PARANÁ

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

A insegurança se alastra no Brasil

Pr. Gomes Silva

A insegurança mantém-se forte no Brasil. Ela não tem dado trégua às autoridades, que lutam desesperadamente para contê-la. Em qualquer lugar a história é a mesma: a cada dia aumenta a população “carcerária” dentro de seu próprio domicílio enquanto os “promotores” dessa miséria continuam à solta, sem nenhuma penitência.

Sou de um tempo que morar na Zona Rural era sinônimo de tranqüilidade. Hoje, boa parte dos noticiários é composta por matérias de roubo e assassinatos, deixando a população ruralista em pé de guerra com a bandidagem.

Por mais inteligentes que sejam, os homens não estão preparados para lidar com esse clima hostil no Brasil. Usam-se inúmeros equipamentos adquiridos com nossos impostos para termos segurança, mas ela só existe nos papeis utilizados em planejamentos pelos governantes. Junte-se a isto a falta de treinamento, confecção de novos fardamentos e bons salários de risco.

Liga-se a TV, o rádio ou lê-se um jornal e quase sempre começam as manchetes com o que é ruim: mortes e guerras, que estão ganhando espaço na Mídia e elevando o índice de violência no País.