PARANÁ

terça-feira, 26 de maio de 2009

RESGATE SUA ALEGRIA

Você já percebeu que muito se fala em sentimentos negativos como raiva, ódio, tristeza, dor, culpa, mas pouco se dedica às emoções positivas e gostosas como a alegria? Afinal, nossa própria cultura supervaloriza o sofrer e até nos faz sentir culpados quando estamos em estado de graça, fazendo-nos esquecer que também podemos ser alegres e felizes. Quem nunca ouviu aquele ditado: "quem ri muito, acaba chorando"?

A alegria em geral sugere a proximidade com outras pessoas. A auto-imagem que expressamos quando alegres demonstra autoconfiança, nos sentimos importantes. Além do que, ficamos muito mais bonitos. Quando alegres ficamos muito mais iluminados, mais generosos, pacientes, solidários. Porém também ficamos mais manipuláveis, pois estamos mais abertos e flexíveis.

Contudo, existe uma parte sombria na alegria. Já reparou que muitas vezes estragaram sua alegria? Quantas vezes você foi contar que estava alegre e o outro como resposta começa a falar da última tragédia que lhe aconteceu, como se sentisse uma inveja oculta da sua alegria? Com certeza sua bolha de alegria se estourou no ar.

Às vezes convivemos com pessoas muito críticas, destrutivas, amarguradas e que inconscientemente não conseguem ver ninguém feliz e machucam, magoam e maltratam quem está ao seu lado, tornando difícil encontrar bem-estar e paz interior perto delas. São pessoas que parecem sentir prazer em destruir a alegria alheia, pois elas mesmas sentem-se incapazes de nutrir tal sentimento. Relacionar-se com pessoas assim, torna difícil sentir-se livre para rir. Aos poucos passamos a ter vergonha do que sentimos, controlamos nossas emoções e inconscientemente, reprimimos o que sentimos, em especial, a alegria!

Não deixe de ler o restante deste artigo