PARANÁ

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Fim do diploma para jornalista é uma vergonha

Ao passar, hoje, pela Praça da Bandeira, centro de Campina Grande, ouvi um manifesto e de longe fiquei estarrecido com o que falava o locutor e me aproximei para me inteirar do que realmente estava acontecendo. Eram jornalistas que protestavam contra a possível decisão do Supremo Tribunal Federal de extinguir a exigência do diploma superior para o exercício do jornalismo.

Como jornalista que sou fico triste em tomar conhecimento dessa possibilidade. Afinal, como ficarão os cursos de jornalismo que existem em todo o País?

Além disso, fico imaginando um grande número de pessoas que nunca foram a uma Faculdade de Jornalismo ocupando lugares para os quais elas não foram preparadas. Tomando o lugar que seria para quem passou quatro (ou mais) anos estudando para ser um profissional da Imprensa.

Essa é uma questão que interessa a todos os profissionais da comunicação social em nosso País. E conclamamos a todos a lutarem pelos direito da classe. Para que a exigência do diploma superior para jornalistas não seja esquecida e os diplomas não sejam jogados no lixo da esculhambação nem no descaso de um governo que veio para desmoralizar muitas classes sociais com uma visão neoliberal fajuta, colocando em xeque a organização dos jornalistas.

A hora é de manifestação de todos os sindicatos de jornalistas do País. E seus associados não podem cruzar os braços. Vamos lutar contra essa imoralidade.