PARANÁ

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

CME de Alhanda realiza reunião e aprova calendário 2015

A Secretaria de Educação de Alhandra realizou, na manhã desta segunda-feira (19), uma reunião com o Conselho Municipal de Educação. Essa primeira reunião do ano aconteceu no Centro de Formação da secretaria e contou com a participação do secretário de Educação de Alhandra, Jean Carlos Barros, e dos 26 membros do Conselho. A próxima reunião do Conselho Municipal foi marcada para o dia 1º de Abril do corrente ano.

O secretário de Educação, Jean Carlos, abriu a reunião apresentando o Calendário Municipal Pedagógico para este ano. De acordo com ele o início das aulas da rede municipal de ensino está previsto para o próximo dia 03 de fevereiro. Além do calendário escolar, que foi aprovado pelo conselho, o secretário apresentou, também, os Decretos do Executivo Municipal 078 e 079/2014, que criou duas novas instituições escolares na cidade: O Centro Municipal Educacional Infantil Joana Lopes da Costa (CEMEI), em modalidade de creche do bairro de salgadinho e o Centro Municipal de Educação Infantil Josefá Ambrosio dos Santos (CEMEI), que vai funcionar no antigo prédio da Escola Zélia Correia do Ó.

Com a criação desses dois Centros Educacionais, as Escolas José Fernandes, no bairro do Salgadinho, Creuza Raquel, no Oiteiro e a Escola Professora  Zélia Correia do Ó, passaram a oferecer apenas o Ensino Fundamental e não a Educação Infantil.

Segundo o secretário de Educação, Jean Carlos, o prefeito Marcelo tem dado ao município de Alhandra uma atenção especial a educação infantil, que é fundamental para as séries iniciais. "Estamos neste momento dando prioridade à educação infantil e no bairro do Salgadinho, pois os moradores também precisam desta atenção. No bairro centro Alhandra, a estrutura do Centro Educacional que irá funcionar no antigo prédio da Escola Zélia Correia do Ó, vai ser referência para o Litoral Sul," disse, Jean.


Fonte: Ascom

sábado, 17 de janeiro de 2015

Oxente, cadê a Bíblia?

Pr. Gomes Silva
           
Um título, estampado no site http://noticias.universia.com.br/ me chamou à reflexão: “18 livros que você precisa ler antes de morrer”. Não que eu esteja pensando em partir deste plano terreno mais cedo. Nada disso. A curiosidade invadiu o meu ser e comecei a imaginar alguém sentado à mesa lendo uma pilha de livros idealizando  como será a sua despedida dos que ficam. A intenção da recomendação talvez não tenha esse objetivo, porém desperta o leitor a fazer inusitadas conjecturas.

Antes de prosseguir falando da lista dos livros clássicos é aconselhável definir a morte pela ciência e pela teologia ortodoxa (pura), por tratar-se de um dos assuntos menos abordados no seio da nossa sociedade, inclusive em algumas esferas da própria igreja evangélica. Mas dois tipos de morte são conhecidíssimos: Física e espiritual.

A morte física, pela definição científica, “é conhecida de todos e ocorre quando se encerra toda e qualquer atividade de vida no corpo; total falência dos órgãos vitais de vida como o coração e o cérebro. É o cessar do fôlego de vida definitivamente”. Biblicamente, o livro de Eclesiastes no capítulo 12, versículo 7 diz: “E o pó volte para a terra como o era, e o espírito volte a Deus que o deu”. Isto significa dizer que todo ser humano veio do pó da terra, como Adão e Eva, e este será o mesmo processo que conduzirá a matéria ao seio da terra, agora, de forma inversa.

Quanto à morte espiritual, não há consenso entre os cientistas da área da psicanálise em geral; o único consenso que há é que as pessoas sofrem emocionalmente, contribuindo, assim, para a morte do ser humano. A Causa do sofrimento pode ser uma consciência de culpa, um trauma, algo desagradável e conflitante que tenha acontecido e/ou esteja acontecendo que cause desconforto e infortúnio interior e descontrole. Biblicamente, Paulo escreveu aos romanos dizendo: Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor (Romanos 6: 23). Obviamente, quando uma pessoa se desvia completamente das virtudes, dos bons hábitos e costumes estabelecidos por Deus; colhe morte. A morte espiritual é fruto da pratica constante de pecado sem demonstração de arrependimento; é o ato de desprezar a Palavra de Deus se negando a ouvi-la e praticá-la: “É o ato de rebelar-se contra Deus, Desobedecer as Leis de Deus”.

Contudo, entre os nomes dos clássicos da lista dos 18, constam: Do Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa; A Divina Comédia, de Dante Alighieri; Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis; Madame Bovary, de Gustave Flaubert; Os Sertões, de Euclides da Cunha; O Príncipe, de Maquiavel; Crime e Castigo, de Fiódor Dostoievski; Coração das Trevas, de Joseph Conrad; Hamlet, de William Shakespeare; Os Miseráveis, de Victor Hugo; Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, entre outros. São boas literaturas? Claro que sim. Não excluo o mérito de nenhum deles. Mas, cadê o livro dos livros, a Bíblia?

É bem provável que a amnésia tenha conquistado algum espaço precioso na mente de cada um dos idealizadores da tal lista, pois esqueceram completamente do livro mais importante de orientação ao ser humano, inclusive no que tange à morte, um de seus principais temas.

Muitos lêem livros, esmerando-se na busca de solução para seus traumas ou procurando uma direção para mudar de rumo ante os problemas que desafiam a sociedade, agora, em pleno século 21 (ou tão-somente como hobby). A resposta para tudo isto está na Palavra de Deus, que não figura na lista dos 18. A Bíblia é a bússola para os perdidos; luz para quem anda nas trevas; esperança para os "caídos"; conforto para quem vive triste. Ela corrige quem anda errado; educa, ensina a quem quer aprender a viver corretamente; ela é fonte de água viva e o caminho para a vida eterna.

Se as coisas não estão bem e você precisa tomar uma decisão antes de morrer, coloque a Bíblia como prioridade em suas leituras diárias.

Lembre-se sempre: A Bíblia é o livro da vida para a vida eterna!

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Consciência Cristã se consolida na agenda turística de Campina Grande


Pr. Gomes Silva
Campina Grande, a maior cidade do interior nordestino, prepara-se para o Encontro Para a Consciência Cristã, um dos maiores eventos cristãos na América Latina, consolidando-se, assim, na agenda evangélica brasileira. Este ano acontece a 17ª edição, no período de 12 a 17 de fevereiro próximo, no Parque do Povo, ponto central da Rainha da Borborema.

Organizado pela Visão Nacional para a Consciência Cristã - VINACC, o encontro trata, de forma gratuita, temas importantes para edificação da Igreja de Cristo, sempre com uma Visão Cristôcentrica, fundamentada nas Escrituras Sagradas e nas .

O evento acontece há 16 anos no interior da Paraíba e, na sua primeira edição, o evento teve a duração de apenas quatro dias e contava com apenas dois preletores: Joaquim de Andrade (CREIA/SP) e Jorge Noda (ILEST/PB). O primeiro Encontro para a Consciência Cristã aconteceu no Museu Vivo da Ciência e Tecnologia. Hoje, o evento ocorre no Parque do Povo, maior praça de eventos da cidade e que também abriga o chamado “Maior São João do Mundo”, durante o mês de junho.

Nos seus primeiros anos, o Encontro para a Consciência Cristã não contava com uma representação legal para a sua realização, só em 2001, foi criada a VINACC – Visão Nacional para a Consciência Cristã, que, a partir de então, tem sido a responsável pela realização do encontro até hoje.

Ao longo desses 16 anos de história, completados em fevereiro de 2014, a Consciência Cristã tem sido um modelo para a igreja evangélica brasileira, no qual muitas pessoas são alcançadas pela Palavra de Deus e, através das inúmeras palestras e seminários oferecidos gratuitamente no evento, têm acesso a uma gama de conhecimentos importantes para o crescimento e fortalecimento espiritual do Corpo de Cristo.

Neste ano, na 16ª edição, o evento teve a importante presença de Paul Washer, um dos maiores pregadores cristãos da atualidade. Além de Washer, outros grandes nomes do estudo da fé cristã já participaram da Consciência Cristã. Nomes como Russell Shedd, Norman Geisler, Augustus Nicodemus, Hernandes Dias Lopes, Ronaldo Lidório, Heber Campos Jr., Jonas Madureira, Solano Portela, Franklin Ferreira, Mauro Meister, Adauto Lourenço, Paulo Cezar – líder do Grupo Logos-, Aurivan Marinho, entre outros.

A cada ano o evento tenta melhorar cada vez mais, seja na sua estrutura ou na escolha dos preletores. Para o próximo evento, 26 preletores estarão presentes na Consciência Cristã 2015, dentre os quais algumas novidades que nunca estiveram no encontro como: Josh McDowell, Justin Peters, Paulo Junior, Elias Medeiros, Messias Anacleto, Simone Quaresma, Orebe Quaresma, Fábio Veodato, Daniel Nunes e Calvino Rocha.

Serão preletores nacionais e internacionais, com uma grande bagagem de conteúdo, que farão preleções em plenárias noturnas e matutinas e em dezenas de eventos paralelos. A parte musical ficará a cargo do Grupo Logos, capitaneado pelo pastor Paulo Cezar.

No quesito estrutura, a 17ª Consciência Cristã terá a 3ª Feira do Livro da Consciência Cristã, a FELICC, que mais uma vez contará com algumas das maiores editoras evangélicas do país; e o Restaurante Maná, que será montado, pelo segundo ano seguido, na parte inferior do Parque do Povo.

Mais informações no site oficial do evento (www.conscienciacrista.org.br).

sábado, 27 de dezembro de 2014

Joia: A Semente que contamina o campo

Pr. Gomes Silva
Certa vez Jesus Cristo contou a parábola do joio e o trigo (Mateus 13:24-30), afirmando que o inimigo havia semeado o joio no meio da plantação de trigo e saiu. Então, vieram os discípulos e lhe perguntaram: “Queres, então, que o arranquemos”? (v. 29). A resposta do Senhor foi simples: “Deixai que ambos crescerem juntos até a colheita. Na época da colheita, direi aos que fazem a colheita: Ajuntai primeiro o joio e atai-o em feixes para queima-lo; o trigo, porém, recolhei-o no meu celeiro” (v. 30).
O estudioso Dennis Allan (www.estudosdabiblia.net) faz considerações importantes sobre o texto referido. Segundo ele, algumas pessoas ensinam que esta parábola fala sobre a igreja, mostrando que os pecadores convivem com os fiéis na igreja, aguardando o julgamento final de Deus. Mas tal interpretação, segundo ele, contradiz a palavra do Senhor.

E justifica dizendo que, “o próprio Jesus explicou a parábola, dizendo que "o campo é o mundo" (Mateus 13:38). No mundo, os servos dele convivem com os pecadores. Ele orou sobre os apóstolos: "Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal. Eles não são do mundo, como também eu não sou" (João 17:15-16). Embora os servos dele sejam santificados, não podem sair do mundo”.

sábado, 20 de dezembro de 2014

Jesus acalma as tempestades conjugais

Pr. Gomes Silva
A Bíblia mostra de Gênesis a Apocalipse, com especial destaque nas páginas do Novo Testamento, a grandeza e o poder de Jesus Cristo; sua morte na cruz para remissão de pecados e sua ressurreição três dias depois, proporcionando ao arrependido a rica oportunidade de viver uma eternidade na presença do Senhor. Claro que muitos não acreditam nas Escrituras enquanto que outros preferem conviver uma vida independente de qualquer interferência divina, mas isso é questão de livre arbítrio de quem ainda não compreendeu o objetivo da mensagem bíblica.

No entanto, uma passagem das Escrituras merece uma primorosa reflexão por cada leitor: Mateus 8:23-27. Ela mostra claramente Jesus Cristo acalmando as procelas em pleno meio do mar. Hoje, inúmeros temporais tem alcançado a individualidade de muitas pessoas, famílias, igrejas, escolas, porém existe uma alternativa: O Criador.

A referência bíblica citada acima apresenta Jesus Cristo embarcando num barco, juntamente com seus discípulos, e entrando no Mar da Galiléia cuja largura é imensa. Quando eles alcançam o meio, a tranqüilidade deu lugar à preocupação em função do temporal de vento e as ondas fortes que cobriam o barco. Menos para Jesus.


Continue lendo...