PARANÁ

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

UFCG sedia o VII Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus sede, sediará entre os dias 21 e 24 de novembro o VII Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, organizado pelo Instituto Brasileiro de Estudos Ambientais e de Saneamento (IBEAS) com apoio da CAGEPA - Companhia de Água e Esgotos da Paraíba, SESUMA - Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Campina Grande, FIEPB - Federação das Indústrias da Paraíba, INSA - Instituto Nacional do Semiárido, CREA - Conselho Regional de Engenharia, UEPB - Universidade Estadual da Paraíba e Convention Bureau de Campina Grande

O objetivo do Congresso é possibilitar que profissionais que atuam na área ambiental, possam apresentar os trabalhos desenvolvidos e trocar experiências com os demais congressistas que estarão no evento. Participarão do Congresso, profissionais da área ambiental, professores univesitários, doutores e mestres, além de estudantes (doutorandos, mestrandos e graduandos) de várias universidades de todos os Estados do Brasil.

Os congressistas apresentarão trabalhos técnicos relacionados aos seguintes temas: I - Gestão Ambiental em Universidades e Atividades de Pesquisa; II - Gestão Ambiental em Indústrias: Tratamento de Efluentes, Gestão e Tratamento de Resíduos Industriais; III - Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos: Políticas Públicas, Gerenciamento, Reciclagem, Coleta, Tratamento e Destinação Final; IV - Poluição do Ar, Controle de Ruído e Vibração, Gestão Urbana, Recuperação de Áreas Contaminadas; V - Legislação Ambiental, Licenciamento e Estudos Ambientais, Avaliação de Impactos Ambientais, Certificação Ambiental, ISO 14001; VI - Gestão Ambiental em Áreas Verdes, Arborização Urbana, Fauna e Flora, Gestão de Áreas Degradadas; VII - Educação Ambiental, Sustentabilidade; VIII - Recursos Hídricos, Qualidade das Águas, Bacias Hidrográficas; IX - Gestão Ambiental em Saneamento: Tratamento de Água, Tratamento de Efluentes Líquidos e Drenagem Urbana; X - Gestão Ambiental em Atividades de Energia, Eficiência Energética, Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, Créditos de Carbono.

O Congresso será constituído por seis grandes mesas-redondas, doze palestras técnicas, quatro visitas técnicas e dois mini-cursos, além da apresentação de cerca de 350 trabalhos técnicos orais e posteres.  A programação completa pode ser conferida aqui. As inscrições podem ser feitas até 17 de novembro, pelo portal do Congresso, que tem as informações completas sobre o evento.


Mais informações sobre o Congresso no site: www.ibeas.org.br/congresso7

Fonte: Ascom

VINACC, STTP e Turismo se reúnem para tratar de Mobilidade Urbana durante EPCC

A reunião foi considerada importante por todos os participantes
 O Ditetor Executivo da VINACC, Euder Faber Guedes Ferreira, foi recebido na manhã desta quarta-feira (16/11) pelo superintendente da STTP (Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos), Félix Neto, e pela  coordenadora de Turismo do Município, Catharine Brasil.

O ponto principal da pauta dessa reunião foi a mobilidade urbana durante o 19º Encontro Para a Consciência Cristã, que acontecerá de 23 a 28 de fevereiro de 2017, no Complexo do Parque do Povo, Campina Grande.

Em função da importância do assunto, mais duas pessoas foram chamadas à reunião: Daniel Araújo e Laura Lins, da equipe técnica da STTP. Isto porque a conversava dizia respeito à qualidade e melhoramento do atendimento aos turistas que vem a Campina Grande, principalmente no que diz respeito a estacionamentos nas proximidades do Parque do Povo.

Da esquerda para direita: Daniel Araujo, Eu, Felix Neto,
Laura Lins e Catherine Brasil.
O pastor Euder Faber esclareceu que a VINACC mantém uma equipe de voluntários na organização do trânsito ao lado do Parque do Povo. Contudo, não tem condição de controlar o trânsito em todas as ruas que dão acesso ao local do evento. Por isso, faz-se necessário a participação efetiva da STTP.

ENCONTRO
O 19º Encontro Para a Consciência Cristã será realizado de 23 a 28 de fevereiro de 2017, em toda extensão do Parque do Povo e mais diversos ambientes na cidade, como Teatro Rosil Cavalcanti, Centro Cultural Lourdes Ramalho, Clube da Bolsa, Igreja Assembleia de Deus (Madureira) e Presbiteriana do Brasil, ambas no bairro São José; Congregacional da Rua 13 de Maio, Igreja Bastista enfrente à Praça Clementino Procópio, Congregacional do Calvário no giradouro do Açude Velho e Congregacional da Avenida Canal, próximo ao Hotel do Vale.


ENTRADA GRATUITA – A organização do Encontro Para a Consciência Cristã (EPCC) não cobra entrada. Contudo, para participar dos eventos paralelos é necessário que se faça uma inscrição pelo site www.conscienciacrista.org.br para controle de lotação nos locais de palestras.

Redação: Gomes Silva

Brasil perde o apóstolo Doriel de Andrade fundador da “Casa da Bênção”

No final da noite desta quinta-feira, o Brasil perdeu uma de suas principais lideranças cristãs.  O apóstolo Doriel de Oliveira, fundador da Igreja Casa da Bênção, morreu aos 77 anos, depois de quase quatro meses internado no Hospital de Brasília para onde foi levado por causa de fortes dores abdominais. O sepultado vai acontecer somente na próxima quinta-feira, dia 24, no Cemitério Campo da Esperança da Asa Sul. Até quarta-feira, o corpo será velado na Catedral da Bênção, em Taguatinga, segundo informação da assessoria da igreja.

O apóstolo Doriel de Oliveira deixa a esposa, missionária Ruth Brunelli de Oliveira; e três filhos: A missionária Lílian Brunelli, o pastor Júnior Brunelli e o caçula, Samuel Wesley de Oliveira.

Ele era o presidente da Igreja Tabernáculo Evangélico de Jesus (ITEJ), conhecida como Casa da Bênção, e tinha sob sua responsabilidade mais de duas mil igrejas em vários estados do Brasil e 25 no exterior, em países como Estados Unidos, Angola, Alemanha, Itália, Suíça, Japão, Portugal e Espanha.

VIDA
Doriel de Oliveira nasceu na cidade de Araraquara (SP) no dia 27 de maio de 1939, sendo filho do casal Cycero de Oliveira e Idulmira Lyrio de Oliveira.  Era doutor em Teologia pela Jacksonville Theological Seminary – Flórida – USA. Como sempre dizia, ele recebeu seu chamado para o Ministério ainda adolescente, mis precisamente com a idade de 16 anos, quando participava de um culto realizado por dois missionários norte-americanos em uma tenda em sua cidade natal. Nesse dia, segundo relato dele próprio em seu site, estava presente uma menina com uma perna bem maior que a outra, cerca de uns 10 centímetros, o que a obrigava usar um aparelho especial. Um dos missionários falava que Deus havia-lhe revelado que aquela menina seria curada naquela noite. Trazida do meio da multidão para frente, foi colocada sentada num ponto que dava para ser vista por todos. Chegada a hora, ele pediu que todos fechassem os olhos. Durante a oração a perna da menina, como se tivera uma mola começou a crescer… Num instante, como se a fé lhe falhasse, retornou ao estado original, mas o Pastor clamou mais acirradamente ao Senhor e, para seu (do apóstolo) deslumbramento presenciou o primeiro milagre da sua vida. Naquele momento, ele dobrou seus joelhos e aceitou Jesus como Seu Salvador.

Durante sua vida cristã, Doriel de Oliveira Exerceu o cargo de Presidente do Seminário Nacional da Igreja Tabernáculo Evangélico de Jesus, que anualmente centenas de pessoas são formadas para a obra de missões, sendo que vários destes já foram fazer a obra em outros países. Era ainda presidente do Supremo Concílio da ITEJ e vice- presidente do Conselho de Pastores e Igrejas Evangélicas do Distrito Federal.

RECONHECIMENTO
Durante 50 anos, o apostolo Doriel de Oliveira foi comendador da Ordem de Honra ao Mérito Eclesiástico Internacional. Recebeu ainda o Diploma de Mérito Zumbi. A Ordem Internacional das Ciências, das Artes, das Letras e da Cultura, cumprindo o disposto dos artigos 2º e 6º do Diploma Legal, registrado como personalidade jurídica, sob o nº 02.063-DF, de acordo com a Lei Federal nº 6015, de 31 de dezembro de 1973, outorgou a Medalha Comemorativa dos 300 anos de morte de Zumbi.

Ele ingressou na vida pública pelo Distrito Federal em 1986, mas não logrou êxito. Contudo, ele foi Diplomado suplente de Deputado Federal pelo Tribunal Regional Eleitoral do DF, considerando que, na eleição de 15 de novembro de 1986, pela legenda do PFL, obteve 3.970 votos.

Mais tarde, a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, no exercício das atribuições que a lei lhe confere e nos termos do Projeto de Resolução nº 594 de 1990, elaborado pelo Deputado Waldir Vieira, concede o título de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro.



Redação: Gomes Silva
Foto: acervo pessoal do apóstolo