PARANÁ

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Procuradora quer proibição de bancadas evangélicas em Brasília

Joseclei Nunes, em 25/08/2011

Simone Andréa Barcelos Coutinho, procuradora em Brasília do município de São Paulo, defende uma reforma no código eleitoral que impeça no Congresso Nacional a existência de representações religiosas, ainda que informais, como o lobby católico e a bancada evangélica.

Para ela, essas representações são incompatíveis com o Estado laico estabelecido pela Constituição brasileira. “O Poder Legislativo é um dos Poderes da União; se não for o Legislativo laico, como falar-se em Estado laico?”

Em artigo no site Consultor Jurídico, Simone escreveu que há duas formas de separação entre o Estado e as instituições religiosas, uma é total e outra é atenuada – e esta é o caso brasileiro.

“Num Estado laico todo poder emana da vontade do ser humano, e não da ideia que se tenha sobre a vontade dos deuses ou dos sacerdotes”, escreveu. “Se o poder emana do ser humano, o direito do Estado também dele emana e em seu nome há de ser exercido.”

Por isso, acrescentou, o interesse público “jamais poderá ser aferido segundo sentimentos ou ideias religiosas, ainda que se trate de religião da grande maioria da população.”

Argumentou que, assim, o que define um Estado verdadeiramente laico não são apenas a garantia da liberdade religiosa e a inexistência formal de relações entre esferas governamental e religiosa, mas também a vigência de normas que proíbam qualquer tipo de influência das crenças na atividade política e administrativa do país.

Nesse sentido, escreveu, partido que tenha em seu nome a palavra “cristão”, por exemplo, representa uma transgressão ao Estado laico. “Os partidos fornecem os candidatos aos cargos ao Legislativo e ao Executivo, que são poderes que devem ser exercidos com absoluta independência das religiões.”

Ela observou que a atual legislação não impede que a eleição de ativistas religiosos filiados a determinada crença, o que compromete “seriamente” a noção de Estado Laico. Até porque esses ativistas acabam tendo a campanha política financiada pelas igrejas.

A procuradora argumentou também que o Estado laico pressupõe “o pluralismo de ideias, a tolerância, o respeito à multiplicidade de consciência, de crenças, de convicções filosóficas, políticas e éticas”. O que, segundo Simone, é impossível de se obter quando há interferências religiosas no Estado, porque elas, por sua natureza, são redutoras e restritivas, ainda que sejam ditadas com o suposto objetivo do “bem comum”.

“Para aonde vai o direito ao Estado laico num cenário político recortado pelas religiões?”

Fonte: Noticias Gospelmais

No Brasil, número de católicos é o menor em 140 anos

ANTONIO CARLOS LACERDA
Fonte: Pravda

SÃO PAULO-BRASIL - No início desta década, o percentual de católicos no país era de 74% da população brasileira, mas agora é de 68,43%. Mesmo com a queda em torno de 7% - entre 2003 e 2009 - a religião católica ainda é a maior no Brasil e do mundo, seguida pela evangélica e pelo espiritismo.

No Brasil, número de católicos é o menor em 140 anos. 15479.jpegPesquisa da FGV também mostra que o Espírito Santo, no Sudeste do Brasil, é estado com maior número de evangélicos não pentecostais, e o número de adeptos ao catolicismo é o menor no Brasil desde 1872, segundo pesquisa divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A proporção de evangélicos, segundo a pesquisa, cresceu de 13,13% nesse mesmo período. Passou de 17,88% para 20,23% da população. E também aumentou o número de brasileiros que afirmou não ter uma religião. Eram 5,13% em 2003 e passaram para 6,72% em 2009.

Um dado curioso da pesquisa mostra que os homens são mais católicos que as mulheres. Entre os que professam alguma religião, 71,6% das mulheres são católicas contra 75,4% dos homens.

* Versão impressa
* + - Tamanho da Fonte
* Enviar para um amigo

O Estado com maior participação de evangélicos pentecostais é o Acre, no extremo Norte do Brasil (24,18%) e nas demais denominações evangélicas, que inclui as tradicionais, o líder é o Espírito Santo (15,09%). O Estado do Rio de Janeiro, no Sudeste do Brasil, é recordista em religiões espíritas (3,37%) e também nas afro-brasileiras (1,61%).

Os dados da pesquisa mostram que a maioria dos sem religião está na classe E (7,72%), seguida da classe AB (6,91%). Entre os católicos, os percentuais mais altos também estão nos extremos da distribuição de renda: 72,72% dos pobres e 69,07% nas classes AB.

A classe mais importante para os evangélicos pentecostais é a D (14,98%), seguida da E. Já as evangélicas tradicionais estão mais concentradas na faixa AB (8,35%) e C (8,72%).

O número de católicos continua caindo no Brasil, país que tem mais fiéis desta religião no mundo, e onde a porcentagem da população que se declara desta doutrina caiu de 73,79% em 2003 para 68,43% em 2009, segundo um estudo divulgado nesta terça-feira (23/08/2011).

Apesar de o catolicismo ainda ser a religião majoritária no país, a porcentagem medida em 2009 foi a menor desde 1872, quando uma pesquisa similar mostrou que 99,72% da população brasileira era católica, segundo o estudo "Mapa das Religiões no Brasil", divulgado pela Fundação Getúlio Vargas.

A redução do número de católicos no Brasil se acentuou nos últimos 30 anos, enquanto 88,96% dos brasileiros se declarou católico em 1980, essa porcentagem caiu para 83,34% em 1991 e para 73,89% em 2000.

Segundo a Fundação Getúlio Vargas, que baseou seu estudo em enquetes com cerca de 200 mil pessoas, a fuga foi maior entre os jovens entre 15 e 19 anos, quando 67,5% se declararam católicos em 2009, contra 75,2% em 2003 (perda de 7,7 pontos percentuais).

Precisamente no Estado do Rio de Janeiro, segundo o estudo, a porcentagem de católicos caiu para menos da metade da população (49,83%) e as pessoas que se declaram sem religião subiu para 15,95%.