PARANÁ

terça-feira, 22 de outubro de 2019

Jesus não nasceu numa manjedoura

Jesus nasceu e só depois foi colocado numa manjedoura [Foto ilustrativa: google imagens]

Ao longo desses 57 anos de vida, tenho ouvido milhares de pessoas repetirem a mesma frase: “Jesus nasceu numa manjedoura”. Na realidade (e pelo visto) elas nunca tiveram a preocupação de conferir a verdade sobre o nascimento de Jesus Cristo, mesmo de forma empírica.

Nosso Senhor e salvador Jesus Cristo (humanamente) nunca nasceu numa manjedoura. A Bíblia também não diz que foi em um estábulo (estábulo é a casa ou local vedado onde animais domésticos como gado bovino ou cavalos são recolhidos. Aí ficam geralmente para dormir e alimentar-se. A palavra origina-se do latim stabulum). Jesus “pode” (não há certeza, portanto), ter nascido em um outro local e levado para esse estábulo, estando mais próximo.

Essa confusão começa em filmes, mensagens afirmadas sem o mínimo de exegese ou hermenêutica. Ou talvez, simplesmente por falta de atenção ao texto de Lucas 2:15-16, que mostra os pastores indo a Belém “e encontrando Maria e José e a criança deitada na manjedoura”. Aliás, Mateus, falando sobre o mesmo assunto, afirma que os magos do oriente foram a Belém “e, entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe” (Mt 2:11). Veja que aqui aparece uma “casa”.

Mas, nem precisa ir a fundo usando a hermenêutica, por exemplo, para concluir que essa não é uma verdade. Basta ler o relato do nascimento de Jesus Cristo, no livro do historiador Lucas, para concluir o que estou afirmando.

No capítulo 2, verso 7, Lucas afirma: “E ela teve seu filho primogênito; envolveu-o em panos (faixas) e o colocou numa manjedoura, pois não havia lugar para eles na hospedaria” (Bíblica Século 21).

Portanto, Jesus nasceu num estábulo ou em uma área adjacente e colocado numa manjedoura posteriormente pela sua mãe.

O que eu entendo, apesar do meu parco conhecimento bíblico, é que Lucas escreve seu livro para gentios, que estavam espalhados pelo Império Romano. Eles não tinham conhecimento profundo o que estava acontecendo na Palestina à época. Como evangelista, Lucas apresente Jesus, não apenas para aqueles judeus, mas também para todos. Ou seja, ricos e pobres, homens e mulheres, judeus e gentios.

Um abraço a todos!

_____________________
Gomes Silva é pastor, jornalista, radialista, Bacharel em Comunicação Social (Hab. Jornalismo) e estudante de psicologia.
e-mail: pr.gomessilva@gmail.com