PARANÁ

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

INSTRUÇÕES DE JESUS PARA A LIDERANÇA

Texto: Mateus 28:20
Pr. Gomes Silva

Introdução
Depois de ressuscitar ao terceiro dia, claro, após a sua crucificação, Jesus Cristo apareceu aos seus discípulos no Monte da Galiléia e ali formatou a Grande Comissão, para dá continuidade ao ministério Dele aqui na terra.
Contudo, Cristo sabia que seus discípulos encontrariam muitas dificuldades para edificar o Reino Eterno no meio de um povo duro de coração, fechado para ouvir a verdade e perverso para com os seus seguidores, como aconteceu com Estevão (Atos 7). Já vislumbrando o futuro, Jesus passou todas as instruções de como a obra seria feita e, ao mesmo tempo, encorajou-os a não retroceder.
Só que naquele momento alguns o adoraram, porém houve dúvida na vida de outros ali presentes (versículo 17). Jesus, então, se levanta e diz: “Toda autoridade me foi dada no céu e na terra”. Em seguida, passou as instruções:

1. Jesus comissiona seus discípulos
Assim, a partir daquele instante, os seguidores de Jesus Cristo tinham a missão de alcançar as nações com a sua palavra = mensagem de salvação (v. 19).
Foram onze apóstolos que receberam essa instrução, já que Judas já não fazia mais parte do grupo após a sua morte. O que perguntam é razão pela qual não havia mulher na Grande Comissão. Porque essa missão é específica para aqueles onze homens enquanto as mulheres cumpririam outras atividades como a de servir. Além disso, em lugar algum está explícito o ministério pastoral feminino. Nem por Cristo e muito menos por seus discípulos.

2. Jesus orienta-os a fazerem a missão de forma correta (vs. 19-20)
a) Ide e fazei discípulos de todas as nações
Não há lugar especial para se pregar o evangelho. Em qualquer local pode-se propagar a mensagem de Salvação em Cristo Jesus, nosso único salvador (Atos 4:12).
Aqueles que ouvirem atentamente a pregação do evangelho, adquirirá fé para a salvação (Romanos 10:17) e entregará sua vida a Cristo (Salmos 37:5) e passará a ser filho de Deus (João 1:12), a ser uma nova criatura e a ter uma nova vida (2 Coríntios 5:17).

b) Fazei discípulos de todas as nações
A missão dos discípulos não era apenas pregar, mas fazer dos transformados pela Palavra mediante o trabalhar regenerador do Espírito Santo, verdadeiros seguidores do Rei Eterno. Esse trabalho foi árduo, porém os frutos foram muitos e ainda hoje os de melhor qualidade continua se reproduzindo por este mundo a fora.
Assim como os discípulos contemporâneos de Cristo enfrentaram diversos obstáculos para cumprir o seu IDE, os de hoje estão na mesma situação. E o grande problema está dentro da própria igreja. Pastores dedicam tempo no aprendizado, faz grandes esforços para instruir, educar e capacitar com a palavra de Deus (2 Timóteo 3:16-17), porém somente uma minoria (a “mínima da mínima”) ainda consegue encontra um tempinho (e tem que ser logo) para ir a uma escola bíblica. E muitos querem ser consagrados sem a devida instrução, contrariando a instrução de Paulo ao jovem Timóteo (2 Tm 2:1-2).

c) Os salvos em Cristo devem ser batizados em nome da Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo (v. 19)
Todas as pessoas que entregam suas vidas a Jesus, O Cristo Redentor, e confia Nele (Salmo 37:5), precisa passar pelo batismo nas águas. Esse batismo serve apenas como um testemunho público, quando o batizando estará dizendo para o mundo e para Satanás, que é vencedor em Cristo Jesus (Romanos 8:1-2). Ele é diferente do batismo realizado por Jesus Cristo, com a marca do Espírito Santo e do fogo (Mateus 3:11). Esse é o que salva (Marcos 16:15-16).
Mas, para ser batizado, o novo convertido deve ser instruído primeiramente pela palavra de Deus através do discipulado sistemático (Mateus 28:20). Infelizmente, em muitas comunidades, uma pessoa entrega-se a Cristo num domingo e no outro já está cantando, pregando e até assumindo liderança sem nunca ter passado pelo discipulado sistemático. Ou seja, não há um cuidado ou responsabilidade por parte da liderança no cuidado a essa ovelha. Ensinar é uma das prerrogativas para todo aquele que pensa em ser um obreiro operoso na Casa do Senhor.

d) Por que o discipulado é obrigatório?
Porque ele é mandamento de Jesus Cristo: “ensinando-lhes a obedecer a todas as coisas que vos ordenei” (versão Almeida Século 21).
Com essa ordem, os discípulos deveriam ensinar os convertidos a obedecer a todas as coisas que Cristo havia ordenado. Pedro dá ênfase a essa ordem do Senhor quando diz: “Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (...)” (2 Pedro 3:18a).
E como é que uma pessoa vai crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo? Conhecendo a Palavra de Deus na qual está edificada a casa do homem prudente (Mateus 7:24-25).

3. Jesus promete segurança aos seus servos
Ao instituir a Grande Comissão, o Senhor Jesus sabia, de antemão, que os discípulos encontrariam inúmeras circunstâncias doloridas e traumáticas por conta da rejeição e perseguição advindas daqueles cujos corações estariam longe da presença Dele.
Então, Cristo os tranqüilizou dizendo: “Estou convosco todos os dias, até a consumação dos tempos” (Mateus 28:20b). Que promessa maravilhosa!
Através do apóstolo João (16:33), Jesus Cristo vai mais além quando diz: “Eu vos tenho dito essas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo tereis tribulações (aflição, dor, tristeza, angústia e tantas outras coisas, acréscimo meu), mas não vos desanimeis! (tende bom ânimo, em outras versões). Eu venci o mundo” (versão Almeida Século 21).
Então, querida liderança, suporte as aflições e as agruras do dia a dia, sabendo que maior é Aquele que está contigo do que aquele que vive se levantando contra seu trabalhar, utilizando como seta até mesmo alguém que esteja ao teu lado no Ministério. Saiba que a tua prestação de conta será feita a Deus, o mesmo que te chamou, comissionou e capacitou para a grande missão de pregar e cuidar das ovelhas Dele. Por isso, “sede firme e constante, sempre atuante na Obra do Senhor, sabendo que nele o vosso trabalho não é inútil” (1 Coríntios 15:58).

Conclusão
Desta forma, podemos afirmar que Jesus Cristo jamais abandonou o homem. O homem é que, por causa de seus próprios desejos, decide não entregar-se ao Senhor ou, muitos que, depois de um tempo servindo ao Reino de Deus, resolvem desertar-se para outros caminhos cujo final está longe da presença do “Grande-Eu-Sou”.
Por isso, Cristo instruiu seus apóstolos da Grande Comissão afirmando que estaria com os eles (hoje, pregadores do evangelho), até os fins da terra.
Essa promessa de Jesus é como se estivesse dizendo hoje ao líder cristão: Você não pode desanimar diante dos obstáculos, pois estou vendo o seu sofrimento diante das injustiças, muitas das vezes, praticadas contra ti dentro de sua própria comunidade. Mantenha-se firme e cumprindo o que determinou o Senhor em seu inspirado evangelho o qual “é útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para instruir na justiça; a fim de que homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” – 2 Timóteo 3:16.