PARANÁ

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Ibope vai divulgar pesquisa em CG nesta 6ª

Pr. Gomes Silva
Jornalista

O Ibope, com sede em Recife-PE, está em Campina Grande, para ouvir 602 pessoas com faixas etárias, escolaridades e profissões diferenciadas. O resultado da pesquisa será publicado na noite desta sexta-feira (14/9), pela TV Paraíba. Na próxima semana será a vez de João Pessoa.

Eu tinha uma Impressão negativa do Ibope. Hoje, no entanto, tive a oportunidade de tirar muitas dúvidas sobre essas pesquisas. Não quero com isso, isentá-lo de algum erro cometido por ele no passado nem muito menos assegurar que não existam equívocos.

Conversei com uma funcionária do Ibope, residente em Recife-PB, e ela me mostrou como funciona a pesquisa de intenção de votos. Segundo ela, quando os enviados pelo Instituto vão ao campo já saem sabendo quantas pessoas irão “abordar”, quantidades de pessoas do sexo feminino e masculino, o número de entrevistados com primeiro, segundo e terceiro graus completos e incompletos; o número de cidadãos que trabalham na construção civil, comércio, indústria, entre outros itens.

Confesso que tentei ser ouvido, mas não me permitido já que tenho curso superior e a cota para esse grau de escolaridade já havia sido preenchida. Minha esposa, pelo fato de trabalhar no comércio, também não pode opinar pois o número destinado para essa classe profissional também já havia sido concluído.

Além disso – não sei se isto aconteceu sempre em outras pesquisas -, cada funcionário(a) do Ibope anda com uma urna a tira-colo para ser colocado o voto de cada pessoa, justamente para que não se saiba antecipadamente – antes da abertura das urnas -, quem está à frente das pesquisas. É bom lembrar que as pessoas assinalam seu candidato preferido como se estivesse votando no modo antigo: célula com o nome de todos os candidatos.

Pelo que vi, dá para confiar-lhe um pouco de credibilidade.