PARANÁ

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Segunda-feira é Dia Nacional da Mamografia


Na próxima segunda-feira, 5 de fevereiro, é celebrado o Dia Nacional da Mamografia. O exame é de extrema importância para  as mulheres, no que diz respeito a identificação do câncer de mama, descoberta de nódulos, microcalcificações, áreas densas assimétricas ou distorções da arquitetura mamária.


A data é comemorada desde 2008, com a sanção da  Lei nº 11.695 que tem como o maior objetivo incentivar a realização de mamografias não apenas no mês de outubro, quando acontece as já tradicionais campanhas do Outubro Rosa.


Com o diagnóstico por imagem (radiografia), a mamografia estuda os tecidos mamários, através de um equipamento específico chamado “Mamógrafo”, que identifica lesões, nódulos e outras anormalidades, por menor que sejam e que passariam despercebidas no autoexame.


O Ministério da Saúde recomenda que a mamografia seja realizada a partir dos 40 anos, anualmente ou a cada 2 anos. Para mulheres que apresentam casos de câncer de mama na família, o ideal é que os exames de mamografia comecem a partir dos 35 anos. No entanto, o ginecologista ou mastologista da paciente pode sugerir a realização do exame antes, levando em consideração a suspeita de nódulos, tumores e outros fatores preocupantes.


A Imago Radiologia e Diagnóstico por Imagem, que atua há 5 anos em Campina Grande, também realiza o exame de mamografia e conta com uma equipe médica formada por 10 médicos especializados.


Estamos à disposição da imprensa campinense para entrevistas sobre o exame de mamografia e a necessidade de sua realização não apenas no mês de outubro. A  Imago Radiologia e Diagnóstico por Imagem tem duas unidades na cidade, sendo uma no Edifício San Pietro, sala 01, Rua Montevidéu, nº 382, Bela Vista e a segunda unidade está localizada na Rua Dom Pedro II, nº 720, Prata (próximo ao Terminal de Integração).


Caso a pauta interesse, o nosso setor administrativo está disponível para agendar as entrevistas, o contato pode ser feito com Karoline Varão, no seguinte número (83) 9 9645-5995.