PARANÁ

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

A orquestra do amanhecer dá o seu exemplo

Pr. Gomes Silva

O normal do homem, dentro da atual cultura capitalista, é despertar no amanhecer o dia pensando e agindo para alcançar seus objetivos egoístas em sua maioria. Ele antecipa, de forma mental, o que acontecerá até voltar a declinar cabeça: Corre-corre, trabalho árduo, dificuldades outras etc.

Com os pássaros não é assim. Eles acordam cedo para formarem a orquestra natural, tocando e cantando as mais lindas melodias para reverenciar a chegada de mais um amanhecer.

Como é bonito ouvir essa orquestra, composta por esses artistas mirins com alegria, disposição, unidade e elegância, abrilhantam o nosso levantar.

Aliado aos pássaros, não por inveja, mas por pura providência divina, o galo dá um toque especial a essa sinfonia, despertando-nos para um novo dia com seu cantar. Isso até incomoda a alguns, já que a idéia é permanecer na cama por mais tempo. Mas extremamente importante para o homem do campo que levanta-se mais cedo.

Interessante é que esses “profissionais” não estão preocupados com o salário que vão receber nem com a roupa que vestirão, claro, muito menos com a comida. A preocupação inicial é cumprir sua missão: reverenciar a natureza, uma criação divina.

Se comparados ao homem, diríamos que os pássaros e o galo (embora existam outros bichos que reverenciam a natureza) vivem o que Deus determinou ao ser humano: “Buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas as coisas vos serão acrescentadas”. E o Senhor tem honrado essa galera que nunca foi a uma escola aprender a cantar.

O exemplo acima serve pra você, querido internauta. Ponha em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas (Mateus 6:25-33).