PARANÁ

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Polícia Federal: Silas Malafaia é alvo de condução coercitiva na Operação Timóteo


A Polícia Federal continua o árduo trabalho de identificar e punir culpados por corrupção (desvio de dinheiro público e lavagem de dinheiro e tantos outros). O Estadão – versão online -, noticiou na manhã desta sexta-feira (16/12), que a PF deflagrou a Operação Timóteo, com ações em 11 estados e Distrito Federal. O pastor Silas Malafaia, da Associação Vitória em Cristo e à Assembleia de Deus Vitória em Cristo, é alvo de condução coercitiva. Ele é apontado pela investigação como sendo um dos integrantes do esquema de corrupção em cobranças judiciais de royalties da exploração mineral no Brasil.

A investigação apura um esquema de corrupção em cobranças judiciais de royalties da exploração mineral (65% da chamada Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais – CFEM – tem como destino os municípios).

Diz o Estadão, que Malafaia é suspeito de apoiar a lavagem do dinheiro do esquema, que recebeu valores do principal escritório de advocacia investigado. A suspeita a ser esclarecida pelos policiais é que este líder religioso pode ter “emprestado” contas correntes de uma instituição religiosa sob sua influência com a intenção de ocultar a origem ilícita dos valores.

Segundo nota da PF, além das buscas, os 300 policiais federais envolvidos na ação também cumprem, por determinação da Justiça Federal, 29 conduções coercitivas, 4 mandados de prisão preventiva, 12 mandados de prisão temporária, seqüestro de 3 imóveis e bloqueio judicial de valores depositados que podem alcançar R$ 70 milhões.

O juiz Ricardo Augusto Soares Leite, da Justiça Federal de Brasília, determinou ainda que os municípios se abstenham de realizar quaisquer atos de contratação ou pagamento aos 3 escritórios de advocacia e consultoria sob investigação.

As ações da PF acontecem nas seguintes unidades da federação: BA, DF, GO, MT, MG, PA, PR, RJ, RS, SC, SE e TO.

O nome da operação é referência a uma passagem do livro Timóteo, integrante da Bíblia Cristã: 6:9 – “Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição.


Redação: Gomes Silva
Fonte: O Estadão - SP
Foto ilustrativa: Google Imagens