PARANÁ

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

POR QUE MUITOS CRENTES ESTÃO CAINDO?

Há 25 anos estou nos caminhos do Senhor e há 16 fui consagrado para ser co-pastor do Senhor e Salvador Jesus Cristo, pastoreando parte do seu rebanho. Muitas coisas boas aconteceram a minha vida durante esse período, bem como alguns fatos que nunca esperava ocorrer.

Contudo, o que tenho visto é uma debandada da igreja visto antes. São pessoas que entraram na igreja, ouviram a mensagem do evangelho, porém essa palavra transformadora nunca encontrou um lugar no coração delas. Elas deram mais ouvido à voz do diabo do que a voz do Espírito Santo; valorizaram mais a influência da carne do que da ação regeneradora do Espírito Santo; identificaram-se mais com o fruto da carne do que com o fruto do Espírito Santo. Envolveram-se mais com atividades mundanas do que com atividades espirituais na casa do Senhor. Agora, por favor, coloque os verbos no presente do indicativo.

Durante esses anos vi pessoas maravilhosas, trabalhando com dedicação na casa de Deus, porém, cair no mundo e não retornar a sua vida cristã. Vi pessoas – inclusive pastores – desviarem-se do evangelho, apostatar da fé e cair de “corpo e alma” no mundo e afastar-se do Senhor.

Mas, nada acontece por acaso. Deus não quer que ninguém se perca nessa caminhada. Ele deseja que todos sejam salvos. Entretanto, nem todos querem caminhar conforme as instruções divinas contidas na Bíblia. E o inferno está de braços abertos para recebê-los.

Mas uma intrigante pergunta fica no ar: Por que tantas pessoas, que estavam na igreja desertaram? Eis algumas respostas:

1. São pessoas que vão para a igreja, permanece lá por algum tempo, mas nunca tiveram um encontro verdadeiro com Jesus Cristo;
2. São pessoas que nunca foram libertas e mantém-se com as mesmas atitudes de quando vivia no mundão pecaminoso;

3. Essas pessoas não obedecem à liderança; faz confusão por qualquer coisa; torna-se pedra de tropeço para outras pessoas e até envolvem outros irmãos em problemas na igreja, sendo que um deles é rechaçado pela palavra de Deus: Contendas entre os servos do Senhor.

4. Essas pessoas vivem ansiosas para encontrar defeitos nos outros, menos nelas mesmas.

5. Passa todo tempo criticando. E quando não tem a quem criticar, critica a si mesmo (para aparecer!);

6. Essa pessoa passa a fazer a vontade do diabo, quando:
* deixa de ir ao estudo da palavra de Deus – inventando qualquer coisa para justificar sua letargia espiritual;
* deixar de ir ao culto de oração – alegando cansaço, esmorecimento, falta de coragem e etc.
* deixar de adorar a Deus – preferindo assistir filmes, ir promoções não cristãs, visitar amigos na hora do culto; ou seja, criar uma desculpa para não ir à igreja. E aos poucos vai se afastando de tudo e de todos.

O Diabo faz a festa com uma pessoa que vive dessa forma. E não é nenhuma surpresa quando a notícia estoura: Seu desvio da casa de Deus; do próprio Senhor e às vezes, até, podendo haver apostasia.

Resumo da ópera: Muitas pessoas que estão na igreja sem querer renunciar o pecado, porém, preferem servir a dois senhores: Deus e ao diabo. Só que o Todo-poderoso não aceita dividir a sua adoração, sua glória com mais ninguém. Elas preferem fazer mais a vontade do capeta do que andar corretamente nos caminhos do Senhor. O inferno mantém-se de braços abertos para receber essas pessoas.

Autor: Pr. Gomes Silva
Foto: google imagem