo? A culpa vai ser unicamente para quem se arriscou a cumprir essa autorização. O verdadeiro culpado vai ficar em sua poltrona, vendo a desgraça passar. Longe de sua casa, claro!

Greve dos professores
Quantas greves feitas por professores acontecerão na Paraíba até o final do atual Governo Estadual? Não sabemos.

Sem falar nas demais categorias, que “sustentam” a administração, que estão se organizando também. A qualquer momento, novos anúncios.

Abraços a todos.

Valeu a pena esperar e votar em Gilma

Pr. Gomes Silva

Parte dos habitantes do Curimataú e da região do Seridó demoraram assoalhar a necessidade de representantes dessas regiões na Assembléia Legislativa do Estado. Hoje, aquela máxima “antes tarde do que nunca” veio para ratificar o que a gente alardeava há anos enquanto participante da política regional. A de que precisávamos de um deputado da região.

A condução de Gilma Germano à titularidade de uma das cadeiras na Casa de Epitácio Pessoa foi uma vitória da Paraíba, e mais especificamente das duas micro-regiões. Tanto é que verdade que os frutos da confiança depositada naquela incógnita, na opinião de boa parte dos analistas políticos (ela era acreditada apenas pelo sucesso de seu esposo, Rubens Germano, à frente da administração do Município de Picuí e da FAMUP), começam a aparecer. A deputada vem se destacando pelo volume de reivindicações que vem fazendo através de projetos e requerimentos, todos para o bem dos municípios que representa no Parlamento Paraibano.

Um dos pontos positivos da atuação de Gilma é a sua visitação aos municípios do Curimataú, postura esta ignorada por outros políticos que foram eleitos anteriormente com os sufrágios da região. Da Assembléia, a parlamentar tem reivindicado benefícios para Picuí, Cuité, Barra de Santa Rosa, Baraúna, Sossego, Damião, Nova Palmeira, Frei Martinho, Pedra Lavrada e Cubati. Para todas essas cidades, ela solicitou ao Governo do Estado a construção de casas populares e barracas para as feiras livres. E ainda: rede de abastecimento de água para o meu querido bairro Cenecista, em Picuí, que deverá ganhar um Matadouro Público; sede da 11ª Ciretran, Agência da Caixa Econômica Federal e a pavimentação do campo de pouso.

Gilma pediu a ampliação da cota do Programa do Leite da Paraíba para o Município de Cuité, beneficiando localidades como o Distrito do Melo e os povoados Serra do Bombocadinho, Retiro e Muralha. A pavimentação da Rodovia PB – 177, que dá acesso ao Município de São Vicente do Seridó também é uma reivindicação dela assim como a recuperação da PB 151, no trecho que liga Picuí à divisa com o Rio Grande do Norte indo pela Contria indo em direção a Carnaúba dos Dantas.

Espero que, quando assumir realmente a administração do Estado, o governador Ricardo Coutinho, olhe com carinho para as reivindicações que chegam do Curimataú e Seridó.

Uma coisa tenho certeza? Pelo que li no jornal informativo da deputada, posso asseverar: Valeu a pena esperar e votar.