PARANÁ

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Novo ídolo brasileiro não é todo-poderoso

A posse do ministro Joaquim Barbosa, na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (22/11), trouxe uma parte dos brasileiros mais uma esperança de moralização naquela corte, que tem dado péssimos exemplos. Além disso, ele chega para preencher a ausência de uma liderança em nível nacional, hoje, resumida simplesmente ao jogador de futebol Neymar, do Santos. Na política, nenhuma referência positiva. Infelizmente.

Sempre assisti a várias sessões do STF (online), nas quais o ministro Joaquim Barbosa sempre expressou seus argumentos com muita precisão e demonstrou certo equilíbrio nos momentos cruciantes no Supremo. Isso foi o suficiente para os brasileiros fazerem dele um ídolo. Tanto é verdade que, durante a posse, já tinha gente indicando-o para ser o próximo presidente da República.

Sou contra qualquer endeusamento. Seja qual for a pessoa ou área de atuação. Contudo, entendo ser cedo demais para apostar numa pessoa que não tem autoridade total para fazer o que quer. Ele depende do colegiado.

É bom ressaltar que a trajetória de Barbosa no STF foi marcada por desavenças públicas com colegas do tribunal. O ministro discutiu abertamente com Marco Aurélio, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski. Também teve entreveros com o ex-ministro Cezar Peluso, entre outros.

Barbosa chega como uma grande conquista do negro, por ser ele o primeiro ministro nessa condição a assumir a presidência do STF. Porém, não podemos julgar uma pessoa pela cor. Se ele falhar vai ser criticado da mesma forma. Só esperamos que, isto acontecendo, não apareça alguém dizendo que é discriminação.

É bom lembrar que, assim como Joaquim, a ministra Ellen Gracie chegou ao mesmo cargo ovacionada pelos brasileiros. Fez uma administração elogiável, mas o tempo passou e pouco se fala nela. Ídolo é assim: um período usufruindo da credibilidade do povo brasileiro; noutro, enfrenta o ostracismo.

Tecnicamente, Joaquim Barbosa tem uma capacidade inequívoca. E tem amplas condições para administrar bem a Corte. Agora, não podemos – sem conhecimento -, achar que ele chega para resolver os problemas da nação. Nada disso. Todavia, se conseguir moralizar a Justiça já será um grande feito na sua vida.

Aliás, mais um!