PARANÁ

domingo, 14 de junho de 2015

Família: fazei tudo para a glória de Deus!

Pr. Gomes Silva

No momento em que o Mundo dá as costas para o Senhor que o fez (leia-se povos), fazer tudo para a glória de Deus parece sui generis para alguns. O apóstolo Paulo não enxergou dessa forma, razão pela qual ele escreveu com muita propriedade: "Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus" (1Co 10.31).

Tudo, sim, inclusive a família, os filhos, o trabalho etc. Contudo, precisamos entender que tudo vem de Deus e para o Senhor devemos viver em sociedade cuja base é a família. Mas, como foi a instituição da unidade familiar? E qual será o seu futuro? Vejamos
I. COMO SE DÁ A FORMAÇÃO DE UMA NOVA FAMILIA?
Em qualquer cultura ao redor do planeta, encontraremos uma cerimônia especial de casamento e esta cerimônia sempre mostra dois princípios:
1. SEPARAÇÃO
a) Homem e mulher devem deixar a sua casa paterna e formar uma nova unidade familiar;
b) Não existe casamento sem a separação do casal dos seus lares paternos;
c) O ato físico de saída do lar é importantíssimo, pois quebra o vínculo de dependência e forma uma nova célula familiar independente;
d) De acordo com a Bíblia, enquanto solteiros, estão sob a responsabilidade e disciplina de seus pais, mas no momento em que dizem “sim”, esta responsabilidade e disciplina tornam-se mútuas, pois eles formaram uma nova família;
e) Muitas pessoas têm passado por problemas e dificuldades no casamento por não entenderem e praticarem o princípio da separação.
2. RESPEITO
a) A nova unidade familiar merece o respeito de seus pais e de toda a sociedade;
b) Ninguém pode interferir no casamento.
c) Homem e mulher que formam uma nova unidade familiar são responsáveis por sua própria vida e manutenção;
d) Os pais devem entender esse princípio e respeitar a nova família, deixando que ela viva da forma que decidiu;
e) Se por acaso, os dois enfrentarem alguma dificuldade difícil de resolver no casamento e pedirem ajuda, os pais devem estender as mãos, porém nunca interferindo no relacionamento e interdependência de marido e mulher.
Agora, os casais precisam conhecer algumas atitudes que evidenciam o amor, coroa do relacionamento e da obediência ao Senhor. Eis algumas, segundo o estudioso Jaime Kemp (Estudo: O Amor é Lindo! In.: Devocionais para Casais – Editora Hagnos. São Paulo - 2010. P. 174).
1. Compromisso - Amar é comprometer-se com a outra pessoa até que a morte os separe.
2. Amizade - Infelizmente, muitos casais esquecem que a amizade deve cultivada como uma planta.
3. Respeito - O que é respeitar o cônjuge? É valorizá-lo e não se sentir ameaçado por ele. Significa, também, fazer exigências inflexíveis, não intimidar, dar espaço para ele se expressar, até mesmo errar; é saber tolerar suas fraquezas.
4. Misericórdia - Ela deve ser demonstrada especialmente quando o cônjuge está enfrentando algum problema. Em assim sendo, os casais devem ter disposição para perdoar.
5. Aceitação mútua - Aprender a superar as falhas, os comportamentos irritantes e idiossincrasias.
6. Silêncio intencional – Silenciar as críticas destrutivas, substituindo-as por palavras e atitudes tolerantes. Nunca é demais utilizar-se de palavras que alegrem o coração do seu cônjuge.
II. SEXO É PARA O CASAMENTO - GN 2:24
Esse versículo também fala sobre o relacionamento sexual. O texto diz: ... e se unirá a sua mulher.
Aqui se refere à união sexual. De acordo com o pastor Edison Queiroz (In.: 40 dias de Jejum e Oração em favor da família - 2010), "os dois deixam a casa de seus pais e agora, dentro desta nova unidade familiar, sob a bênção de seus pais, da igreja e o testemunho da sociedade, tem a união legítima dos corpos”.
Deus preparou a relação sexual para o casamento. Por isso, a Bíblia é contra sua prática fora do casamento.
Aliás, Deus criou o sexo para duas finalidades:
1. DEMONSTRAÇÃO FÍSICA DO AMOR
Ainda de acordo com Edison Queiroz, o relacionamento sexual é a demonstração física de que os dois se amam e são parte um do outro.
a) Mas não se pode esquecer que o Diabo é especialista em deturpar as coisas de Deus criou e, nesta área, infelizmente, muitos não se dão conta dos problemas graves que surgem de uma relação sexual ilícita.
b) Lembra aquele estudioso, que vivemos numa sociedade em que a libertinagem tem tomado conta de diversos segmentos. A TV está mostrando práticas sexuais contrárias à Palavra de Deus e muitos estão aceitando: a homossexualidade (Homem com homem, mulher com mulher), traição dentro do casamento, o que é pecado, conforme Romanos 1:18-32.
c) Atualmente, as relações sexuais praticadas longe do casamento são praticadas e aceitas com muita naturalidade, mas a Bíblia afirma claramente que isto é pecado e traz suas consequências.
d) O relacionamento sexual fora do casamento produz culpa, traumas, deixa marcas, e muitos outros problemas que somente Jesus Cristo pode solucionar (Mateus 11:28-30).
Todavia, a relação sexual legítima, conforme Queiroz, deve ser com amor verdadeiro, dentro do casamento, e não por prazer egoísta e momentânea fora dele.
2. PROCRIAÇÃO
Um dos resultados da relação sexual é a gravidez, que é uma bênção de Deus. A própria Bíblia diz em Salmos 127:3 – “Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que Ele dá”.
a) O nascimento dos filhos também é uma confirmação da aprovação divina de uma nova unidade familiar. Essa é a forma como Deus mantém a vida humana em sociedade.
b) A criança que nasceu logo formará também sua unidade familiar. Assim, o ser humano cumpre o mandamento de Deus de se multiplicar e encher a terra, conforme está escrito em Gênesis 1:28.
III. O CASAMENTO É INDISSOLÚVEL
“Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá a sua mulher, e eles se tornarão uma só carne” Gênesis 2:24.
  vimos os dois primeiros princípios desse texto: Separação e União sexual. O terceiro princípio é que o casamento é indissolúvel (Que não pode ser dissolvido, dividido, desmanchado. Sempre será aquilo. Não vai se separar). E o texto diz: “e eles se tornarão uma só carne”.
O casamento é um compromisso sério, para a vida toda. E o próprio Jesus Cristo, que é contra o divórcio (Mateus 19:3-9), fala de três situações a respeito do divórcio.
a) O QUE DEUS UNIU, NINGUÉM O SEPARE
1. Na união sexual, o homem e a mulher formam uma só carne, e ninguém poderá separá-los.
2. Vivemos numa época em que o divórcio é tão simples que pode ser feito pela internet.
3. A nossa sociedade aceita essa prática de uma forma tão natural, que muitos já se casam sem compromisso, porque sabem que se houver qualquer dificuldade, simplesmente quebram sua palavra e pratica o divórcio.
b) NO PRINCÍPIO NÃO FOI ASSIM
No texto citado, Jesus está explicando que o plano original de Deus é o casamento para toda a vida, por algumas razões:
1. A entrada do pecado no mundo, mais precisamente no Jardim do Éden, e com ele a quebra dos valores fundamentais para a vida em sociedade, é a razão dos conflitos nos casamentos que provocam o divórcio.
2. A família tem sido atacada pela mídia, que veicula programas em que a desonestidade e a infidelidade parecem virtudes, e onde o divórcio, a mentira, a desobediência e rebeldia são aceitáveis, modernos e vantajosos.
Mas uma coisa posso garantir pela Palavra de Deus: A verdadeira felicidade acontece quando você é honesto, fiel, amoroso e cumpre suas promessas feitas ao seu cônjuge em três momentos: Quando declara amor por ela e diz que ela é menina mais linda do mundo; quando a pede em noivado/casamento e quando está à frente do oficiante do matrimônio e das testemunhas.
Quando o apóstolo Paulo diz que devemos fazer tudo para a glória de Deus, ele está dizendo “tudo”. Além do comer e beber, devemos fazer tudo para glorificar o nosso Senhor também no namoro, noivado, casamento, vida profissional e vida espiritual, pois, como sabemos o fim principal do homem é glorificar a Deus e gozá-lo para sempre (1Co 10.31; Sl 73.24-26; Jo 17.22,24).
Então, jovens, formem uma família e vivam felizes, porém reconhecendo que Deus instituiu a família para viver para sempre. Todavia, cuidem-se para não cair na tentação do sexo ilícito, uma vez que o Senhor deixou a relação sexual para ser vivida dentro do relacionamento conjugal com o propósito de demonstrar amor fisicamente e a procriação como forma de multiplicar e encher a terra - Gênesis 1:28.

terça-feira, 12 de maio de 2015

ALUNOS DE ESCOLA DE ALHANDRA RECEBEM A VISITA DA EQUIPE DO PSE

O projeto, que tem o objetivo de levar atendimento médico e ações preventivas aos alunos das escolas de Alhandra, acontece durante todo o ano letivo

A Secretaria de Saúde de Alhando vem realizando diversas ações de saúde nas instituições de ensino daquele Município, a exemplo do que aconteceu na manhã desta terça-feira, quando as secretarias da Educação e da Saúde abriram as atividades do Programa Saúde na Escola – PSE, na Escola Zélia Correia do Ó.


O projeto, lançado no município em 2014, atende todas as instituições de ensino municipais e estaduais de toda a região de Alhandra. As ações iniciaram no dia 28 de abril e se estenderão durante todo o ano letivo de 2015.

Hoje, na Escola Zélia Correia do Ó, as atividades aconteceram durante todo o dia e contou com a participação os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com idade entre 6 e 14 anos. No encontro, os estudantes aprenderam sobre alimentação saudável, cuidados com o corpo e saúde, e ações preventivas contra o mosquito da dengue. Uma mesa de frutas foi montada para a degustação e explicação sobre a importância do consumo de comidas saudáveis.

 Os alunos ainda aprenderam sobre escovação dentária e os cuidados com a cárie, além de participarem da pesagem e medição para a realização do levantamento sobre o desenvolvimento corporal.
Em conformidade com a coordenadora do PSE da Secretaria de Educação, Irenice da Silva Amaral, as atividades ainda proporcionaram diversos outros atendimentos.


- Os alunos realizam exame de vista (oftalmológica), restauração dentária e atendimento médico. Alguns casos foram encaminhados para as especialidades, conforme as necessidades. Em síntese, estamos muito felizes com os resultados dessas ações que estamos realizando em Alhandra -, finalizou aquela coordenadora.

domingo, 3 de maio de 2015

VOCÊ NÃO TEM OUTRA ESCOLHA!!!

Gomes Silva

Por menor observador do que vem acontecendo na história da humanidade que você seja, certamente já notou que o mundo passa por um momento drástico na educação, saúde, segurança sem falar na proliferação da roubalheira, malversação do dinheiro público e falta de sensibilidade para com as carências dos mais humildes.

O pior no meio de tudo isto é que falta temor a Deus. A maioria da população não busca o Senhor e ainda rejeita a sua mensagem a qual é a regra de fé e prática para seus servos. Ademais, muitos criticam evangelistas, maltratam pregadores, caluniam cristãos, discriminam os que andam corretamente e negam direitos aos que os tem.

E na medida em que essas pessoas rejeitam a palavra de Deus, vão se afundando cada vez mais no pecado: ingratidão, mentira, ciúme, estupro, difamação, paixão infame, viver contrário à natureza, iniqüidade, prostituição, maldição, efeminação, insultos, amor ao dinheiro, arrogância, adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, traição, soberba e adorar e servir mais às criaturas do que ao Criador. Com estes e outros pecados, você não entrará no céu, isto porque em Apocalipse 21:27 está escrito: “Nela (Jerusalém celestial) jamais entrará algo impuro, nem ninguém que pratique o que é vergonhoso ou enganoso, mas unicamente aqueles cujos nomes estão escritos no livro da vida do Cordeiro”.

Você pode dizer: Não tenho pecado. A Bíblia diz que você já pecou, pois “todos pecaram e destituídos estão da Glória de Deus” (Romanos 3:23) e que o salário do pecado é a Morte (...) – Romanos 6:23. E na primeira carta de João, está escrito: “Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. Se dissermos que não temos cometido pecado, nós o tornamos mentiroso, e sua palavra não está em nós” – 1 João 1:8-10.

Você quer ser perdoado e purificado de seus pecados? Claro que queres. Agora, só existe uma alternativa para que isto aconteça: Arrependa-se de seus pecados, entregue sua vida a Jesus Cristo e passe a depender Dele, pois a palavra de Deus é útil para ensinar, repreender, corrigir e instruir o homem que anda na presença do Altíssimo (2 Timóteo 3:16). Tu serás transformado e ganhará uma vida nova (2 Coríntios 5:17)

Jesus é a única alternativa para você escapar  eternamente no inferno.

Se você aceitou Cristo como seu salvador após essa leitura, faça essa oração:

Meu Senhor e Salvador Jesus Cristo. Diante da tua face eu me ponho em oração, através da qual peço perdão por todos os meus pecados e, a partir de hoje, a vida que tenho não é minha, é tua, Senhor. Faça-me conforme a tua vontade para que eu viva o resto de meus dias aqui na terra de forma consciente de que só o Senhor tem vida eterna pra mim.
Obrigado, por me perdoar e me aceitar como humilde servo do Senhor.

_____________________________________
Se você fez essa oração de entrega, mande-me dizer que te instruirei na escolha de uma igreja para cultuar o Senhor.


sábado, 18 de abril de 2015

AD-AG se prepara para o 29º Congresso da Mocidade

A Igreja Assembléia de Deus em Alagoa Grande vive os últimos preparativos visando ao 29º Congresso da Mocidade (COMADAG), que acontecerá no período de 24 a 26 de abril, com o tema: “Santificai-vos, Porque Amanhã o Senhor Fará Maravilhas no Meio de Vós” – Josué 3:5.

De acordo com a programação elaborada pelo pastor Heronides José da Silva, juntamente com o presidente da Mocidade, evangelista Fábio Marques de Sousa, a abertura será na próxima sexta-feira com a presença de igrejas da cidade e da região e apresentações de vários grupos locais.

A festa prossegue no sábado, tendo como pregador o pastor Carlos de Oliveira, do Estado de São Paulo. Duas atrações musicais estão confirmadas: Banda IDE, de Pernambuco, e a cantora Sandra, da cidade de Mari-PB.

O encerramento do 29º Congresso da Mocidade da Assembleia de Deus acontecerá no domingo, 26, com três programações nos três turnos: Manhã, tarde e noite. A Banda IDE e a cantora Sandra voltam a louvar ao Senhor. Dois pastores expositarão a mensagem do Evangelho: José Carlos de Lima, presidente da Convenção Estadual da AD, e Carlos de Oliveira, de São Paulo, encerrando o conclave cristão.

O presidente da Mocidade, Fábio Marques, informou a reportagem, que foram convidadas diversas igrejas Assembleia de Deus da região polarizada por Alagoa Grande, bem como outras denominações com atuação na cidade, a exemplo da CEPEA – Comunidade Evangélica Pentecostal Expressão de Amor.

A Igreja Assembleia de Deus está situada à Rua 7 de Setembro, centro de Alagoa Grande.

sexta-feira, 10 de abril de 2015

A BADERNA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA


Gomes Silva
Jornalista

Mais um triste acontecimento é registrado na política da Paraíba. O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB/RJ) visitou João Pessoa nesta sexta-feira objetivando discutir dois importantes temas: A Reforma Política e o Pacto Federativo. Essas atividades integram o projeto "Câmara Itinerante”, que leva parlamentares a todas as regiões do país. Contudo, na Paraíba o parlamentar sequer foi à Tribuna, por conta das vaias que recebeu na ocasião.

Dois deputados estaduais estão sendo acusados de promover essa balbúrdia registrada na Casa de Epitácio Pessoa: Anísio Maia (PT) e Estela Bezerra (PSB), que levaram pessoas ligadas a movimentos sociais.

Estela disse à Imprensa da Capital que, o que foi proposto por ela foi um debate de ideias e que Eduardo Cunha recusou a presença dos manifestantes.

A pergunta que faço: Era necessária a presença de representantes desses movimentos numa sessão em que os deputados seriam ouvidos sobre a Reforma Política e o Pacto Federativo? Esse debate de idéias não era entre os deputados? Eles teriam, sim, todo direito de ouvir a sessão da parte destinada ao público.

Só que, pelo visto, os representantes do PT e PSB não poderiam debater esses assuntos sem os bagunceiros de plantão, muitos deles incentivados pelas benesses do poder? Esses deputados são incapazes de dialogarem sem briga, sem acusações, sem nervosismo, sem palhaçada? Inclusive com dilaceração do patrimônio público, como aconteceu na ALPB e objetos atirados contra Eduardo Cunha? (veja vídeo do Wscom.com.br)

Pessoas como esses dois deputados podem exigir educação de qualidade? Eles podem exigir respeito? Eles podem deprecar ética no parlamento? Nada disso. Os dois citados em matérias jornalísticas mostraram, assim, falta de educação no mesmo local de onde deveriam ser exemplos. Não, não! Eles mancharam este capítulo de nossa política estadual.

Estela garantiu que vai processar Eduardo Cunha por “injúria” em função de ter lhe acusado de “incentivar” o protesto ocorrido hoje na Assembleia Legislativa da Paraíba. Mas, se havia um prenúncio, através do presidente do PSB-JP, Ronaldo Barbosa Ferreira, conforme denúncia do deputado federal, Manuel Júnior, de que isto iria acontecer, e a proposta de Estela era, pelo visto, para os baderneiros participarem, fica claro que eles são os culpados, sim, por tudo que aconteceu na Assembleia Legislativa.

CONTRASENSO – I
O presidente da Executiva do PSB em João Pessoa, Ronaldo Barbosa, emitiu uma nota em solidariedade aos deputados Anísio Maia (PT) e Estela Bezerra (PSB). Até aí ele tem todo direito de defender os dois amigos depois dessa lambança toda.
Mas não me conformo com algumas justificativas de Ronaldo. Ele disse que as manifestações organizadas pelos movimentos sociais e sindicais são legítimas e demonstram as insatisfações destes segmentos contra Eduardo Cunha, que, de forma autoritária, se revela como defensor de práticas antidemocráticas e contrário aos interesses da maioria da população.  Que práticas antidemocráticas são essas e quem forma essa maioria da população a que o senhor se refere, Ronaldo? Que maioria é essa? Respostas para gomessilva13@hotmail.com

CONTRASENSO - II
Mais adiante ele diz: "Não se pode esquecer que os movimentos sindicais e sociais tem sua própria autonomia, conquistada na luta (concordo, acréscimo meu) e que não é este senhor Cunha que vai impedir as lutas destes movimentos".

Mas, Ronaldo, quer dizer que esses movimentos sindicais também conquistaram o direito de bagunçar quando não forem chamados à mesa?

O deputado sai de Brasília com a melhor das intenções para discutir assuntos que dizem respeito à política partidária e que são para o bem do País da roubalheira, das falcatruas etc e que serão votados – aprovados ou não -, nos parlamentos em Brasília, ou seja, em âmbito nacional. E esses representantes de movimentos sociais queriam o que sentados nas poltronas da AL naquela sessão? A Assembléia Legislativa convocou-os para discutirem o assunto? Só sei que foram de atrevidos. Aliás, atrevimento é o que não falta a muitos desses baderneiros.

Gente, vamos viver a democracia brasileira(?) sem praticar baderna. Respeitando o outro. Discuta o que é melhor para cada classe social sem agressão, calúnia e apedrejamento.