PARANÁ

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

VITÓRIA NO ÊXODO É UM EXEMPLO DE VIDA EXITOSA EM CRISTO

Texto: Êxodo 13:17-14:31
Autor: Pr. Gomes Silva

Mensagem central: Deus redime a seu povo e o transforma em uma nação. Da mesma forma, Jesus Cristo pagou nossas dívidas para que fôssemos transformados e voltássemos a ter comunhão com Deus.

I. INTRODUÇÃO
A rota mais curta dos filhos de Israel para a terra Prometida teria sido através do país dos filisteus, mas isto teria envolvido o povo numa guerra contra os filisteus e talvez os filhos de Israel, que haviam acabado de se livrar de séculos de escravidão, não estivessem suficientemente fortes para lutarem como homens livres; poderiam resolver pela volta ao Egito, para não enfrentarem uma guerra sangrenta. Por isso, Deus levou-os por um caminho através do deserto em direção ao Mar Vermelho.

II. DEUS CONDUZ O POVO NO DESERTO – 13:17-22

Do Egito a Canaã, o povo israelita encontrou muitos obstáculos, mas o Senhor estava na direção da situação.

a) Deus mudou a direção do povo – v. 17
1. A falta de preparo de Israel para a batalha eliminava a possibilidade de seguirem para Canaã pelo Caminho do mar, uma das duas rotas para o objetivo a ser alcançado.
2. De qualquer modo, Deus havia dito a Moisés para guiar o povo a Horebe ou Sinai, o Monte de Deus e não leva-los imediatamente a Canaã (3:12)

b) Essa mudança foi para evitar que o povo enfrentasse guerras e voltasse ao Egito

c) Deus providenciou uma coluna de nuvem para evitar o sol durante o dia e uma coluna de fogo para evitar a escuridão à noite

Aplicação:
Jesus é quem te protege. Porém, ele tem o poder mudar a sua história, sua trajetória de vida. Claro, dependendo de como queira passar o resto de sua vida aqui na terra sob a direção Dele.

III. DEUS ANUNCIA SUA GLÓRIA ATRAVÉS DOS EGÍPCIOS – 14:1-14
a) Os Egípcios perseguirá os israelitas, mas o Senhor será glorificado por meio do Faraó – v. 4

b) O Faraó ficou enfurecido com a ação de Deus – vs. 5-8

c) O Faraó se aproximou e o povo israelita ficou apavorado – v. 10

e) A aproximação do inimigo levou o povo israelita a murmurar contra o Senhor – vs. 11-12
f) Deus levanta Moisés em profecia – vs. 13-14

Aplicação:
Deus sempre enviará alguém motivo pelo Espírito Santo para transmitir uma palavra de conforto, de ânimo e de perseverança diante dos problemas do dia a dia.
O deserto é longo, mas a mão do Senhor está contigo!

IV. DEUS MOSTRA SEU PODER SOBRENATURAL EM PLENO MAR VERMELHO – 14:15-31

Assim como falou por intermédio de Moisés, Deus promoveu um grande livramento.

a) Por que clamas a mim? Diz o povo que marche – v. 15
 O povo ficou apavorado diante dos montes, da água a sua frente e um exército na perseguição;
 A pergunta imediata no coração do povo: E agora?

b) Estende a tua mão sobre o mar  (v. 16) e os egípcios saberão que existe um Deus poderoso = v. 18

c) O anjo do Senhor colocou-se entre o povo israelita e o exército de Faraó – vs. 19-20

e) A Bíblia diz que Moisés estendeu suas mão sobre o mar e logo surgiu um vento forte do leite e o mar se tornou em terra seca;

f) As águas ficaram como um muro à direita e à esquerda e os israelitas entraram pelo meio – v. 22

g) Os egípcios também entraram no mar, mas o Senhor travou as rodas dos seus carros para andarem com dificuldade, foi quando eles viram que o Senhor estava combatendo por Israel e tentam fugir – v. 25, mas já era tarde!

h) Deus mostra mais uma vez que estava na direção dos israelitas e que não iria abandona-lo – vs 26-31

Aplicação:
Depois do espetacular livramento, os hebreus cantaram louvores ao Senhor pelo triunfo. A primeira parte do cântico de Moisés (15:1-12) trata da vitória sobre os egípcios, e a segunda parte (15:13-18) profetiza a conquista de Canaã. A travessia do mar Vermelho prefigura a derrota do último e mais formidável inimigo do povo de Deus (Apocalipse 15:3, 4). Também se observa que o livramento final do povo de Deus, descrito no Apocalipse, será efetuado pelos mesmos meios que Deus empregou no êxodo: juízos sobre seus inimigos e redenção pelo sangue do Cordeiro.
Diante de toda essa compreensão, pode você estar debaixo do juízo de Deus ou desfrutar da redenção em Cristo Jesus.
Qual a sua opção?

V. CONCLUSÃO
Como vocês puderam observar, o Êxodo jorra luz sobre o caráter de Deus. No livramento de seu povo vê-se que é misericordioso e poderoso. A lei revela que ele é santo; o tabernáculo revela que ele é acessível mediante sacrifício aceitável.

É evidente o paralelo entre o livramento dos escravos israelitas e um maior êxodo espiritual efetuado pela obra e pessoa de Jesus Cristo. O Egito vem a ser um símbolo do mundo pecaminoso; os egípcios, símbolo de pecadores escravizados; Moisés simboliza o redentor divino que livra a seu povo mediante poder e sangue e o conduz à terra prometida. Aquele mar simboliza Cristo.

POR QUE O CAMINHO NO MEIO DO MAR VERMELHO É UM SÍMBOLO DE JESUS?
Ev. Ismael Pereira de Oliveira
Revista da EBD

1. Porque somente através daquele caminho o povo seria liberto definitivamente da vida de escravidão. Não existem vários caminhos que nos levam ao Céu, somente através de Jesus “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (Jo 14.6).

2. O caminho se abriu, mas ninguém era obrigado a passar por ele. A porta da salvação está aberta, mas, a decisão de trilhar esse caminho é pessoal, respeitando o livre arbítrio. Jesus está convidando “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”  (Mt 11.28). 

3. Não é fácil se livrar do Egito, mesmo já seguindo pelo caminho no meio do mar, o exército de Faraó os perseguia. Livrar-se do pecado não é fácil, mesmo tomando a decisão de seguir a Jesus e caminhar em direção à Canaã celestial, o pecado tenta nos perseguir e nos escravizar novamente, “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mt 26.41).

4. O caminho no meio do Mar foi a porta que Israel passou e se livrou do Egito. Jesus é o caminho que nos torna livres “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (Jo 8.36). Aquele que acredita nas promessas de Jesus, que obedece a Jesus e que segue a Jesus, esse encontra a liberdade!

5. O Mar Vermelho se fechou sobre o exército de Faraó causando grande destruição. O mesmo caminho que antes foi bênção para o povo de Israel agora torna-se em grande juízo para os egípcios, “sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados” (2 Pe 2.9). A mão de Deus pode tanto abençoar como castigar. Se queres seguir a Cristo acreditando nas suas promessas, serás abençoado! Porém, se desprezares o caminho de Deus para a salvação, sofrerás o juízo divino.

Fontes do último texto:
blog revista crente pentecostal; site o pesquisador cristão; arqueologia da Bíblia; mídia gospel.com; wikipédia; Bíblia de Estudo Pentecostal

BUSCAI AO SENHOR ENQUANTO SE PODE ACHAR

Sermão: Isaías 55:6
Pr. Gomes Silva
 
I. INTRODUÇÃO
Não existe um tempo específico para você buscar o Senhor. O que deve existir isso sim é disposição para estar aos pés do Grande Eu Sou.
 
II. BUSCAI AO SENHOR
É muito comum que as pessoas se voltem para Deus nos momentos difíceis, de angustia e de sofrimento, e nesses momentos é certo que nessa busca não temos por fundamento um encontro com Deus, mas sim a solução dos problemas ou do que ele pode fazer em nosso favor.
 
Uma coisa é certa: Tem que haver esforços para se deparar com o Senhor, pois Nele entendemos encontrar a paz, alegria, felicidade plena e a certeza de que ele não nos desampara.
 
Muitas vezes estamos cansados e desmotivados para procurar o Senhor, mas um passo para a Bíblica e uma pequena meditação nos levará a compreender a importância de se buscar a Deus, como Isaías fala no texto referido.
 
Um exemplo é uma fonte de água. Se estiver com sede, você a buscará mais intensamente, com desejo ardente de chegar ao local para matar a sede. Faça isso também na busca ao Senhor, tendo a Palavra de Deus como fonte inspirada.
 
É certo que muitas pessoas, às vezes, faz longas caminhas a procura de uma fonte de água viva enquanto conduzem essa mesma fonte debaixo de seus braços ou a deixa em cima de uma instante em sua residência.
 
III. BUSCAI O SENHOR ENQUANTO SE PODE ACHAR
 
Qual é o dia que o Senhor está acessível aos que o procuram? Não existe um dia específico. O Senhor Jesus está a nossa disposição 24 horas do dia, sem interrupção, pois, na sua condição divina, Ele assiste todos os moradores da terra e atende-os ao mesmo tempo.
 
Então, o dia para se buscar o Senhor é hoje. Não adie uma conversa franca, alegre e maravilhosamente com o nosso Deus. Ele vai te escutar e responder suas perguntas, mesmo sendo debaixo de conflitos ou de êxitos em seus projetos de vida.
 
Ele quer ser honrado por você!
 
Jr 29:13-14
 
“Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração; eu serei achado de vós”
 
IV. INVOCAI-O ENQUANTO ESTÁ PERTO
 
Talvez você esteja passando por um momento difícil, sem saber o que fazer. Já tentou várias saídas e nenhuma porta foi aberta. Não se desespere. Ainda há uma esperança para você: Deus não desistiu de você nem vai lhe abandonar quando por Ele invocares.
 
Então, com essa certeza, não tenha medo nem pare diante dos obstáculos. Invoque o auxílio do Senhor, porque Ele está perto de você, atento ao seu clamor (Salmo 34:15).
 
V. CONCLUSÃO
Não tem como o homem viver uma vida menos sofredora (João 16:33) sem a participação do Deus – Todo Poderoso. Não podemos viver enganados, pensando que não encontraremos dificuldades nem grandes provações. O próprio Jesus disse que teríamos aflições, porém assegurando que teríamos esse auxílio do próprio Senhor.
 
Portanto, ainda hoje, busque esse Deus maravilhoso, começando pelas páginas da Bíblia, onde encontrarás as respostas que procuras. E busca viver uma comunhão concreta com Ele através do Espírito Santo.