PARANÁ

terça-feira, 3 de junho de 2008

Deus se revela ao homem através de sua Palavra

Pr. Gomes Silva

As coisas espirituais, divinas e eternas não são uma abstração nem se prendem a momentos, lugares e pessoas. É o que dizem J. E. Lourenço e S. V. Lima no livreto “Uma Janela Para o Eterno” (5ª Edição – fevereiro de 2000, pela IBCB Editora de Brasília).

Nossa realidade física, dizem eles, é um mero derivativo desse universo extraordinário, o que não impede, entretanto, que o terreno e o passageiro envolvam nossa mente de forma muito mais intensa, através dos cinco sentidos cujo manejo estamos afeitos desde o instante em que nascemos.

O mesmo não é, infelizmente, válido quanto às questões espirituais, mesmo que estejam continuamente em torno de nós, em que mundo ocupado por batalhas e desafios, mas principalmente, pela glória de Deus e pela alegria no Espírito Santo – Romanos 14:17.

Para que tal situação seja modificada é indispensável que sejam abertos nossos “olhos espirituais” para que, contemplando o Reino de Deus, possamos superar as asperezas de um ambiente material de desilusão, desvendando outro, perfeito e glorioso.

Lembram ainda a experiência narrada em 2º Reis 6:14-17, onde o servo de Eliseu pôde contemplar um exército de carros de fogo enviado por Deus e capaz de eliminar a grande ameaça representada pelos milhares de inimigos físicos que cercavam a cidade.

Essa forte pressão exercida sobre nós por esse enfoque voltado para o imediato e para aquilo que podemos “sentir” exige que uma “janela” seja aberta para o eterno.

Concordo plenamente com Lourenço e S. V. Lima. E vou mais além. Graças a Deus essa “janela” existe e o seu nome é a Bíblia Sagrada, podendo ser aberta mais e mais e dia após dia, durante toda a nossa existência.

A Palavra de Deus é, acima de tudo, uma bússola para quem está sem direção; um manual de vida para quem não tem vida – 2 Timóteo 3:16 (... é inspirada por Deus e útil para ensinar, para repreender, para corregir e para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus (grifo nosso) seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra).

É por isso que o homem de Deus não pode separar-se da mensagem divina, contida nos 66 livros das Escrituras Sagradas. Através dela o Senhor se dá a conhecer aos homens. Isto se chama revelação divina. Deus fala com o homem que está sob a sua direção quando este ler a sua palavra, através da qual começa a entender e a obedecer às orientações dela para a sua vida particular e sua participação na igreja da qual faz parte.

Agora é preciso esse homem de Deus ter consciência de uma coisa: A Bíblia existe para ser lida. E não apenas uma vez por semana, mas todos os dias, pois ela é o alimento espiritual que cada um precisa para manter-se bem e fortalecido nos caminhos do Senhor. É impossível - na minha modesta opinião, baseada na experiência de meus quase dez anos de pastoreio -, alguém permanecer vivo espiritualmente, se não viver lendo e meditando as Boas Novas de Salvação.

Da mesma forma como precisa ler a Bíblia para estar bem alimentado espiritualmente, o homem de Deus precisa estar preparado para manusear bem a mensagem da cruz – que transforma o homem e o leva à salvação eterna, conforme exige Paulo de Timóteo em sua segunda carta, capítulo 2, versículo 15: “Procura apresentar-te a deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”.

O problema de muitos homens de Deus é que eles lêem a Bíblia para os outros e não para si. Ou seja, usam a Palavra de Deus para aplica-la à vida de outras pessoas, esquecendo-se de que a mensagem de Senhor precisa ser aplicada primeiro à vida de quem a conhece.

Que a palavra de Deus continue sendo lâmpadas para os pés e luz para o caminho de todos aqueles que abraçaram a fé em Cristo e vivem pregando o evangelho entre os quais me incluo.

___________________________
Pastor Gomes Silva é jornalista profissional (DRT/PB nº 1.048) e Diretor de Comunicação da Visão Nacional Para a Consciência Cristã – VINACC, e palestrante nas áreas da família, juventude, ministério pastoral, missiologia e vida cristã. Contato: pr.gomessilva@gmail.com