PARANÁ

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

O mito do voto evangélico

A simplificação como o evangélico é tratado na figura de eleitor impressiona. De um lado há os pastores oportunistas que julgam possuir capital político para determinar o voto de suas ovelhas. De outro lado há analistas e cientistas sociais que veem os evangélicos como massa de manobra fácil de ser manipulada. É uma derivação da velha e equivocada doutrina da tabula rasa. A verdade é que os pastores só podem falar por si, assim como os eleitores evangélicos trabalham diversos fatores no voto efetivo. O voto evangélico não é simplista.

O “povo não sabe votar” é a opinião corrente entre grupos de direita, esquerda e também os anarquistas radicais como black blocs. A bem da verdade é que o voto costuma ser muito racional. Veja que desde a democratização em 1985 nenhum candidato majoritário ganhou com um discurso de ódio, radicalismos, propondo moratória da dívida ou apostando apenas em minorias. O voto brasileiro, mesmo quando dedicado a candidatos à esquerda do espectro político, aponta para uma acomodação conservadora. É a política da prudência. O maior grupo político no Brasil não é o extremo, mas o centro. 

O chamado “voto evangélico” é uma abstração. Evidente que entre os evangélicos é possível perceber como os costumes sociais são importantes para a decisão de voto. Agora, repito, não é e nunca foi o principal fator. Em 2008 o principal ministério das Assembleias de Deus em São Paulo apoiava abertamente o ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD) contra ex-prefeita Marta Suplicy (PT). Numa reunião um pastor falava da importância de votar em Kassab contra a agenda LGBT da senhora Suplicy - papo furado, mas era necessário algum discurso. No final daquela reunião muitos diziam que iam continuar a votar em Marta Suplicy, que na ocasião era popular na periferia de São Paulo, e um dos jovens justificava o voto na petista: “Ela prometeu internet grátis nas praças”. Veja que para aquele jovem evangélico a agenda populista da internet “grátis” era mais importante do que a agenda dos costumes.


O Ocidente debaixo do Islâ

Pr. Euder Faber
“O OCIDENTE DEBAIXO DO ISLÔ, POR EUDER FABER
Estou lendo o Alcorão, e logo de cara o próprio tradutor dá a entender que o islã é incompatível com a democracia, pois defende a teocracia. O ocidente se ilude em achar que é possível que os países muçulmanos adotem o regime democrático. Basta olhar para os, cerca de 50, países de maioria muçulmana para atestar que os ocidentais estão equivocados, pois em nenhum deles existe uma democracia de fato. Os seguidores de Maomé veem a cultura ocidental como algo decadente (e infelizmente eles têm alguma razão em certo aspecto), e que precisa ser conquistada pelo islã. Certa vez, Muamar al-Gaddafi, ex-líder líbio, declarou que aquilo que os muçulmanos não conseguiram pelas armas, conseguiram pela demografia.
O mundo ocidental está secularizado, abandonou suas raízes cristãs, e não só isso, tem lutado por sua destruição. Mas, me pergunto: o que o Ocidente colocará no lugar do cristianismo? Como sabemos, nenhuma civilização pode existir sem o advento do sagrado. Não há precedentes de tal fenômeno na história, pois sempre que uma civilização deu as costas aos valores e crenças que a mantinham, veio abaixo. O ser humano não vive sem fé - basta ver que o elemento religioso está presente em todas as culturas -, sendo uma marca da humanidade. Quem estará ocupando o vácuo deixado pelo cristianismo no Ocidente será o Islã.
O estilo ocidental prioriza o prazer, o hedonismo, no qual os casais não querem ter filhos. Os muçulmanos, por outro lado, optam por ter muitos filhos, prevendo futuramente dominar nossa cultura por meio do crescimento demográfico. Isso já está acontecendo aceleradamente na Europa, e consequentemente chegará também a todos nós que estamos do outro lado do Atlântico. Certa vez, o terrorista Bin Laden se gabou em entrevista de ter dado mais de 20 filhos ao islã - eles estão conscientes de onde querem chegar!
Os ocidentais que têm lutado para destruir o Cristianismo, na verdade, estão preparando o caminho para o islamismo. Notícias como a desses jovens iranianos que estão sendo castigados por terem dançado uma música, não estarão acontecendo apenas no oriente, mas aqui também. Aqueles que hoje criticam os Cristãos por acharem que seus valores são conservadores e reacionários não terão direito a crítica alguma, pois no islã não se admite isso.
Estão achando que vão se livrar do cristianismo e dar vazão a uma vida que em que o limite é o céu. Ledo engano! Vão pagar um alto preço, desta vez calados, sem direito a manifestação e sendo massacrados pelos seguidores de Alá. Talvez Deus esteja usando o Islã (assim como usou grandes impérios na história para tratar com seu povo), para tratar com um mundo ocidental que o rejeita e abomina os seus valores.
Reflitamos sobre isso!

O autor é membro da Igreja O Brasil Para Cristo