PARANÁ

sexta-feira, 6 de abril de 2018

Lula será preso nesta sexta como sexto ex-presidente do Brasil a ser preso

O juiz Sérgio Moro decretou a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mas, fez algo que não estava dentro do esperado: Pediu para o “ex” se apresentar voluntariamente nesta sexta-feira até às 17h.

Outra cousa: Lula não será algemado por determinação do próprio Moro, levando em consideração o cargo que ele assumiu: A presidência da República.
Todavia, esta não é a primeira vez que um ex-presidente brasileiro vai para a cadeia. Ele será o sexto na história do Brasil. Antes haviam sido preso: Marechal Hermes da Fonseca (1910-1914), Washington Luís (1926-1930), Artur Bernardes (1922-1926) e Juscelino Kubitschek (1956-1960) passaram um tempo atrás da grades. Nenhum deles por corrupção.

De acordo com a história, Washington Luís e Juscelino Kubitschek foram presos durante a vigência de regimes de exceção. Hermes da Fonseca criticou o governo e Artur Bernardes tentou um levante contra Getúlio.

A prisão de Lula é diferente dos seus “antecessores” na Papuda ou na República de Curitiba. A de Lula foi acusado por corrupção e lavagem de dinheiro no julgamento do primeiro processo. Outros virão, a exemplo do sítio de Atibaia, cujas comprovações são mais robustas do que as que foram apresentadas em relação ao Tríplex.