PARANÁ

terça-feira, 20 de novembro de 2007

O CARÁTER DE UM LÍDER

Pr. Carlos Alberto Bezerra

Como deve ser o caráter de líder chamada por Deus?Diligente – Mt. 25:14-30; 2 Tm. 4:2.O líder cristão deve ser uma pessoa dotada da vontade de trabalhar. Deve ser diligente no serviço que presta ao Reino.

Estável – Mt. 16:13-23; Mc. 14:66-68.A estabilidade é outra das qualidades que se deve encontrar na vida de todo líder. Infelizmente muitos cristãos são extremamente inconstantes. O seu humor se altera com as condições atmosféricas. Não se pode depender deles. Suas intenções são boas, mas, em vista de serem emocionalmente instáveis, freqüentemente perdem o equilíbrio.

Amor – Mc. 10:45; Jo. 10:10.O amor aos irmãos é um elemento essencial na vida de todo líder, mas não menos essencial é o amor por toda humanidade. O interesse por toda a raça humana é o requisito básico de todo líder, e não o interesse por certo segmento da mesma. Deus amou o mundo (Jo. 3:16). Seu amor abarcou a todos os homens, e assim também deve ser o nosso amor. Não devemos limitar o interesse a seus filhos tão somente, nem a qualquer outra classe particular de homens, mas devemos estender nosso amor a todos (Mt. 5:44-48).

Ouvinte – Pv. 21:13.Qualquer indivíduo que queira servir ao Senhor deve adquirir o hábito de ouvir o que os outros dizem, e não ouvir de maneira casual, e, sim, ouvir com atenção, com objetivo de prestar atenção e de compreender o que lhe foi dito para poder descobrir o que na realidade consiste o núcleo do problema, mesmo não falado abertamente.

Comedido – Mt. 5:37; Is. 50:4.Por falta de comedimento nas palavras, é seriamente cerceada a utilidade de muitos líderes. Em lugar de serem instrumentos poderosos no serviço do Senhor, o seu ministério produz pouco efeito, devido ao constante desgaste de poder, gerado pelo seu falar descuidado e sem nenhuma cautela.

Objetivo – Sl. 32:8-9.A subjetividade é outro dos defeitos do caráter do líder, o que produz um efeito adverso em seu trabalho. Vemos em Gênesis 22:1-13, que Abraão faz a vontade do Pai com um único objetivo (Jo. 5:34).