PARANÁ

segunda-feira, 28 de abril de 2008

EMBATE ACIRRADO EM PICUÍ

NOMES FORTES VÃO À "LUTA"
É o que se espera para a próxima eleição municipal. Pelo menos dois nomes deverão ser lançados para fazer frente ao atual prefeito, Buba Germano: os ex-prefeitos Severino Pereira Gomes e João Batista Balduíno.

Os três fizeram muito pela nossa terra. Disso não há dúvida. Contudo, sobressaíram em algumas áreas e pecaram em outras.

Buba ajeitou a cidade, dando aspecto administrativo que não existia. Foi bom para a área do esporte, mas não tão bom quanto Balduíno (é o que entendo, mesmo estando de longe), que não soube se articular bem ao ponto de manter o grupo que lhe dera sustentação quando de sua primeira eleição vitoriosa.

Os dois não foram bons para o povo quanto Severino Gomes, que passou um tempo longe da política local, período em que fora prefeito da “recém-emancipada” Baraúna, onde fez história.
Severino Gomes pecou em alguns detalhes, principalmente em não ouvir pessoas que sempre estiveram ao seu lado. Também não soube administrar o que era seu. Deu tudo o que tinha ao povo e ficou na situação que está hoje. Quanto a sua administração, deixo para a opinião dos mais “velhos”. Eu sou suspeito porque sempre estive ao seu lado e sempre estarei. Afinal, foi um dos políticos sérios e honestos que vi na Paraíba.

Mas, as obras de sua administração ainda são vistas e lembradas pelo povo.
Contudo minha opinião é a de que Severino Gomes deveria ter permanecido em Baraúna.

ARAÚJO NETO
Fiquei sabendo que o amigo (de verdade) e companheiro de jornalismo João Pedro Araújo, o nosso querido Araújo Neto (foto), é um dos fortes candidatos entre os que disputarão cadeiras na Câmara Municipal.

Aliás, há muito que Picuí deve a alguns de seus habitantes. Araújo é um deles. Por que não elegê-lo para representar o povo no Poder Legislativo Mirim? Como sabemos, mesmo não sendo detentor de cargo político em nosso município, ele tem sido um grande defensor das causas em prol do município e tem conseguido muita coisa para o povo. Claro que muitos não sabem disso, porém os beneficiados, certamente, jamais esquecerão.

Torço para que o amigo Araújo, dessa vez, comemore a vitória. E nós também, claro.

BARAÚNA
Briga boa vai acontecer, sim, em Baraúna (estou com saudade dessa linda terra!). A atual prefeita, Maria de Fátima, vai enfrentar nada menos do que Adilson do Feijão, que é casado com a irmã do marido da prefeita. Pense que coisa!

É bom lembrar que Fátima venceu a eleição contra Severino Gomes porque Adilson trabalhou demais para ela. Em todos os sentidos. Mas ela não soube retribuir essa confiança e rachou com ele. Agora, não me pergunte o porquê.

Fico triste porque gosto muito de Severino Gomes, Adilson e de Fátima, que foi secretária de Educação no governo municipal na administração dos dois primeiros. Fui funcionário da Prefeitura com eles – mesmo depois do racha de Adilson com Severino Gomes -, mas não imaginava que os trocos fossem dados seguidamente e com tanta rapidez. Infelizmente.

É hora de Fátima e Adilson – todos dentro da mesma famílias – se unirem em torno do progresso de Baraúna.

DAVIA/ANA MANGUEIRA
Estive neste domingo (27/04) na granja dos amigos David e Ana (na foto, os dois de amarelo) Mangueira, na zona rural de Campina Grande. Ali próximo a São José da Mata. Fui acompanhado do pastor Euder Faber, presidente da VINACC, de sua esposa, Janeide Feitosa, e de suas filhas: Júlia e Rebeca.

Foi um dia maravilhoso. David e a Doutora Ana Mangueira (e sua família), que agora são pastores da Igreja Assembléia de Deus, nos recepcionou maravilhosamente.

RECADO PARA BUBA
Meu querido prefeito Buba Germano, prefeito de Picuí, minha terra natal: visitei o site http://www.picui.pb.gov.br/ e pude ver que ainda falta muita coisa para atender as exigências dos internautas picuienses que estão em outras plagas e que sempre buscam informação do que acontece na terrinha. Claro tem informações precisas, contudo dá para ser melhor.

Digo isto porque o site é de responsabilidade da Prefeitura. A cada secretaria deveria ser disponibilizado uma página no site com o trabalho desenvolvido. Exemplos: Secretarias de Saúde, Esportes, Agricultura, Promoção Social e Contas Públicas etc. Gostei da estrutura da Secretaria de Infra-estrutura, sobretudo na questão de gráficos, embora nem todos entendam, pois falta uma melhor explicação. Além disso, a atualização demora muito.

RÁPIDAS
...Achei devagar os trabalhos que está sendo executados na construção do Hospital Regional ora em construção em Campina Grande. Claro, reconhecemos que o governador Cássio Cunha Lima tem passado por sérias dificuldades em seu segundo mandato.

...O ex-vereador Iramir Barreto deve ser um dos próximos a serem nomeados secretários do município de Campina Grande pelo prefeito Veneziano Vital do Rêgo. Merece! Iramir é um homem sério e trabalhador que todo administrador quer ao seu lado. Eu o conheço muito bem!

... Sabemos que adversários sempre encontram uma razão para falar de quem está no poder, mas o prefeito de Alagoa Grande, Bôda, que está concluindo seu segundo mandato, deve fazer seu substituto, pois vem fazendo uma administração digna de elogios. Parabéns, prefeito!

Por hoje é só. Que tenhamos uma semana maravilhosa!

Gomes Silva é natural de Picuí, jornalista e pastor evangélico, estando atualmente dirigindo a Igreja Batista Independente em Parnaíba-PI.