PARANÁ

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Por que muitos líderes fracassam?

Pr. Gomes Silva

Certa vez participando de uma Fermata – encontro de pastores e esposas em determinado local aconchegante e com direito a palestras e outras coisitas mais -, e uma das perguntas era: Por que muitos líderes começam bem e terminam tão mal?
Meditando, agora, sobre essa pergunta cheguei a várias conclusões. Seis delas estão escritas a seguir:

1. SABE TUDO - Muitos, após serem consagrados para o santo ministério, acham que já sabem demais a ponto de não aceitar a opinião de ninguém;

2. OS INTOCÁVEIS - Eles acreditam que, pelo fato de ser pastor (líder), tudo que fizer terá a aprovação de Deus, e vai fazendo um monte de besteiras. E ninguém pode falar nada. Se isto acontecer, diz logo que o povo está se levantando contra um ungido de Deus;

3. AUTORITARISMO
- Já vi casos em que o líder assumiu uma igreja, mas pensava que as ovelhas eram suas e que tinham total domínio sobre elas. Se elas não fizessem o que ele determinava, logo as chamava de ovelhas desobedientes. E pagou um alto preço;

4. ESTRELISMO - Muito se acham estrelas. Querem que as ovelhas vivam em função deles. Mas fazer o papel de pastor-líder, fica para outra oportunidade. Visitar uma ovelha caída, doente, fraca ou triste, nada disso. Se ela quiser, que venha a mim.

5. “TODO-PODEROSO” – Existem aqueles que alardeiam a sua sabedoria por onde passam. Desvalorizar outros e menosprezar os pequeninos fazem parte do seu cardápio diário. Só eles sabem fazer as coisas; os demais são considerados um bocado de babacas.

6. MEDO
– Mas em tudo isto, pude ver, ao longo desses últimos dez anos, período em que tenho estudado o papel da liderança (embora não seja perfeito), que muitos que se mostram conhecedores, que menosprezam outros, que são autoritários, não valorizam o ser humano, “cortam” as pernas de ovelhas que estão crescendo, lá no fundo da alma, esse líder tem medo de perder sua posição e sua autoridade, e terminam frustrados.
Termino essa reflexão deixando alguns textos bíblicos para serem lidos e colocados em prática por cada líder, chamado por Deus:

Disse Jesus a Pedro: “Apascenta as Minhas ovelhas.” (Jo. 21: 15, 16, 17).

Agora leia o livro de Ezequiel, capítulo 34. Ele mostra o Senhor como um pastor preocupado com seu rebanho na mão de pastores que não cuidavam bem do rebanho. Nesse capítulo Ele diz como iria pastorear o rebanho. Algo que deve ser notado é que o Senhor se refere ao rebanho como seu 14 vezes. Isso deve ser visto não como força de expressão, mas como uma afirmação de Deus de que o rebanho não pertence aos pastores, mas ao Senhor, portanto a forma de cuidar deve ser de acordo com a forma de Deus cuidar. O capitulo pode ser dividido em três partes básicas: 1 - do versículo 1 até o 10 - Juízo contra os maus pastores 2 - do versículo 11 até o 16 - O pastoreamento do verdadeiro pastor 3 - do 17 até o 31 - juízo e promessas. Na primeira parte ele fala contra os pastores que degolavam o cevado, vestiam-se da lã, comiam a gordura, mas não apascentavam as ovelhas.

________________
Gomes Silva é pastor e jornalista

Comente: pr.gomessilva@gmail.com