PARANÁ

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Hélio Costa defende exigência de diploma de jornalista

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, defendeu nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro, que o Congresso Nacional elabore uma lei que contemple a exigência da formação acadêmica para o exercício da atividade jornalística. O fim da obrigatoriedade do diploma para a profissão de jornalista foi aprovado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira, 17 de junho.

“Fiquei muito triste porque sou um defensor do diploma de jornalista. Acho que um deputado ou um senador poderia enviar um projeto de lei para ser apreciado pelo Congresso”, disse Hélio Costa.

O ministro ainda acrescentou que jornalista mexe com assuntos tão sensíveis que pode ser comparado com aquelas profissões em que é imperiosa a necessidade do diploma.

Por oito votos a um, o Plenário do Supremo Tribunal Federal derrubou a exigência de diploma para o exercício da profissão de jornalista. O julgamento se deu em Recurso Extraordinário interposto pelo Ministério Público Federal e pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo contra decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, que afirmou a necessidade do diploma, contrariando uma decisão da primeira instância numa ação civil pública.

Fonte: Rede de Noticias