PARANÁ

sexta-feira, 23 de março de 2012

Viagem papal: Bento XVI parte para visita ao México e Cuba

por DN.PT Hoje

Aum mês de fazer 85 anos, o Papa Bento XVI tem uma agenda reduzida na suaprimeira viagem à América de língua espanhola. Depois de três dias no centro doMéxico, seguirá para Cuba.

O avião do Papa partiu às 8.45(9.45 em Lisboa) do aeroporto de Fiumicino, em Roma. A bordo vão também 76jornalistas.

No México, onde a luta contra otráfico de droga fez 50 mil mortos em cinco anos, o objetivo é procurar"transformar o México com base nos valores cristãos que estão no ADN do povo",afirmou na terça-feira o "número dois" do Vaticano, cardeal TarcisioBertone.

Em Cuba, onde apenas 10% dos 112milhões de habitantes se consideram católicos, o Papa terá uma viagemcomplicada, procurando evitar que a sua mensagem seja indevidamente apropriadapelo regime. Depois da visita histórica em 1998 de João Paulo II, a Igrejatornou-se no principal interlocutor no Governo comunista de Raul Castro. BentoXVI deverá pedir prudentemente a liberalização política e mais direitos para oscidadãos.


Fonte: DN Globo
Fotografia © Reuters/Max Rossi

EUA: Cientista condenado por espionagem a favor de Israel

por Lusa 21 Março 2012

Um conceituado cientista espacial norte-americano foi hoje condenado a 13 anos de prisão por vender material classificado a um agente norte-americano que se fez passar por um espião israelita, informou o Departamento da Justiça.

Stewart Nozette, 54 anos, reconheceu-se culpado em setembro, no âmbito de um acordo com os procuradores e que evitou uma possível condenação a prisão perpétua. A pena aplicada relaciona-se com acusações de tentativa de espionagem, conspiração para prejudicar os Estados Unidos e evasão fiscal.

Nozette concordou em fornecer informação confidencial relacionada com o seu trabalho ultrassecreto a um agente dissimulado do FBI e que nos contactos se apresentou como um membro da Mossad, os serviços secretos de Israel.
Graduado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), Nozette trabalhou no Pentágono, no Departamento de Energia, na agência espacial NASA e no Conselho Espacial da Casa Branca, antes de fundar uma companhia tecnológica com contratos governamentais e elevados níveis de segurança.

Após os contatos com o suposto espião israelita, e de ter recebido 225.000 dólares (170.000 euros) por diversas informações fornecidas ao agente do FBI, Nozette terá ainda alegadamente solicitado dois milhões de dólares num encontro final com o agente em outubro de 2009.

Fonte: DN Globo