PARANÁ

domingo, 17 de junho de 2012

Família: Como Construir um Relacionamento Duradouro?


PALESTRA PARA NOIVOS OU RECÉM-CASADOS
Pr. Gomes Silva
Para que uma família seja abençoada por Deus e seja “até que a morte nos separe”, os noivos (ou recém-casados) precisam entender que o casamento é como uma construção de uma casa. Precisa de um bom alicerce para não desmoronar nos vendavais da vida.
Esses jovens precisam entender o que devem fazer para tornar o relacionamento duradouro. Para isto é necessário:
Nova identidade
O rapaz passa a ser chamado de senhor (cidadão) e ela de senhora.
Amor
Independente das futuras descobertas entre eles e das circunstâncias do dia-a-dia;
Comunicação
Sem diálogo fica difícil um bom relacionamento;
Consciência de seu papel
O que cada um dos cônjuges tem a fazer; que casamento é “até que a morte vos separe”; e que casamento não é para experiência;
Completude
Um ao outro. Não há entre o casal um superior. Só o que dirige esse relacionamento: Deus;
Renúncia
De amigos, baladas, cama (dormir), TV, passeios constantes; cordão umbilical com a família; direito de autonomia do seu corpo;
Romantismo
Não “matar” o romantismo que os levou a formarem a família;
Confiança
Um relacionamento conjugal jamais será sadio se não confiarem um ao outro;
Respeito
A partir do altar, ou até mesmo antes dele, o casal precisa compreender que agora a história é outra.
Estes são alguns dos alicerces para construir um relacionamento duradouro. Claro que os detalhes de cada tópico são explanados durante a palestra.
___________________
Para levar essa palestra para sua igreja e abençoar os jovens que estão para casarem ou são recém-casados, entre em contato conosco: (83) 9149 3893, 9819 1909 ou 3339 5575

Foi bom falar para um grupo de pais no “Marques Bastos”

Pr. Gomes Silva
Esta quinta-feira (14/06) foi muito importante na minha vida. Estive no Hospital e Maternidade Marques Bastos, aqui em Parnaíba-PI. Durante minha estada naquela casa hospitalar, recebi da Doutora Kelly a oportunidade para falar para dezenas de mães e pais que ali estavam com crianças recém-nascidas, que, atentos, ouviram palestras anteriores proferidas por um grupo formado por médicos e enfermeiros.
Eles falaram sobre aleitamento materno, suas vantagens e os cuidados que as mães devem ter nos primeiros seis meses de vida da criança. Aproveitei para aprender também muitas coisas, embora não sendo pai de recém-vindo ao mundo. Minha participação aconteceu por último, ocasião em que falei sobre a unidade da família, uso de cigarro e álcool, péssimos exemplos que devem ser evitados, formação do caráter e da personalidade da criança, discussão entre casais e suas conseqüências futuras na vida dos filhos e o cuidado com o acompanhamento deles na escola, nas amizades e na qualidade da programação televisiva que entra em suas residências diariamente.
Não sei se saí muito bem, mas os aplausos dos médicos e enfermeiros presentes bem como das parturientes e genitores deixaram-me consciente de que cumpri com o meu dever. Não para meu orgulho, mas para a glória de Deus, pois foi uma chance (bem aproveitada) para expressar o que tenho aprendido através da convivência familiar e das pesquisas, que tenho feito diuturnamente na área da família. Além disso, pude incentivar os pais a escolherem igrejas evangélicas próximas de suas casas para ajuda-los na formação do caráter de seus filhos e instruí-los quanto à formação da personalidade. A maioria das comunidades evangélica tem programas especiais para educar os pequeninos e orienta-los a seguir o caminho da verdade, do amor, da humildade, do respeito, da condução ilibada etc.
Foi muito bom falar para aquele grupo de pais.