PARANÁ

sábado, 2 de março de 2013

O que muda com Vitalzinho na presidência da CCJ?

O que pode mudar com a presença de Vital do Rego Filho na presidência da Comissão de Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), do Senado Federal? Muita coisa pode acontecer, inclusive o tal do “nada”.

A presença de Vitalzinho à frente da CCJ dá aos brasileiros a oportunidade de pensarem positivamente no que tange às mudanças no Código Penal Brasil, obsoleto há mais de 40 anos. O Brasil está um caso sério e se não for moralizado vai terminar desmoralizado pelos “foras da lei”, que a todo instante estão descaracterizando a ordem que havia no País.

O senador sabe muito bem que há tempo a sociedade brasileira clama por medidas eficazes que estorvem as constantes ações dos “sem-coração”. Só faltava um corajoso no Senado. E ele chegou com o aval de um de seus maiores “inimigos” políticos da Paraíba: Cássio Cunha Lima, que reconheceu a excelente atuação de Vitalzinho naquela casa legislativa.

Para processar as mudanças no Código Civil, Vitalzinho sabe muito bem que não terá moleza pela frente. Por isso, admitiu a convocação regular do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, ao Senado, para prestar contas da política nacional de segurança pública. Aliás, certamente, ele terá muito trabalho para explicar o caos que se encontra o Brasil.

Outra pedreira que o senador campinense terá pela frente é a mudança no Regimento Interno do Senado. Pense num abacaxi. Ele vai precisar de muito chá de camomila, paciência, autoridade e sabedoria para lidar com os antagônicos. Contudo, ele sabe que o sucesso de um parlamentar à frente da CCJ, na minha modesta opinião, é um passo importante na vida de quem almeja chegar à presidência da casa, como é o caso dele.

Se Vitalzinho será vital para o País nesse novo desafio ninguém sabe. De uma coisa é certa: O aviso de que não “dormirá em serviço” já foi antecipado. Ele pediu apoio dos demais integrantes da CCJ para zelarem pela constitucionalidade, juridicidade e regimentalidade das propostas que forem apresentadas a partir de agora.