PARANÁ

terça-feira, 10 de junho de 2008

Sociedade Em Foco

ANIVERSÁRIO
Ontem foi o aniversário da minha querida Emanuela Sakarov (foto ao lado da mãe Eliza). Graças a Deus ela recebeu inúmeras visitas de membros da Igreja Batista Independente em Parnaíba e de pessoas amigas da cidade.
A comemoração foi simples, porém em meio a um jantar ao melhor estilo paraibano.

EM ALAGOA GRANDE
Por falar em aniversariante quem estará mudando de idade no próximo dia 18 (junho) é a querida Janaína Geminiano de Albuquerque. Natural de Alagoa Grande-PB, ela certamente será muito felicitada pelo vasto círculo de amizades e pelos seus pais: Marlene e “seu” Neco, e pelos irmãos: Janicléa, Janileide e Odilon.

Ainda em Alagoa Grande, Luzia Chaves da Silva, aniversariou no último dia 5. Foi uma festança ao lado do filho George e da nora Janice, e de amigos.
A todos vocês os nossos parabéns!
A saudade de vocês me levará a Alagoa Grande em breve.

CASAMENTO
Este ano veio mesmo para ficar marcado na vida de alguns irmãos nossos lá na Paraíba. Na virada do ano casou Janaina, lá em Alagoa Grande; depois foi a vez de Adson com Tamirys; a minha cunhada Elizaneide com Emanuel (lá em Picuí); e de Jéssyka, filha do pastor Sidney Nunes; e estamos nos preparando para os casórios de Raquel com Betoven, além de Raissa, filha do pastor Ronie Batista. Lá em Fortaleza (CE), a campinense Analice se prepara para casar com Buriti no final do ano. O casamento acontecerá em Campina Grande. Vou estar lá!

E as novidades não param por ai. Parece que mais um casamento vai pintar no pedaço ainda este ano. E agora dentro de nossa própria casa. Tô ficando velho, Araújo Neto – rsrsrssr!

Não há dúvida: 2008 é um ano casamenteiro.

TAVINHO MIRANDA
O querido cronista social, Tavinho Miranda, um dos mais conceituados na Paraíba, está se preparando para realizar mais uma grande promoção de glamour na Rainha da Borborema. Deverá acontecer nos salões luxuosos do Restaurante Picanha 200, ali no início da Rua Manoel Tavares, na saída de Campina Grande para o Brejo, contando com a presença da fina flor da sociedade serrana.

Kátia Virgínia e Gabmar Cavalcanti serão as atrações musicais.
Agradeço o convite.


EM PICUÍ
Com o nosso retorno à Paraíba, certamente estaremos em breve revendo familiares e amigos em Picuí ao mesmo tempo em que colocaremos os assuntos em dia.

Por falar em Picuí a “briga” pela Prefeitura promete ser uma das mais acirradas este ano na Paraíba.
Gomes é franco atirador na corrida sucessória de Buba, que tentará a reeleição. Mas o ex-prefeito garante que dessa vez não tem pra ninguém. Enquanto isso o jornalista Araújo Neto corre contra o tempo para garantir uma vaga no Legislativo Mirim. Contudo, primeiro eles têm que garantir candidatura na convenção municipal de seus partidos.
Vamos nessa, minha gente!

SHOW DE COBERTURA
A direção da Rádio Cenecista de Picuí, da qual tenho o prazer de ser um de seus fundadores (entenda, inicialmente como zelador e posteriormente como operador de áudio e locutor-apresentador), prepara uma grande cobertura jornalística das eleições que se aproximam. A equipe contará com J. Tavares, Francisco Araújo, Jair Gomes e Ailton Barbosa além de técnicos e plantonistas.

Além do embate em Picuí a emissora acompanhará tudo que irá acontecer nas cidades do Curimataú: Frei Martinho, Nova Palmeira, Pedra Lavrada, Cuité, Nova Floresta, Barra de Santa Rosa e Baraúna.


DECEPÇÕES EM PARNAÍBA
Aqui em Parnaíba-PI, a população continua decepcionada. Sabe com que? Com o Parnaíba Esporte Clube, desclassificado logo na fase classificatória para as finais do Campeonato Estadual. Em Campina Grande, raposeiros e trezeanos são apaixonados pelos seus times, mas os daqui vão mais além. Incrível. Idolatria pura! A desclassificação foi há mais de um mês, mas os torcedores não se cansam de comentar o fiasco. Eles não se conformam com o que aconteceu.

A outra decepção é com o prefeito José Hamilton. Como não sou daqui, fico por fora. Infelizmente a cidade é grande, mais de 150 mil habitantes, mas sente a falta de indústrias e de fábricas para empregar a tantos que estão sofrendo com o desemprego. Mas o problema não é de agora. José Hamilton está na Prefeitura há quatro anos e a cidade existe há décadas convivendo com o descaso de muitos que passaram anteriormente pela administração municipal.

MUDANÇAS NA RB
Fui informado pelo pastor Euder Faber, presidente da VINACC, que a Rádio Borborema realmente passou por grandes mudanças. A começar pelo nome. Passou de Rádio Borborema para Rádio Clube Borborema, além das novas instalações, coisa de primeiro mundo.

Fico feliz em saber que os Associados em Campina Grande estão crescendo. Aliás, tive o prazer de apresentar programas esportivos ali ao lado de amigos como Romildo Nascimento, Gutemberg Simões, Manoel Batista e tantos outros, ao final dos quais (sempre às segundas-feiras) era me concedido pelo menos cinco minutos para falar da palavra de Deus.

E volto, se assim Deus me permitir, aos microfones da Rádio Clube Borborema a partir de agosto para apresentar o programa Consciência Cristã em Foco.

É FILOSOFIA?
Quando alguém deixar um lugar e pessoas com lágrimas nos olhos é porque alguma coisa boa ficou do seu proceder – pastor Gomes Silva.

POESIA (eu de novo)
Caminhando e cantando eu vou
Como os que na palavra se esmeram
Levando a mensagem que me salvou
A tantos que sem vida me esperam


Pastor Gomes Silva é jornalista profissional (DRT/PB nº 1.048) e coordenador de Comunicação da Visão Nacional Para a Consciência Cristã – VINACC; e Especialista em Comunicação Educacional pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB.
__________________
Se você tem algo que possamos divulgar em nossas colunas online pode enviar para: pr.gomessilvapi@gmail.com ou pode ligar para (86) 3323 6444.

Permissividade de Deus

PERMISSÃO DE DEUS
Nada se faz sem a permissividade de Deus. Por mais que os cientistas da linhagem contrária se limitem em dizer que tudo tem que ser provado pela ciência em detrimento da fé e filósofos com a mentalidade iluminista afirmem que o homem tem o pensamento livre, porém obtendo conhecimento apenas por intermédio da razão humana, a verdade é essa: Tudo que acontece, acontece por causa da permissão de um ser supremo: O criador.
Por isso o crente deve dizer sempre: Se Deus quiser farei isso ou aquilo.

FRASE INSPIRADA
Está no livro Ensaio Apologético, página 23: O ser humano que segue inflexivelmente a busca da razão em direção ao seu fim é ateu ou, na melhor das hipóteses, agnóstico.

RECLAMANDO DE DEUS - I
Quando Deus mandou Moisés e Arão tirarem o povo do Egito em direção à terra prometida, os israelitas murmuraram dos dois, afirmando: Vocês (Moisés de Arão) nos trouxeram a este deserto para fazer morrer de fome toda esta multidão (Ex 16:3b). Só que, com essa postura, os israelitas estavam reclamando de Deus, pois foi Ele quem determinou a viagem pelo deserto.

RECLAMANDO DE DEUS – II
Deus ouviu as reclamações dos israelitas e não deixou faltar comida, calçados etc. mandou maná, cordonizes para os alimentar e água para “matar” sua sede. Contudo, os israelitas, teimosos e rebeldes, continuavam murmurando, pensando em voltar para o Egito.

HOJE NÃO É DIFERENTE!
Muita gente, já convivendo com o evangelho há anos, reclama do Senhor quando o sapato começa a apertar. E como os israelitas que saíram do Egito, os de hoje logo pensam em desistir, afirmando: Quando eu não era crente a minha vida não tinha tantos problemas. Tinha, sim! O que acontecia é que a cegueira espiritual era tão grande que não se dava conta da magnitude do problema.
Mas eu tenho um conselho: Não voltes para o Egito. Se com Deus você acha que está difícil, imagine sua vida sem a direção divina. Será um inferno. Com certeza!

ACONTECEU EM PARNAÍBA
Em Parnaíba, interior do Piauí, acontece cada coisa inacreditável. Recentemente, uma igreja fez consagração, vigília e tudo que tinha direito, pedindo a Deus para tirar um determinado pastor de outra igreja. De ministério diferente!
A justificativa era a de que o pastor não merecia estar passando pelas humilhações e sendo perseguido pelos próprios membros da igreja que estava dirigindo.
E tem isso no meio evangélico? Que coisa!

SER PASTOR...
...É o título do livro do pastor Pedro Mendes, que está à venda pela Editora Batista Independente. Li o livro e pude tirar muitas lições para a minha vida ministerial. É um tratado excelente sobre a vocação pastoral, embasada na vasta experiência que o autor possui na área.
Aos meus colegas pastores, a indicação. Façam como eu: Leia o livro Ser Pastor e aprendam com a experiência de quem já está calejado com o ministério do bem cuidar.

A Editora Batista Independente lançou também “Mulheres e Suas Experiências com Deus”, mas ainda não o conheço. Pelo título, uma boa pedida! (pedidos: editora@cibi.org.br ou 19 – 3296 1560).

DE MADRUGADA TAMBÉM
Semeia pela manhã a tua semente e à tarde não repouses a mão, porque não sabes qual prosperará – Eclesiastes 11:6. Eu acrescento ainda: De madrugada, como agora, também podemos semear a preciosa da Palavra de Deus através de reflexões.
Aliás, tem ovelha que chega à casa do pastor às 7 ou 8 horas e o encontra dormindo. E, curioso, pergunta: dormindo a esta hora pastor? Mas dificilmente pergunta a que horas ele foi dormir. Engraçado!
Essas ovelhas nem sabem que existem pastores que gastam tempo na meditação, estudo da palavra e outras coisitas mais justamente para lhes dar uma boa alimentação no momento da pregação ou da ministração de um estudo.

MINHA GRATIDÃO
Concluo a coluna de hoje agradecendo aos pastores Marcos Damião, Marcelo Holanda, Ronie Batista e Sidnei Nunes, da Igreja O Brasil para Cristo; Jorge Noda, da Igreja Presbiteriana do Brasil; Jamilson Silva, da Igreja do Nazareno; Ivandro Costa, da Igreja Batista Nacional; Átila Vieira e Everaldo Trajano, da Igreja Batista Independente Getsêmani; e Gilberto Abrantes, da Igreja Batista Betel; o irmão Márcio Nunes, da Igreja Evangélica Congregacional El-Shaddai, todos lá em Campina Grande-PB, e tantos outros amigos espalhados pelo Brasil, a exemplo de Carlos Alberto, em São Paulo, o paraibano Marinaldo, radicado no Rio de Janeiro, e o irmão Adão, em Goiânia (GO), que tem nos abençoado com o envio de bíblicas e harpas cristãs.

Obrigados a todos pelas orações a Deus intercedendo por mim e a minha família, aqui em Parnaíba-PI. Em breve estaremos de volta à Rainha da Borborema. Se esta for mesmo a vontade de Deus.

O meu amor seja com todos os (leitores desta coluna) em Cristo Jesus – 2 Co 16:24.

Pastor Gomes Silva é jornalista profissional (DRT/PB nº 1.048) e coordenador de Comunicação da Visão Nacional Para a Consciência Cristã – VINACC; e Especialista em Comunicação Educacional pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB.