PARANÁ

domingo, 6 de junho de 2010

O QUE É A IMAGEM DE DEUS NO HOMEM?

Pr Ronaldo P Mendes

Assim como todos os animais, também fomos criados por Deus. Mas, há algo em nós que nos torna diferente de todas as demais criaturas que Deus criou. A Bíblia nos mostra que Deus nos fez à sua imagem e semelhança (Gênesis 1.26).
Como Deus é pessoa assim o homem também é; e esse é o caráter que distingue o homem dos demais animais. O homem é um ser inteligente, capaz de aprender e ensinar.

O Conceito Histórico De Imagem E Semelhança:

Irineu (130 d.C.). Para ele havia uma distinção entre ”imagem” e “semelhança”, sendo a primeira nas características corporais, e a última na natureza espiritual do homem . Em seu livro “contra a heresia” para refutar a doutrina do gnosticismo Irineu afirma que embora o homem tenha sido criado à imagem de Deus, ele perdeu a semelhança na queda.

Tomás de Aquino (1225-1274), “ele situa a imagem de Deus fundamentalmente no intelecto ou razão do homem.” Para Tomás de Aquino “A imagem de Deus é uma concepção abstrata e estática, muitíssimo afastada da dinâmica da imagem bíblica a respeito do Homem.”

João Calvino : Segundo Calvino a imagem de Deus não é totalmente aniquilada pela Queda, mas é terrivelmente deformada: o homem antes de cair, possuía a imagem de Deus em sua perfeição, mas a Queda trouxe um efeito devastador essa imagem

O Conceito Bíblico:

As Escrituras nos dizem (Gênesis 1.26). Mas, o que quer dizer isso? “isso significa que ele (Deus) pretende fazer uma criatura semelhante a si.”

Portanto possui um relacionamento com Deus totalmente diferente daquele que as demais criaturas possuem. (Obs. Sobre nenhuma outra criatura é dito, nem sobre os anjos, que eles foram criados à imagem de Deus e exibem essa imagem)

Gênesis 1. 27-28 ,essa criação do homem à imagem de Deus deve expressar especialmente sobre seu domínio sobre toda a terra, sobre toda a criatura.

O HOMEM À IMAGEM DE DEUS

Termos Bíblicos Para Imagem E Semelhança
(Gênesis 1.26). As palavras hebraicas que exprimem ‘imagem’(tselem) e ‘semelhança’ (demuth) se referem a algo similar, mas não idêntico à coisa que representa ou que é uma ‘imagem’. A palavra ‘imagem’ pode ser usada para exprimir algo que representa outra coisa . (tselem e demuth) simplesmente explica uma a outra. Charles Hodge colocou bem quando disse que “Imagem e semelhança significa uma imagem que se assemelha.”

1- A palavra hebraica para imagem tselem, é derivada da raiz que significa ‘esculpir’ ou ‘cortar’.
2 - A palavra tselem indica que o homem reflete a imagem de Deus, ou seja, ele é uma representação de Deus.
3 - A palavra hebraica para semelhança, demuth, vem de uma raiz que significa ‘ser igual’. Poderia se dizer, então, que a palavra demuth em Gênesis 1 indica que a imagem é também uma semelhança.

Obs. O termo imagem, embora contenha a idéia de semelhança física, naturalmente não se limita a essa idéia, pois ela não se aplica a Deus, porque ele não tem corpo. Ela traz também a idéia de imagem espiritual. O termo “semelhança” é mais abstrato do que o termo “imagem”, e cada um deles refere-se a todo o homem, e não apenas a uma das partes do homem. O uso dos dois termos serve para dar ênfase à similaridade entre Deus e o homem.

O HOMEM NO SEU ESTADO DE RETIDÃO

O homem criado à imagem de Deus perfeito; mas o que consiste essa imagem perfeita?


1- Na semelhança natural a Deus, ou personalidade; 2 – Na semelhança moral com Deus ou santidade. A imagem original antes da Queda incluía tanto os dons naturais como as qualidades espirituais designadas como justiça original, que é o real conhecimento, e o que já destacamos: “santidade e justiça”.

A imagem e semelhança no homem traz o aspecto do domínio sobre a terra; Gênesis 1.26- 28

A IMAGEM DE DEUS NO HOMEM DEPOIS DA QUEDA

A Imagem Distorcida:(Gênesis 2.16-17). Com certeza se Adão e Eva tivessem obedecido a esse mandamento, quem sabe o que teria sido a história da raça humana. O que aconteceu com a imagem de Deus no homem depois dessa desobediência?
1- O homem sem dúvida não é tão plenamente semelhante a Deus como era antes.
2- Sua pureza moral se perdeu, e seu caráter pecaminoso certamente não espelha a santidade de Deus.
3- Seu intelecto está corrompido pela falsidade e pelo engano;
4- Suas palavras já não glorificam continuamente a Deus;
5- Seus relacionamentos muitas vezes são controlados pelo egoísmo, já não pelo amor, e assim por diante.

Obs. Embora o homem ainda seja a imagem de Deus, em cada aspecto de sua vida, alguns elementos que reflete essa imagem foram distorcidos ou perdidos. “Eis o que tão-somente achei: que Deus fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias.” (Eclesiastes 7.29).“ Se alguém derramar o sangue do homem, pelo homem se derramará o seu; porque Deus fez o homem segundo a sua imagem. “ (Gênesis 9.6).

O homem ainda é a imagem de Deus: “Com ela, bendizemos ao Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.. Tiago (3.9), mas em pecado: “Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis.” (Rom.1.22-23) .
Após a queda do homem, a imagem de Deus não foi aniquilada, mas pervertida.

Os dons, talentos e habilidades humanas não foram destruídos pela Queda, mas o homem passou, a partir de então, a usar esses dons de modo contrário à vontade de Deus.
Por isso existe a idolatria: O homem decaído, ao invés de adorar ao Deus verdadeiro, adora a ídolos.

A RESTAURAÇÃO DA IMAGEM DE DEUS NO HOMEM

1- A restauração é o que acontece no processo da “redenção”, no Novo Testamento: “e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;” (Colossenses 3.10).
2- A medida em que vamos crescendo no verdadeiro conhecimento de Deus, da sua palavra e do seu mundo, começamos a pensar cada vez mais os pensamentos que o próprio Deus tem. “Na regeneração o homem é renovado à imagem de Deus; essa imagem, nos dois casos, deve ser a mesma, e inclui santidade – Efésios . 4.24.”
A santificação, portanto, deve ser entendida como renovação progressiva da imagem de Deus.
3 - A restauração da imagem de Deus no homem significa que o homem agora, é capacitado a estar apropriadamente voltado para Deus. Mas o que isso envolve? Envolve a adoração a Deus de forma correta não a ídolos; buscar a Deus em oração para a necessidade, agradecer a Deus devido as grandes bênçãos, e também amar a Deus (Marcos 12.30-33) e (1Coríntios 2.16);.

A COMPLETA RESTAURAÇÃO DA IMAGEM DE DEUS NO HOMEM

Uma das ricas promessas que vemos nas Escrituras é que “E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial.”; (1Coríntios 15.49). A Bíblia nos diz que Cristo é quem cria no homem a nova imagem (Colossenses 1.15), Paulo ainda diz na carta aos Romanos. “Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” (Romanos 8.29).

Uma vez que Cristo e seu povo são um, este povo também participará da glorificação. Na ressurreição, nosso corpo de humilhação será transformado a fim que seja semelhante ao corpo glorioso de Cristo (lit. ‘ao corpo da sua glória’ cf Filipenses 3.21).
Em Jesus vemos a semelhança humana a Deus como ela foi originalmente concebida, e deve para nós ser motivo de alegria o fato de ter Deus nos predestinados a ser “Conformes à imagem de seu filho” (Rom. 8.29).

“Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é.” (1 João 3.2).


Fonte: Somente Jesus