PARANÁ

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Vinacc e OMEBE/PB celebram aniversário da Reforma às margens do Açude Velho

Líderes de diversas denominações evangélicas com atuação em Campina Grande participaram do culto comemorativo aos 5 anos de aniversário do Memorial à Bíblia e aos 499 anos da Reforma Protestante. O evento aconteceu na noite desta segunda-feira (31/10), ao lado do Memorial, às margens do Açude Velho, no centro da cidade. O pastor Alexandro Felizardo, pastor auxiliar da Igreja Congregacional 13 de Maio, ministrou a palavra de Deus com ênfase no legado de reformador Martinho Lutero e tantos outros desbravadores que mudaram a história da igreja evangélica no Mundo no século XVI.

O culto contou com a participação do Diretor Executivo da Visão Nacional Para a Consciência Cristã - VINACC, Euder Faber Guedes Ferreira; do presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos no Brasil e no Exterior – OMEBE/Conselho Estadual da Paraíba, reverendo Clélio Cabral de Melo; o irmão e ex-prefeito, José Luiz Júnior; pastor Gibson Santos, promotor institucional da Sociedade Bíblica do Brasil – SBB; Pastor Davi Araújo, presidente do Diretório Estadual da SBB; presidente da Associação de Encontro de Casais com Cristo, Pastor Sérgio; diretor do Centro de Recuperação Homens de Cristo, pastor Francisco Benício; apresentador do programa Opção Para a Vida (TV O Norte), pastor João Bosco de Morais. Na parte musical, houve apresentação do cantor Giuliano Herbert, da Igreja Congregacional da Rua 13 de maio; da Banda Marcial Soldados de Cristo e o Grupo de Senhoras Heroínas da Fé, ambos da Igreja Congregacional do Calvário, além do Grupo de Louvor da Igreja Vale Bênção.

Antes da ministração da Palavra de Deus, dois pastores usaram da palavra. Pela VINACC falou pastor Euder Faber. Já pelo lado da OMEBE usou da palavra o reverendo Clélio Cabral de Melo. 

O pastor Euder Faber agradeceu a presença de todos e fez um pequeno relato da história do Memorial à Bíblia, destacando o esforço do então vice-prefeito José Luiz Júnior, responsável pela construção do mesmo em 2011 durante um período em que esteve à frente do Pode Executivo. À época, segundo ele, a Prefeitura investiu cerca de R$ 100.000,00 (cem mil reais). Porém, no dia 25 de julho de 2014, a VINACC adotou o Memorial, ficando responsável pelo trabalho de reestruturação e de manutenção do local enquanto que à OMEBE coube a missão de promover atividades evangelísticas no local. Ele ressaltou que só agora em outubro, a VINACC investiu cerca de R$ 7.000,00 (sete mil), recursos estes oriundos das ofertas dos mantenedores da entidade. Foram feitos a revisão da parte hidráulica, da instalação elétrica, a pintura de todo o memorial e polimento, tratamento do mármore e colocada a iluminação decorativa de Natal.

Por sua vez, o reverendo Clélio Cabral de Melo fez um pequeno relato da Reforma Protestante, enaltecendo a coragem do monge agostiniano Martinho Lutero - uma das figuras centrais da Reforma Protestante do século XVI ao levantar-se contra diversos dogmas do catolicismo romano, contestando sobretudo a doutrina de que o perdão de Deus poderia ser adquirido pelo comércio das indulgências. Essa discordância inicial resultou na publicação de suas famosas 95 Teses em 1517, em um contexto de conflito aberto contra o vendedor de indulgências Johann Tetzel. 

MENSAGEM
Coube a Alexandro Felizardo, da equipe de pastores da Igreja Congregacional da Treze de Maio, a ministração da Palavra de Deus. Ele se utilizou do texto de 2º livro de Reis 22:1-13; 23:1-2 (que fala sobre o rei Josias, que ascendeu ao cargo aos oito anos de idade; e da reforma realizada no templo), para dizer que sempre foi do desejo de Deus avivar e renovar a sua igreja de tempos em tempos quando ela (igreja) toma algumas bifurcações, algumas estradas que a levam para longe do Senhor. É natural – segundo relatou o pastor -, que Deus, que ama a sua igreja, ama seu povo, independente do tempo, das circunstâncias e do contexto, deseje utilizar-se dos seus métodos para trazer o seu povo de volta à pureza, à santidade e ao culto voltado para Ele.

“Como sabemos, o pai de Josias, chamado Amom, não foi obediente à voz do Senhor. E aquela criança assumiu o trono com oito anos de idade e somente dezoito anos depois ele planejou a reforma no templo e lá foi encontrada uma porção do livro da lei. Ou seja, durante esses dezoito anos, a palavra de Deus esteve escondida e isso lembra os anos que antecederam à Reforma Protestante, aonde a igreja, de forma sincrética, se esquece da mensagem das escrituras ou priva o povo de tê-la em suas mãos e passou (e passa) a encaixar elementos dentro do culto que não tem base bíblica, quando, na verdade, quem deve definir a maneira como Deus deve ser adorado é o próprio Senhor através de sua palavra” – disse o pastor.

Mas adiante em sua homilia, o pastor Alexandro Felizardo lembrou que nos dias que antecederam à reforma o povo igualmente não tinha acesso à Palavra de Deus e a igreja, por força de sua tradição e das bulas papais (documentos oficiais), encaixavam aquilo que mais satisfaziam o seu coração, mas quando essa palavra transformadora é descoberta, automaticamente começa a se perceber que alguma coisa estava errada. “E da mesma forma como o rei Josias consultou a profetisa Hulda e que Deus traria castigo a todo o povo de Israel, sendo assim necessária uma reforma, precisamos trazer para dentro de nossas igrejas o legado desses quase 500 anos da Reforma Protestante e não escondermos a palavra de Deus, pois, os reformadores, antes de qualquer outra coisa, eles eram pregadores apaixonados pela Palavra de Deus, a exemplo de Calvino”.

- Caso venha desejar manter vivo o legado da reforma, então você deve dá lugar a Palavra de Deus em sua igreja e não permitir que nenhum incremento, que possa diluir, misturar o evangelho cuja centralidade está na pessoa do Senhor Jesus Cristo.

Após o culto, várias pessoas visitaram o Memorial à Bíblia registrando cada momento. E saíram dali elogiando a VINACC pela reestruturação e manutenção do local.


Redação e foto: Gomes Silva