segunda-feira, 16 de junho de 2008

Descredenciamento do HU: Uma vergonha para o Ministério da Saúde

Pr. Gomes Silva

Li matéria no Paraibaonline.com.br mostrando a irritação do padre José Assis, reitor do Seminário Diocesano de Campina Grande (por quem tenho uma grande admiração), com o descredenciamento do Hospital Universitário Alcides carneiro, em Campina Grande-PB, para o atendimento do câncer junto ao Ministério da Saúde.

O site também deu destaque à matéria da Rádio Campina FM com a diretora do referido hospital, médica Alana Abrantes, segundo a qual o HU continua recebendo e atendendo os pacientes com câncer, pois, “desde janeiro estamos sem receber esse repasse. A gente não sabe por que isso aconteceu. De repente a gente teve a comunicação de que estava desabilitado. Já tivemos o atestado dos gestores municipal e estadual que querem a manutenção”.

Concordo plenamente com a posição do padre José Assis, que criticou essa decisão do Ministério da Saúde durante pregação pública. Coloco-me na posição da médica Alana Abrantes e sinto o quanto será difícil manter o Hospital Alcides Carneiro atendendo de maneira profícua aos pacientes que para Campina Grane acorrem procedentes de várias cidades do interior da Paraíba e até de estados vizinhos.

É uma vergonha essa decisão dos responsáveis pelo Ministério da Saúde. E conclamamos os parlamentares paraibanos com atuação de (em) Brasília e aliados do senhor Luiz Inácio Lula da Silva - e dos demais, porque existe, sim, essa liberdade -, para que os responsáveis pela saúde do Brasil repensem essa decisão discriminatória com a Paraíba e com milhares de pessoas que são atendidas no Hospital Alcides Carneiro.

Não podemos fechar os braços e esperar a banda passar. Nada disso. A população do nosso Estado, principalmente de Campina Grande (e adjacências), representada pelos políticos que por ela foram eleitos, precisa se movimentar para que essa vergonha não continue a prejudicar milhares de crianças, jovens, adolescentes e adultos, portadores de câncer.
____________________________
Pastor Gomes Silva é jornalista profissional (DRT/PB nº 1.048) e coordenador de Comunicação da Visão Nacional Para a Consciência Cristã – VINACC; e Especialista em Comunicação Educacional pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB.