PARANÁ

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

DEUS É CONTIGO!

Juizes 6:12

INTRODUÇÃO
Nada melhor do que ouvir alguém importante dizer: “Eu estou contigo”. A alegria toma conta do nosso ser. É confortante. Contudo, o “estou contigo” do texto é diferente. É diferente porque quem diz é Aquele que está acima de todos os homens importantes da terra: Deus, o criador dos céus e da terra. Gideão foi um homem que teve essa experiência com o Senhor.

*TRES DETALHES A SEREM ANALISADOS NA VIDA DE GIDEÃO*

I. DEUS EXIGE FIDELIDADE
O contexto é de opressão dos midianitas e amalequitas contra o povo de Israel. Esses povos eram como gafanhotos destruindo o que os israelitas produziam.

Angustiado com toda aquela situação, o povo clamou a Deus (v.7) e o Senhor respondeu:

Eu sou o Senhor, vosso Deus; não temais os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; contudo, não destes ouvidos à minha voz” (v. 10).

Veja que aquele povo estava se desviando da verdade. Mas, o Senhor chegou logo com a exortação.

II. DEUS É SEGURANÇA – v. 12
Na realidade, Gideão não entendia a razão de tanto sofrimento, chegando ao ponto de questionar Deus que os havia tirados do Egito.

Então, o Anjo do Senhor apareceu a Gideão e lhe transmitiu a mensagem que talvez ele jamais esperou:

“O Senhor é contigo, varão valoroso!”

Gideão continuou reclamando, dizendo que Deus havia abandonado o seu povo, entregando nas mãos dos midianitas (v. 13).

Deus então manda outra resposta:
“Vai nessa tua força e livra Israel da mão dos midianitas; por ventura não te enviei eu?”

Deus colocou-se como companheiro, segurança e ajudador de Gideão. O que mais ele precisava para vencer? Nada. Só ir à luta.

De igual modo, hoje tem muitas pessoas que vivem sofrendo porque abdicaram da companhia, da amizade e da segurança do Senhor. Se você tem Deus contigo, não pare de lutar. Lute, confiando no Senhor, pois Ele é a tua segurança.

III. DEUS DÁ A VITÓRIA INDEPENDENTE DOS ADVERSÁRIOS
Existia um exército forte para guerrear contra o povo de Deus. Mas, o Senhor mandou excluir do exército israelita os tímidos e os medrosos. Só era para ficar os corajosos.

Depois que o Senhor passou a peneira, mais de 32 mil guerreiros voltaram da peleja. Ficaram apenas 300 (7:1-9). E foi com esses trezentos que o Senhor deu a vitória ao seu povo.

Deus entregou os adversários nas mão de Gideão, que depois rejeitou governar Israel, pois para Ele, esse governar pertencia ao Senhor (Juizes 7:22-23).

APLICAÇÃO
Muitas vezes contamos com muita gente para alcançar determinado objetivo. Mas, isso não é o mais importante. O importante é a presença e a companhia do Senhor.


Muitos querem evangelizar, por exemplo, mas só querem ir se tiver uma multidão com ele. Não. Duas pessoas já são suficientes para o êxito quando o Senhor está na centralidade do trabalho. Vá em frente. Deus é contigo!


CONCLUSÃO
A história de Gideão é longa e maravilhosa. Contudo, ele enfrentou muita dificuldade para compreender aquela perseguição dos midianitas e amalequitas, que destruíam tudo que Israel fazia.

Deus contemplou tudo e chamou Gideão para a tarefa de libertar Israel. Ele foi e Deus com ele. E, com apenas 300 homens, Israel foi à luta e Deus lhe deu a vitória.

Assim é você. Tem muitos desafios na sua vida? Não estás conseguindo êxito no que está fazendo? Estás perdendo a esperança? Não. Nada disso aí é a solução. Deus tem a solução. Ele te diz, hoje: “O Senhor é contigo. Vai nessa tua força”.

Nada mais é confortador do que saber que Deus está conosco. Que caminha comigo e com você. Não desista: Vá em frente. Ele é contigo. Aleluia!