PARANÁ

quinta-feira, 27 de março de 2014

O que está acontecendo à igreja evangélica?

Pr. Gomes Silva


O Brasil é um país rico. Todos nós sabemos disso. Contudo, a má distribuição de renda, o afrouxamento moral, a falta de segurança, os escândalos na administração pública e as pizzas mantidas no Congresso Nacional deixam o país numa situação vexatória, principalmente quando outras nações lhe olham às vésperas de grandes eventos esportivos, reunindo atletas de todos os continentes. Os pressentimentos negativos têm suas justificativas. Uma delas são as “mortificinas” noticiadas constantemente pela chamada grande Imprensa Brasileira. Isso preocupa o mundo.

Mas tudo isto está inserido nas Escrituras. No livro de Oséias, no Antigo Testamento, capítulo 4, versículos de 1 a 2, diz: “Ouvi a palavra do Senhor, vós, filhos de Israel; pois o Senhor tem uma contenda com os habitantes da terra; porque na terra não há verdade, nem benignidade, nem conhecimento de Deus. Só prevalecem o perjurar, o mentir, o matar, o furtar, e o adulterar; há violências e homicídios sobre homicídios”.

Mas, apesar de propagar seu afastamento desse mundo tirano que se opõe a Deus e a sua palavra, a igreja (ekklesia) evangélica, a brasileira, também enfrenta uma crise sem precedência, sobretudo no aspecto teológico-administrativo. Essa conjuntura é inegável. O evangelho deixou de ser exercitado na sua essência para dá lugar a uma mensagem sem vida e regulada pelo “tudo pode”, pelo “não-pode-mexer”, pelo “faz-de-conta”, por um culto gospel gripado (sem expressão espiritual). O problema é tão sério que uma das frases mais ouvidas em algumas comunidades evangélicas descompromissadas com a verdade sobre o Reino de Deus, é: “tudo é relativo”.