PARANÁ

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

A determinação do sexo ocorre no momento da fecundação e não por construção social, diz bióloga

Drª Mariana Sá [Foto: reprodução]


JOÃO PESSOA - Indiscutivelmente, o Brasil “acordou” para diversas realidades que permeiam a sociedade de forma avassaladora. Uma delas é a ideologia de gênero (ideologia, em um sentido amplo, significa aquilo que seria ou é ideal) o que tem sido contestado por estudiosos nas áreas da biologia, psicanálise, cientistas e por representantes do povo na esfera dos três poderes na iminência de oficializar ou refutar a sua a institucionalização.

A “ideologia de gênero” – na ânsia de anular o aspecto natural do ser humano -, afirma que ninguém homem ou mulher, mas deve construir sua própria identidade, isto é, o seu gênero ao longo de sua vida. Esse “gênero” seria, então, uma construção pessoal, auto- definida, e ninguém deveria ser identificado como “homem” ou como “mulher”, mas teria que inventar sua própria identidade.

Essa ideia contraria a biologia - ciência que estuda a vida e os organismos vivos, sua estrutura, crescimento, funcionamento, reprodução, origem, evolução, distribuição, bem como suas relações com o ambiente e entre si; biociência e ciências biológicas.

De acordo com a bióloga Mariana Sá, formada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e mestre em Sistemática e Evolução pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), professora do UNIPÊ João Pessoa, "não se pode contrariar o aspecto natural, pois a genética explica que o sexo é definido pelos nossos cromossomos, um deles, que são chamados de cromossomos sexuais (XY masculino; XX feminino)".

Segundo ela, a determinação do sexo ocorre no momento da fecundação do óvulo.

Apesar de reconhecer a “ideologia de gênero”, como sendo um elemento ligado a psique (psicologia), Mariana Sá disse que por mais que uma pessoa nasça mulher e não se sinta mulher, pode até mudar a feição para homem, tomando hormônios, alterar o metabolismo, não vai deixar de ter os cromossomos relativos a ser mulher.

Para os defensores da “ideologia de gênero”, homens e mulheres são meras construções sociais, mas a bióloga faz uma ressalva:

“Na realidade, todos nós somos produtos de construções sociais, pois somos influenciados por várias coisas, exemplo da família e dos amigos, etc. Daí, porém, alguém se tornar homem ou mulher por uma construção social não tem nada a ver, porque ser homem ou ser mulher é um fato genético. E não é controlado pela sociedade, e sim, pela biologia, quando define se vai ser homem ou mulher através do arranjo de cromossomos que se organizam de forma a dizer qual é o sexo”, destacou.

Ela explicou que a “biologia” não é convidada para as discussões. No máximo se convida médicos. E quem é médico afirma, segundo Mariana Sá, que na realidade não existe “gênero”. O que existe é o sexo, masculino e feminino. Contudo, ela ressalta um ponto pouco explorado é a desonestidade intelectual.

“O desenvolvimento do caráter, a posteriori, que entra nessa questão da construção, é muito predominante, muito embora eu considere de uma desonestidade intelectual muito grande. Como por exemplo: Os homossexuais dizem que ser homem ou ser mulher é uma construção social, mas eles mesmos dizem que nasceram gays. Então, se alguém não nasce homem ou mulher, não poderia nascer gay, ainda mais porque isto não é uma questão de opção sexual e sim, cromossômica. Ou nascem fêmea ou macho. Isso é em qualquer lugar do reino animal”, explicou.

Para a bióloga Mariana Sá o que existe “é uma moda” de momento, porém perigosa, a exemplo do desenvolvimento de arte de uma forma muito impactante e usando crianças.

“Se se for impactante para adulto não incomoda. Agora não dá para usar crianças nessas concentrações. E os próprios meios de comunicação tentam validar que ninguém nasce homem ou mulher”, disse Mariana Sá para quem “existe muita hipocrisia da parte de apresentadores, divulgadores de maneira geral”. E explicou:

“Ora, eles defendem essa ´ideologia de gênero’, fora de casa, mas dentro delas não aceitam nada disso. Então, se em seus lares eles não criam seus filhos sem sexo, é porque os divulgadores acreditam em sexo e vivem do modo tradicional. Nesse caso é hipocrisia dele“, disse.

Jorn. Gomes Silva