PARANÁ

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

O BRASIL PERDE UM SERVO DE JESUS!

Gomes Silva

Nesta segunda-feira (12/09), o Brasil e, especificamente a Comunidade Evangélica, perdeu um de seus maiores expoentes da palavra de Deus: Paulo Romão Solonca, pastor emérito da Primeira Igreja Batista de Florianópolis (SC).

Chamado e vocacionado por Deus para a missão do discipulado, o pastor e escritor Paulo Solonca encerrou seu período transitório aqui na terra, onde deixou seu legado a ser seguido por aqueles que vislumbram – como ele próprio – dias melhores para a igreja que investe em discipulado e o bem-estar da família. Não foi por acaso que ele disse: “Discipulado é um trabalho artesanal. Não se produzem discípulos em série, nem em massa. Isto custa tempo, dedicação e paciência”. Aliás, paciência era o que não lhe faltava.

Foi graças a “paixão” pelo discipulado do então garoto Paulo Solonca, que um grupo de jovens passou a se reunir em 1973, na Rua Costa Barros, Vila Alpina-SP, para estudar, compartilhar a Palavra de Deus e orar sob a responsabilidade do irmão Solonca. Um ano depois, no dia 23 de dezembro de 1974, num culto solene realizado no templo da I.B. de Casa Verde, foi organizada a Igreja Batista Pedras Vivas, com trinta e três membros, incluindo Paulo Solonca, já ordenado pastor daquela. Posteriormente, chegou a dirigir diversas igrejas, sendo a mais conhecida a Primeira Igreja Batista de Florianópolis da qual foi seu pastor titular pelo período de 17 anos.

Apaixonado pela vida abundante oferecida por Jesus, de que se considerava um discípulo, Solonca foi acompanhando a evolução do tempo e da tecnologia, ampliando seus conhecimentos na área teológica e transmitindo-os a outrem da mesma forma como outro Paulo, o apóstolo, havia instruído o garoto Timóteo (2 Tm 2:1-4) na sua missão pastoral. Sua versatilidade na explanação do Evangelho de Jesus Cristo e o seu entusiasmo no preparo de lideranças comprometidas com o Reino de Deus proporcionaram a ele todas as condições para gravar nas páginas de diversos livros o que achava de mais importante para a vida dos servos de Deus: seja ministério, seja  família.

Como escritor, Paulo Solonca escreveu vários livros de reflexão espiritual e da série de Manuais para Discipulado editado pela SOCEP (Sociedade Evangélica de Publicações); era graduado e docente do Instituto Haggai do Brasil e colaborou com outros ministérios como o TOPIC (Trainers Of Pastors International Coalition), AICP (Aliança Internacional de Capacitadores de Pastores), além de sido um dos fundadores da Associação de Discipuladores Cristãos - ADC.

Durante 30 anos de ministério, aconselhando e ministrando para casais, Solonca contava com a companhia e o apoio irrestrito da sua esposa, Noêmia Solonca, com a qual escreveu alguns livros, entre eles: “Discipulando Casais”. De união conjugal nasceram três filhos: Milca, Keila e Jason.

Como conferencista, Paulo Solonca era um dos mais conceituados no Brasil nas áreas da família, discipulado e liderança cristã. Conheceu centenas de grande cidades, principalmente do Brasil. Uma delas é Campina Grande(PB), onde foi palestrante do Encontro Para a Consciência Cristã nas edições de 2008, 2009, 2010 e 2011. Na Rainha da Borborema sempre deixou a sua admiração pela Consciência Cristã a partir da “coragem”, determinação dos que o fazem e pela participação voluntária de centenas de irmãos. Mas, mas nunca se esqueceu dos pilares em que o evento está focado: Exaltar a pessoa de Jesus Cristo, edificar a Igreja, defender os princípios da fé cristã e propagar o evangelho da cruz. E sempre expressava o seu entusiasmo com a possibilidade de um avivamento no País a partir de Campina Grande.

Contudo - e mesmo sendo a pessoa admirável por aqueles que o conhecia -, Paulo Solonca era um pensador. Acompanhava os fatos mais importantes do Brasil e do Mundo, independente da área, sempre expressando sua opinião.

Para os que pensavam em desistir, ele dizia: “A pessoa que decide parar para esperar que as coisas melhorem, verificará mais tarde que aquele que não parou e colaborou com o tempo - está tão longe que jamais poderá ser alcançado”.

Para os orgulhosos, dizia Solonca: “O maior inimigo do homem é o seu próprio "EGO". Já dizia Tiago "Cada um é tentado segundo a sua própria cobiça, sendo por ela arrastado e seduzido. Este desejo gera o pecado e o pecado, apos consumado, gera a morte". Talvez você não seu deu conta de quão egoísta você tem sido desde a sua infância. Que tal, a partir de hoje ser mais altruísta”?

Solonca sempre discordou dos seguidores de Calvino e de Armínio, exortando-os: “Nem Calvino nem Armínio. Apenas Cristo, o Filho do Deus Altíssimo. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. NEle estão ocultos todos os tesouros do conhecimento. Perdem tempo os que constroem sua fé e valores sobre a pretensa sabedoria humana”.

Sobre teologia, dizia aquele discípulo de Cristo: “Prefiro ficar junto dos ´remadores do último porão´ do que perder meu precioso tempo discutindo teologia e assuntos relacionados à letra que alimenta a soberba, separa, confunde, divide e mata”.

E para ele, ao chegar à presença de Deus, afirmava: Quando chegarmos à eternidade, seguramente vamos ouvir do Senhor dos Senhores: "Vocês complicaram tudo".


"Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé". "Porquanto pra mim o viver é Cristo, o morrer é ganho".




LULA, OS BRASILEIROS TEM MEMÓRIA!

Gomes Silva
Um dia após ser denunciado pelo Ministério Público Federal – MPF, por corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro público, o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, fez um pronunciamento na tarde desta quinta-feira (15/09), numa tentativa de desqualificar as denúncias do MPF contra ele.

O “líder” do esquema – segundo os denunciantes - defendeu também a esposa, Marisa Letícia; o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, o ex-presidente da OAS, Léo Pinheiro; e quatro pessoas relacionadas à empreiteira OAS: Agenor Franklin Magalhães Medeiros, Paulo Roberto Valente Gordilho, Fábio Hori Yonamine e Roberto Moreira Ferreira.

Lula chorou, reclamou, detonou o Ministério Público Federal e fez uma declaração prá lá de absurda: “Se tem uma coisa que eu me orgulho, neste País, é que não tem uma viva alma mais honesta do que eu. Nem dentro da Polícia Federal, nem dentro do Ministério Público, nem dentro da igreja católica, nem dentro da igreja evangélica. Pode ter igual, mas eu duvido”, disse. (grifos meus).

Finalmente “encontramos” um homem “honesto”, ê, ê, ê. Honesto? Mas não é a mesma pessoa que chefiou, segundo o MPF, o esquema de corrupção no Brasil, durante os governos do PT?

Meu querido “Lulinha” – uma maneira carinhosa de respeito – acredito que o senhor perdeu uma grande oportunidade para ficar calado. Falou o que não deveria, falou besteiras além da conta e ainda desqualificou seus denunciantes. Lula, o senhor brincou com a inteligência do povo. Achou que iria sensibilizar os brasileiros com aquelas lágrimas (de crocodilo), o que somente aconteceu àquela turminha que estava ao teu lado tentando encontrar um amplo melhor para a fotografia.

Não lula. O Brasil já não acredita mais nas mentiras que cobriram esta nação durante os governos do PT. A mentira tem pernas curtas e sempre desaparece quando a verdade aparece. Sim, ela apareceu. Conforme o MPF, o senhor chefiou o maior esquema criminoso de propina, que fora implantado no País e que acabou com Petrobras.

Não temos outra escolha, querido Lula, senão conscientizar nosso povo (aquele mesmo que ainda não se permitiu conhecer a verdade e mantém-se cego a essa filosofia comunista do PT), para que não vote nunca mais nesse partido. Diga não ao PT.

Lula, como o senhor falou no nome de Jesus Cristo, responda: Diante de Deus e dos fatos que o Ministério Público Federal constatou sobre a sua pessoa, tu eis realmente um homem honesto?

Uma coisa eu preciso te lembrar, caro Lula: O Brasil não é uma brincadeira para o senhor ficar debochando o povo contrário a sua postura. Este País tem memória. Tem uma longa e fantástica história. Pena que a sua reminiscência, ao que parece, já não tem a mesma desenvoltura.

A democracia, que tanto o senhor fala e cobra observância de outros homens públicos, é a mesma que tira do poder aqueles que se acham insubstituível, cometem atos de corrupção e improbidade administrativa.

O País está dividido. Em quem acreditar? Em Lula ou no MPF, que levou vários meses para concluir que ele é mesmo o chefe do maior esquema de corrupção passiva e lavagem de dinheiro público? Até prova em contrário acredito na denúncia, pois, nestes casos de corrupção, vejo o MPF e a Polícia Federal (leia-se Lava-jato), trabalharem com muita eficiência nas investigações dos fatos durante dois anos e meio.