PARANÁ

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Qual a Importância do Comportamento dos Pais na Família Cristã?

O comportamento dos pais na família é de fundamental importância, porque é esse mesmo comportamento que os filhos irão imitar. Existem pais exemplares, contudo existem outros que não valorizam essa instituição criada por Deus.

Mas tudo isto depende do amor. Amor quando duas pessoas de sexo oposto namoram, casa e lidam com os filhos. O amr verdadeiro deve fazer parte da família. Mas aí fica a pergunta: O que seria o verdadeiro amor?

Há uma grande diferença entre amor verdadeiro x amor pregado pelo mundo, dentre estes, temos três modelos praticamente:

I. Paixão: Obsessão, idéia fixa sobre alguma coisa, geralmente é coisa passageira. Na Bíblia temos o exemplo de Amnom, que dizia-se "apaixonado" e "estar doente", por sua irmã Tamar. E depois de tê-la, teve horror a ela (II Sm 13:1-15).
Tem muitas pessoas se apaixonando. Contudo, tempos depois isso pode acabar naturalmente.

II. Amor Carnal: Aquele amor do rapaz pela moça, por ser formosa a vista, bonitinha, graciosa, mas quanto a isso a Bíblia nos dá uma advertência: (Pv 31:30);

Temos visto muitas jovens afirmarem quando vêem um rapaz à primeira vista: “será esse o meu futuro esposo”? Da mesma forma é o rapaz. Seus olhos são atraídos pela beleza da jovem. Porém, a falta de paciência e de cuidados para não ir além do permitido por Deus, muitos jovens têm caído nas armadilhas do amor carnal.

III. O amor Cristão: Este quem nos descreve é Paulo (I Co 13:4-7) e que deve ser a base de um casamento sadio.

O casamento Cristão deve se basear no amor cristão, pois deve durar para toda a vida. Assim devemos procurar alguém para construir nossa vida, que possa ser nosso(a) companheiro na alegria e na tristeza; na saúde e na doença; na riqueza e na pobreza. E não somente num momento de euforia ou entusiasmo ou por apenas uma beleza exterior.

Este amor deve estar baseado em I Co 13:4-7, como nos escreve Paulo. E abundar em compreensão, união, cumplicidade, perdão. Pois isto que os pequeninos estarão vendo e refletindo em suas famílias no dia de amanhã.

Essa é uma palestra elaborada pela amiga Adriana Fontes (missionária) e adaptada por mim.