PARANÁ

sábado, 6 de outubro de 2012

UM CONSELHO DE AMIGO

Pr. Gomes Silva
*Presidente da CEPEA-PB


Estamos às vésperas das eleições para prefeitos e vereadores em todo o País. Esta foi uma semana de correria, de palavrões, de acusações, difamação, xingamentos e desejos malignos no coração de muitos eleitores, apaixonados politicamente. Foi a última semana de caça aos votos necessários para coroar alguém com a vitória.

Mas é de bom alvitre ressaltar que a eleição é um meio para o cidadão brasileiro exercer a democracia, conquistada com muita luta por homens e mulheres desbravadores, que enfrentaram atrocidades em nome da liberdade de expressão. Com muito suor, isto acabou acontecendo, dando-nos a oportunidade de expressarmos a nossa opinião, os nossos desejos, nossos sentimentos e até mesmo, e principalmente, neste momento, a opção de escolha entre inúmeras pessoas, uma para ser o prefeito de sua cidade. E tudo isto precisa ser respeitado.


Precisamos respeitar a preferência de alguém por determinado candidato; devemos respeitar as manifestações em torno de alguém, que, da mesma forma, pode ter as mesmas condições para administrar a sua cidade com os mesmos dotes daquela que conquistou a sua preferência. Infelizmente, estamos em pleno século 21 e muita gente continua cega em relação aos direitos de outrem. Esquecem que a democracia é para todos e deve ser praticada em qualquer região ou cidade do País.


Tenho 51 anos, 25 dos quais foram vividos no meio político, na condição de locutor de palanque, de coordenador político, candidato e assessor de Imprensa. Vi muitas coisas acontecerem que, se fosse contado, boa parte dos ouvintes não iria entender. Quantas brigas, intrigas, vidas ceifadas e famílias destruídas durante períodos eleitorais em troca de nada. A política passa, deixando eleitos e derrotados já planejando o próximo pleito e composições, inclusive, com adversários visando ao segundo turno (onde existirá), enquanto que muitos eleitores permanecem apenas na esperança de conquistar um lugar ao sol, o que nem sempre acontece.


Quero que você entenda, querido internauta. O pleito político existe porque é um processo criado para eleger alguém para um período determinado. Mas, a população de uma cidade não pode rivalizar eternamente, tornando-se escrava do sistema. Muitos se movem em torno de uma ambição partidária, porém, nada fazem em prol de sua própria família. Outros guerreiam por determinado nome, mas não abrem a boca para defender as causas do Reino de Deus, que é muito mais importante do que tudo isto.


Comemore a vitória dos seus candidatos, mas respeite os adversários momentaneamente. Porque o processo passa, os eleitos assumem suas responsabilidades; os derrotados de hoje vão trabalhar para ganhar na próxima eleição; e você, eleitor, vai continuar sua rotina de trabalho árduo para garantir a sua sobrevivência bem como daqueles que estão sob a sua tutela.


A Bíblia diz no livro de provérbios 22:3: “
O homem prudente (aquele que tem prudência, que é discreto, comedido, moderado, seguro e sábio) percebe o perigo e se afasta em busca de refúgio; o inexperiente segue adiante e sofre as conseqüências”.


Deus quer te dar uma vitória muito mais importante. É a vitória da vida eterna, que será desfrutada na mansão celestial, numa convivência constante com o Senhor Jesus Cristo.


*
CEPEA - Comunidade Evangélica Pentecostal Expressão de Amor
www.cepeapb.com.br