PARANÁ

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Garimpeiros de Picuí serão homenageados com praça


A mais nova praça da cidade de Picuí, construída pelo prefeito Rubens Germano (Buba), vai homenagear uma classe, às vezes, esquecida pelas sociedades: O garimpeiro. Esses profissionais sem carteira assinada deram início à história econômica do Município de Picuí em tempos idos da extração mineral. E nós, que fazemos parte dessa gente, estamos muito gratos ao chefe do executivo picuiense por esse reconhecimento.

De acordo com o Ckick Picuí, o Secretário de Infra-estrutura, Francinaldo dos Santos, afirmou que a Praça terá como objetivo destacar os garimpeiros que fizeram parte da história da cidade através da corrida ao minério, atividade extrativista mineral que ocorre até os dias de hoje nas regiões do Curimataú e Seridó do nosso Estado.

"Quando esta praça estiver pronta, a entrada para o centro da cidade, na visão de quem vem de Campina Grande, terá um portal que mostrará duas atividades econômicas, que fazem parte da história de Picuí. De um lado a carne de sol e do outro o minério. E para a felicidade de todos nós, a nova obra da atual administração receberá o nome do ex-garimpeiro e ex-prefeito de Picuí, Severino Pereira Gomes", assinalou aquele secretário . 

O painel que está em fase de conclusão fica na lateral da praça onde mostra a atividade de extração mineral nos garimpos e quem está fazendo é o artista Picuiense Manoelzinho.

Da Redação: com apoio de Jandy Macedo

Fonte: click picuí (do meu amigo Francisco Araújo)