PARANÁ

sábado, 6 de novembro de 2010

Quem morre sem Cristo vai para o céu ou para o inferno?

Pr. Gomes Silva

Por mais que alguns desavisados digam que o inferno não existe; que ele é aqui mesmo na terra, onde vive-se em meio a diversas intempéries, essa é uma realidade que muitos irão enfrentar pelo resto da vida após a sua morte física (existe a morte espiritual).

A Bíblia descreve em vários versículos a impossibilidade de alguém chegar ao céu sem passar pela cruz. Aquela mesma em que Cristo morreu para pagar pelos pecados da humanidade (Isaías 53:1-7), mais precisamente daqueles que aceitarem o Filho como seu Salvador, passando, então, a ser considerado e chamado também de filho de Deus (João 1:12).

Em João 3:16 está escrito: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Mais adiante, no capítulo 14, versículo 6, o próprio Jesus, afirma: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim”.

E não é só isso, não. Em Atos, Lucas avisou a Teófilo (1:1), que “não há salvação em nenhum outro; porque abaxido do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvados” - 4:12. Já o apóstolo Paulo, ao escrever sua primeira carta ao filho na fé, Timóteo, 2:5, diz: “Porquanto há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem”. O mesmo Paulo assegura que “Fiel é a palavra e digna de toda aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores...” – 1 Timóteo 1:15.

Para os que ainda continuam de pé, vivendo bem ou mal aqui na terra, nunca é demais avisarmos que, enquanto vida, haverá esperança de salvação. Contudo, ela só será conquistada a partir do momento em que aceitar Jesus Cristo como seu Salvador, como vimos nos textos bíblicos acima citados.

Manter-se longe do Senhor e permanecer no pecado não é nada recomendável. Afinal, assim continuando, o homem estará caminhando para o inferno, conforme Romanos 6:23 – “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor”. Por isso, não existe outro meio, outra alternativa para o homem chegar ao céu a não ser por meio de Jesus Cristo.

Outro versículo que assegura morte eterna para aqueles que abdicam da fé em Cristo é João 3:36: “Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus”.

Em assim sendo, não tenho dúvida: Ninguém vai ao Pai senão por meio de Jesus Cristo. E se isto não acontecer, obviamente, quem morrer sem Cristo vai morar com o capeta e seus asseclas.